O secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), Marco Aurélio Barcelos, e o diretor-geral do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DEER/MG), Fabrício Sampaio, estiveram nesta manhã em Sete Lagoas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A convite do deputado estadual Douglas Melo, os dois visitaram importantes obras que estão paralisadas no município, como o Anel Viário e o Hospital Regional.

Durante a visita, Barcelos destacou que o Anel Viário, antigo pleito da região, está na lista de priorização de obras, elaborada pela Setop. “Hoje, nós temos uma dificuldade de obter recursos para viabilização de obras importantes, como é o caso do Anel Viário, mas isso não nos permite cruzar os braços. Fizemos esta listagem de obras prioritárias, e tão logo tenhamos condições de irrigar nosso orçamento para que o investimento possa ser feito, essa é uma das obras que será contemplada”, disse o secretário em entrevista para a rádio local Musirama.

A rodovia MG-424 também foi assunto. “É inevitável buscarmos uma solução, e ela vai passar pela concessão. Hoje temos duas alternativas: ou seguimos com aquela concessão, cuja licitação já havia sido iniciada – há paralisações em razão de algumas ponderações do Tribunal de Contas do Estado, do Ministério Público – ou realizaremos nova concessão e tentaríamos contornar alguns destes apontamentos. Temos um grupo de trabalho dentro da Secretaria que está analisando, um a um, os apontamentos feitos pelos órgãos de controle. Até o final de maio, temos que ter uma decisão sobre isto”, afirmou. “Tanto o Anel Viário quanto a 424 não vão sair do nosso radar”, acrescentou.

Após a participação no programa O Povo no Rádio e da visita às obras do Anel Viário e do Hospital Regional, Barcelos e o diretor-geral do DEER/MG, Fabrício Sampaio, seguiram para um encontro com lideranças e empresários locais na Associação Comercial e Industrial (ACI) de Sete Lagoas, onde o secretário falou brevemente sobre as demandas locais e as perspectivas da Setop.

O deputado estadual Douglas Melo destacou a importância econômica de Sete Lagoas para Minas Gerais, já que o município é a oitava maior economia do estado. “Estamos prontos para um desenvolvimento ainda maior e isso depende diretamente deste olhar do Governo para as nossas estradas. Precisamos disso e acredito muito nessa desburocratização que o Governo do Estado vem promovendo”, finalizou.

O vice-presidente da ACI Sete Lagoas, Flávio Fonseca, agradeceu a visita dos representantes da Setop e do DEER/MG. “A presença de vocês aqui nos honra e nos dá esperança de que essas obras sejam concluídas, pois elas são bandeiras levantadas por todos da nossa cidade”, pontuou.

Hospital Regional

Em visita às obras do Hospital Regional de Sete Lagoas, o secretário Marco Aurélio Barcelos reafirmou que a Setop vai publicar, em breve, chamamento público para que parceiros privados possam apresentar ideias e soluções para todos os hospitais regionais do Estado. O objetivo é, a partir destas proposições, ter um modelo fechado em alguns meses para licitação e, assim, possibilitar a conclusão das obras e a operação das unidades.