Nesta terça-feira (7/5), o secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), Marco Aurélio Barcelos, participou, em Belo Horizonte, do XP Minas Gerais Day. O encontro tem como objetivo mostrar os atrativos de Minas Gerais para quem deseja instalar empresas e abrir negócios no estado.

Diante de dezenas de investidores, representantes de diferentes setores e estados brasileiros, Barcelos traçou um panorama da atuação da secretaria no que tange às concessões e parcerias na área de infraestrutura, especialmente em quatro grandes linhas: o programa de concessões de rodovias, o metrô de Belo Horizonte, o Arco Metropolitano Norte e a gestão dos Aeroportos no estado.

O secretário destacou que os projetos de infraestrutura precisam ser tratados de forma séria, realista e que Minas Gerais está preparada para um novo modelo de interface com o setor privado. “Não existem soluções fáceis para infraestrutura. E hoje estamos municiados dessa consciência. Nós vamos ter uma abordagem técnica, precisa, contundente. Eu posso lhes assegurar que todos os anúncios serão lastreados em projetos que vão parar de pé. E esse é o nosso desafio, alertar o mercado, a iniciativa privada, de que Minas é um novo lugar para alocação de recursos, de investimentos de longo prazo, de energias em projetos de infraestrutura”, enfatizou.

Além do secretário e dos investidores e empresários, também participaram do encontro o governador Romeu Zema, os secretários de Estado de Fazenda, Gustavo Barbosa; de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Vítor de Mendonça.