O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra) e do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem (DEER/MG), entregou nesta quarta-feira (30/10) os registros definitivos de propriedade para 368 famílias que foram reassentadas para as obras de requalificação do ribeirão Arrudas, na divisa entre Belo Horizonte e Contagem. Com a entrega das escrituras, os moradores – que já vivem nos imóveis desde 2010 – passam a ser legalmente donos dos apartamentos.

“Desde que tomamos conhecimento da longa espera por esses títulos, reunimos a equipe da Seinfra e concentramos esforços para solucionar a questão o mais rápido possível. Estamos muito felizes por, em dez meses de trabalho, colocarmos fim a uma espera de quase dez anos”, destacou o chefe de Gabinete da Seinfra, Pedro Calixto, que representou o secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, Marco Aurélio Barcelos, durante o mutirão de entrega dos documentos, realizado na Associação Programa Comunidade Viva.

Muitas dessas famílias viviam em condições precárias, às margens do ribeirão, sob os riscos de inundação e desmoronamento nos dias de fortes chuvas. A posse definitiva dos apartamentos de 2 e 3 quartos marca uma nova fase na vida dos moradores.

“É muita alegria. Sem esse documento a gente não podia resolver nada. A gente nunca esperava por isso. Agora eu posso fazer o que eu quiser, porque eu sou dona dele”, comemora a moradora Maria Auxiliadora Batista Duarte, de 51 anos.

A moradora Maria Auxiliadora Batista Duarte exibe o registro de imóvel

Valdinei Alves da Silva, 36 anos, também se encheu de satisfação ao falar da entrega do título do apartamento onde vive hoje com a esposa. “Finalmente a gente tem um lugar digno para poder morar. A gente morava em um ambiente que era de alto risco. Por vezes eu via o rio enchendo em época de cheia, levando casas e isso não era legal. Agora nos deu uma condição de viver de forma digna. Agora temos total condição de bater no peito e dizer: é meu. Daqui ninguém me tira”, conclui. Ouça o depoimento do Valdinei aqui.

Maria da Glória Elias da Cruz, de 59 anos, mora com o neto no apartamento. “Tem nove anos que estou esperando essa escritura. Graças a Deus agora o imóvel é meu. É uma grande vitória”. Ouça mais clicando aqui.

PAC Arrudas

O empreendimento PAC Arrudas teve suas principais obras concluídas em 2013. O objetivo era a redução do impacto das enchentes nas bacias do ribeirão Arrudas, na região oeste de Belo Horizonte.

As obras contemplaram a desocupação da faixa de preservação permanente do ribeirão Arrudas e de áreas de risco, com a remoção e reassentamento de famílias e a desapropriação de loteamentos inadequados. Além disso, foi realizada a reestruturação do sistema viário da região, por meio da implantação da Av. Tereza Cristina, interligando os trechos já existentes, com a respectiva articulação com o sistema viário do entorno.

A obra de requalificação urbana e ambiental do ribeirão Arrudas fez parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), e além do Governo do Estado de Minas Gerais, envolveu o Governo Federal, por meio do Ministério das Cidades e Caixa Econômica Federal, e os municípios de Contagem e Belo Horizonte.