As linhas do Sistema de Transporte Metropolitano que circulam por Belo Horizonte terão seus itinerários alterados durante o feriado de Carnaval. As mudanças, implementadas pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra), têm o objetivo de proporcionar conforto e segurança aos usuários, permitindo que os ônibus consigam trafegar, mesmo com as restrições no trânsito da capital devido aos eventos carnavalescos. 

“É importante que os usuários do Transporte Metropolitano fiquem atentos aos comunicados que serão afixados dentro dos ônibus, para entender como as mudanças vão impactar na sua rotina durante o feriado. Assim, todos poderão programar seus deslocamentos com antecedência”, ressalta o superintendente de Transporte Intermunicipal e Metropolitano da Seinfra, Eriênio Jaderson de Souza.

As alterações terão início às 04h do sábado (22/2), quando começa a concentração do bloco Então Brilha. Devido ao grande fluxo de pessoas, diversas ruas do hipercentro serão interditadas. Por este motivo, as estações Oiapoque, Espírito Santo, Tupinambás e Aarão Reis estarão fechadas até às 13h59. Até esse horário, algumas linhas também não vão acessar o Centro de Belo Horizonte e farão retorno nas Avenidas Cristiano Machado, Antônio Carlos e Pedro II.

A partir das 14h do sábado (22/2), as estações Oiapoque, Espírito Santo e Tupinambás serão reabertas e os ônibus passam a circular obedecendo desvios programados. Apenas a estação Aarão Reis ficará fechada durante todo o Carnaval, voltando a operar às 04h da quarta-feira de Cinzas (26/2).

Uma novidade para este ano é que a estação Bernardo Monteiro, localizada na região Hospitalar, funcionará durante todos os dias de Carnaval, ao contrário do que ocorreu no ano passado. Para que as linhas consigam chegar e sair da estação, será adotada uma rota alternativa, passando pelo bairro Floresta.

(Confira todas as alterações e desvios ao final da matéria)

Atendimento
Durante todos os dias de Carnaval, equipes de “Posso ajudar?” estarão posicionadas para oferecer informação aos usuários nas praças da Estação, Sete, Raul Soares, da Savassi, Hugo Werneck e, ainda, no cruzamento das avenidas Afonso Pena e Brasil.
Além disso, o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros Metropolitano (Sintram) vai espalhar cartazes informativos pelas estações e dentro dos ônibus, informando sobre as alterações de cada linha. Se mesmo assim persistirem dúvidas, os usuários poderão ligar para o telefone (31) 3516-6000 durante o feriado, das 7h às 19h.

Outra alternativa para se informar sobre as alterações é utilizar o aplicativo Ótimo, disponível para iOs e Android. As informações sobre o transporte metropolitano também estarão atualizadas de acordo com a logística especial. Os usuários podem, inclusive, acionar notificações específicas sobre o Carnaval, nas configurações do aplicativo.

Recarga
Para evitar filas e agilizar o embarque nos ônibus metropolitanos, este ano também foi montado um esquema especial para vendas dos cartões Ótimo e recarga de créditos. Quiosques localizados na área central (Paraná, Santos Dumont e Oiapoque) irão funcionar 24 horas.

Quarta-feira de Cinzas
Na quarta-feira de Cinzas (26/2), a partir das 10h, os ônibus do Sistema de Transporte Metropolitano vão operar seguindo quadro de horários específico, permitindo o aumento da circulação das linhas e ampliando o atendimento aos usuários.

Clique aqui e confira todos desvios e alterações de itinerário do Sistema de Transporte Metropolitano