Com o novo sistema, em desenvolvimento pela Prodemge, as tramitações passarão a ser realizadas por meio de senha eletrônica, o que vai gerar grande economia de papéis impressos e, além disso, evitar o atraso decorrente da circulação das pastas de setor em setor. Além disso, serão disponibilizados aos engenheiros fiscais computadores de mão com plano de dados em que serão inseridos todos os itens referentes às obras.

Os fiscais poderão incluir as informações de qualquer lugar em que estiverem, desde que tenha sinal telefônico, e enviar a planilha de dados online para o Deop. No sistema atualmente usado, as anotações dos fiscais são feitas no papel e só então transferidas ao setor responsável pelo processamento das medições.

Segundo o diretor geral do Deop, João Antônio Fleury, uma das vantagens que esse sistema trará aos servidores é que ele poderá ser acessado de casa ou de qualquer outro lugar que tenha computador. "Muitas vezes os dados ficam presos a determinados setores, o que prejudica o andamento dos processos. Com a disponibilização dos relatórios a todos os servidores da casa, o trabalho de muita gente ficará mais fácil", disse.

O sistema atualmente utilizado foi implantado no Deop em 1986 e desde então sofreu poucas modificações. Com um formato precário e uma apresentação visual carregada, ele não aceita a utilização do mouse e não interage com outros sistemas, o que, em muitos casos, leva ao retrabalho.  A previsão é de que até o mês de novembro de 2009 o novo sistema comece a vigorar no Deop.

Apresentação

Na última sexta-feira (21), os servidores do Deop-MG foram apresentados ao novo Sistema de Acompanhamento de Obras. O diretor geral, juntamente com a equipe do Departamento de Informática, explicou aos presentes as vantagens e aplicações do programa e, ao final, esclareceu as dúvidas surgidas com o decorrer da reunião.

Para o engenheiro fiscal Luiz Carlos Goulart, a apresentação esclareceu muito sobre as mudanças, mas o resultado só poderá ser conferido na prática. "Poder lançar as informações da obra na hora por meio de um smartphone vai melhorar muito o nosso trabalho. Hoje nós lançamos as informações somente depois que retornamos ao Deop, e quando surgem dúvidas temos que tirá-las analisando as fotos", disse.

O nome para o novo sistema será escolhido pelos próprios servidores, que poderão enviar sugestões à Informática.

Agência Minas e Blog , acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais.

Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais .

Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais .

Com o objetivo de tornar mais ágil e eficiente o trabalho que realiza, o Departamento de Obras Públicas de Minas Gerais (Deop-MG) está implantando um novo Sistema de Acompanhamento de Obras, que permitirá que todos os servidores tenham acesso às informações sobre a execução das obras, desde o seu projeto preliminar (estudo do terreno, por exemplo).