Notícias http://setop.mg.gov.br Thu, 26 Sep 2024 19:36:12 -0300 Joomla! - Open Source Content Management - Version 2.5.14 pt-br Contatos da Seinfra durante período de teletrabalho http://setop.mg.gov.br/municipio/prestacao-de-contas/stories/2628-acesse-aqui-os-principais-contatos-da-seinfra-durante-periodo-de-teletrabalho http://setop.mg.gov.br/municipio/prestacao-de-contas/stories/2628-acesse-aqui-os-principais-contatos-da-seinfra-durante-periodo-de-teletrabalho

A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra), em atenção às recomendações do Ministério da Saúde e Secretaria do Trabalho em relação ao Coronavírus (Covid-19) e, em obediência ao Decreto Estadual nº 47.886, de 15 de março de 2020, está trabalhando em Regime Especial de Teletrabalho. Listamos, abaixo, alguns dos serviços prestados pela Seinfra e respectivos contatos durante este período:

Solicitações de imprensa:
imprensa@infraestrutura.mg.gov.br

Doação de vigas metálicas, bueiros e mata-burros: 
marcos.marcio@infraestrutura.mg.gov.br

Dúvidas sobre Planilha Preço Seinfra: 
rogerio.valle@deer.mg.gov.br

Prestação de contas convênios de saída: 
dpc@infraestrutura.mg.gov.br 

Celebração de convênios de saída: 
rafael.morais@infraestrutura.mg.gov.br 

Dúvidas e solicitações referentes ao Táxi Especial Metropolitano: 
stm.contratos@infraestrutura.mg.gov.br 

Assuntos relacionados à ferrovias e ao Plano Estratégico Ferroviário: 
ferrovias@infraestrutura.mg.gov.br

Solicitações e dúvidas referentes às obras públicas: 
debora.carmo@infraestrutura.mg.gov.br 

Dúvidas e solicitações referente a Parcerias e Concessões: 
parcerias@infraestrutura.mg.gov.br 

Assuntos relacionados à logística de transportes: 
concessoes@infraestrutura.mg.gov.br

Relações intragovernamentais: 
viviane.santos@infraestrutura.mg.gov.br 

Solicitações referentes ao Transporte Coletivo Intermunicipal e Metropolitano
site: www.deer.mg.gov.br/fale-conosco, e-mail: atendimento@der.mg.gov.br ou aplicativo MGApp / SEI-MG para empresas

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Notícias Wed, 23 Dec 2020 05:04:54 -0200
Minas Gerais terá transporte coletivo gratuito para votação nas eleições municipais de 2024 http://setop.mg.gov.br/municipio/prestacao-de-contas/stories/3536-minas-gerais-tera-transporte-coletivo-gratuito-para-votacao-nas-eleicoes-municipais-de-2024 http://setop.mg.gov.br/municipio/prestacao-de-contas/stories/3536-minas-gerais-tera-transporte-coletivo-gratuito-para-votacao-nas-eleicoes-municipais-de-2024

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), informa que o transporte coletivo intermunicipal de caráter urbano ou metropolitano será gratuito para todos os eleitores nos dias de votação, conforme a Emenda Constitucional nº 115, de 12/7/2024.

A medida será válida para o primeiro turno, em 6/10/2024, das 0h às 23h59, e, se necessário, para o segundo turno, em 27/10/2024, no mesmo período.

O transporte será gratuito durante todo o dia, e não será necessário apresentar título de eleitor nem comprovante de votação para utilizá-lo.

No entanto, será exigido o registro da viagem por meio do cartão Ótimo ou bilhete, conforme o transporte utilizado. Para aqueles que já se beneficiam de outras gratuidades, como, por exemplo, idosos com mais de 65 anos, será necessário apresentar os documentos normalmente exigidos.

Região Metropolitana

Na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), todos os ônibus metropolitanos terão gratuidade e seguirão os horários de dia útil atípico. Os itinerários e horários estão disponíveis no site do Departamento de Estradas de Rodagem (DER).

O metrô de Belo Horizonte também será gratuito para os usuários nos dias de eleição. O horário de funcionamento será divulgado até sete dias antes da votação, no site da empresa.

As linhas intermunicipais de caráter urbano que terão gratuidade estão listadas no documento disponível neste link. Os horários e itinerários podem ser consultados no site do DER-MG.

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Notícias Thu, 26 Sep 2024 12:26:16 -0300
Novo contorno viário de Cordisburgo contribui para desenvolvimento econômico e preservação do patrimônio histórico http://setop.mg.gov.br/municipio/prestacao-de-contas/stories/3535-novo-contorno-viario-de-cordisburgo-contribui-para-desenvolvimento-economico-e-preservacao-do-patrimonio-historico http://setop.mg.gov.br/municipio/prestacao-de-contas/stories/3535-novo-contorno-viario-de-cordisburgo-contribui-para-desenvolvimento-economico-e-preservacao-do-patrimonio-historico

O novo contorno viário de Cordisburgo, na região Central de Minas, foi projetado para desviar o tráfego de veículos pesados do centro da cidade, melhorando a segurança e a fluidez do trânsito, além de proteger a integridade do patrimônio histórico local.

Com um investimento de R$ 27 milhões, o desvio conecta as rodovias LMG-754 e MG-231, ligando o município à cidade de Curvelo. A construção faz parte do contrato de concessão firmado entre o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), e a empresa Eco135.

Com 2,51 quilômetros de extensão e três retornos em nível, as obras começaram em março deste ano e foram concluídas em agosto. Agora, o tráfego pesado não passa pela região central do município, trazendo mais segurança aos moradores e preservando o legado histórico e cultural da terra natal do renomado escritor Guimarães Rosa.

A Escola Estadual Mestre Candinho está localizada na Rua São José, trajeto de veículos de grande porte antes da construção do contorno.

“Até agosto deste ano, o tráfego em frente à nossa escola era intenso, e a maioria dos motoristas não respeitava a faixa de pedestres. Com o desvio, o movimento diminuiu de forma significativa, trazendo novamente paz e tranquilidade para a comunidade escolar”, relata a diretora Dayana Aparecida Xavier Silva.

Na mesma rua, está a Capela de São José, agora protegida do fluxo intenso de veículos.

“É uma igreja centenária, muito linda, que vinha sofrendo danos devido ao trânsito pesado. Agora, tanto a capela quanto os altares estão sendo restaurados. O desvio ficou maravilhoso, foi muito importante para a cidade e vinha sendo reivindicado há muitos anos. Fico feliz em dar esse depoimento como presidente do patrimônio, pois essa obra é de grande importância para o município", destaca Dayse Viana SantAnna, presidente do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Cordisburgo.

Além de marcar um avanço nas obras de ampliação, duplicação e modernização das rodovias da região, a nova rota oferece oportunidades de desenvolvimento econômico para Cordisburgo e cidades vizinhas, facilitando o escoamento da produção e estimulando o turismo.

"A conclusão do contorno de Cordisburgo é um exemplo dos benefícios que as concessões trazem para nossas cidades, fortalecendo o desenvolvimento econômico. Continuaremos trabalhando para entregar mais obras que façam a diferença na vida dos mineiros", afirma o secretário de Estado de Infraestrutura, Pedro Bruno.

Turismo

Cordisburgo está localizada a cerca de 110 quilômetros de Belo Horizonte e é um destino especial para os amantes da literatura brasileira.

A cidade abriga o Museu Casa Guimarães Rosa (MCGR), instalado na casa onde o escritor João Guimarães Rosa nasceu e viveu até os 9 anos (1908 a 1917). Ao chegar ao município, o Portal Grande Sertão marca a entrada para o sertão mineiro.

Além disso, a cidade faz parte da Rota das Grutas Peter Lund, com a Gruta do Maquiné, considerada o berço da paleontologia brasileira.

Concessão

A concessão da Eco-135 prevê investimentos de R$ 3,6 bilhões ao longo dos 30 anos de contrato, abrangendo 364 quilômetros de malha viária que corta as cidades de Montes Claros, Bocaiúva, Engenheiro Navarro, Joaquim Felício, Buenópolis, Augusto de Lima, Corinto e Curvelo.

A concessão inclui também trechos das rodovias LMG-754 e MG-231, alcançando os municípios de Cordisburgo, Inimutaba, Caetanópolis e Paraopeba. Todas as intervenções obrigatórias são monitoradas e fiscalizadas pela Seinfra, sem contraprestação financeira do Estado.

Desde o início da operação, a concessionária já realizou a duplicação, recapeamento e criação de faixas adicionais nas rodovias. Foram construídas novas interseções e passarelas, e aprimorados os acessos para integrar áreas urbanas e rurais.

Outro importante contorno que está com obras em andamento é o da cidade de Montes Claros, que tem como objetivo retirar o fluxo de veículos pesados da zona urbana e facilitar o acesso ao novo distrito industrial da cidade.

Foto - Museu Casa Guimarães Rosa/Ronaldo Alves

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Notícias Thu, 19 Sep 2024 06:21:54 -0300
Governo de Minas amplia investimentos na área de educação para o trânsito http://setop.mg.gov.br/municipio/prestacao-de-contas/stories/3534-governo-de-minas-amplia-investimentos-na-area-de-educacao-para-o-transito http://setop.mg.gov.br/municipio/prestacao-de-contas/stories/3534-governo-de-minas-amplia-investimentos-na-area-de-educacao-para-o-transito


Em 2024, o Governo de Minas, por meio do Departamento de Estradas e Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER-MG), destinou um orçamento de R$ 1,6 milhão para reforçar as ações de educação para o trânsito. O recurso é dez vezes maior do que o aportado nos últimos quatro anos. As ações de combate à violência no trânsito nesse período mais que dobraram, passando de 267 em 2020 para 662 em 2023.

Os números do balanço parcial de 2024 são ainda mais promissores. Até julho, já são contabilizadas 554 ações, o que indica a superação de todos os números anteriores. A estimativa é  a de que até o final do ano o volume de iniciativas ultrapasse 850.

Os reforços nos recursos e nas ações visam a redução no número de acidentes. No último ano, Minas registrou cerca de 23 mil internações hospitalares e 3.359 óbitos, tendo como motivação o trânsito, conforme dados do Sistema de Informação (SIM) da Secretaria de Estado da Saúde (SES-MG).

O diretor de Operação Viária do DER-MG, Cristiano Coelho, explica que o investimento do Estado é utilizado na confecção de material de divulgação de campanhas que envolvem a produção e aquisição de jogos educativos, cartilhas sobre animais nas rodovias, óculos de simulação de consumo de álcool e drogas, aquisição de veículo que simula impacto e capotamento, kits para as transitolândias que funcionam nas unidades regionais do DER-MG, e atividades teatrais, entre outros.

Além disso, ele informa que está prevista a expansão das ações com aumento e qualificação da equipe e desenvolvimento de estratégias e materiais de apoio que proporcionem acesso da sociedade às informações em todas as regiões do estado.

O objetivo é fortalecer a equipe do DER-MG em 2025. “Isso permitirá a execução de atividades em todas as regiões do estado, de forma concomitante e com apoio direto e coordenado pela Gerência de Educação para o Trânsito”, garante. Na avaliação dele, os investimentos são fundamentais para mudar o cenário.

"Aumentamos o volume de recursos na área porque acreditamos que a educação é um elemento transformador das futuras gerações. Cada motorista, ciclista ou pedestre conscientizado é uma infração ou fatalidade que pode ser evitada", destaca o diretor de Operação Viária do DER-MG, Cristiano Coelho.

A gerente de Educação para o Trânsito, Rosely Fantoni, explica que as medidas programadas para 2024 são voltadas para um chamado de responsabilidade para a sociedade.

"Nossas ações reforçam a necessidade de que cada cidadão abrace a causa e se comprometa em conhecer e respeitar as leis de trânsito pelo bem de todos. Se queremos a paz para as ruas todos os dias temos que rever nossas atitudes”, enfatiza.

A especialista em segurança e educação no trânsito, Roberta Torres, explica que o comportamento no trânsito é influenciado por uma combinação de fatores psicológicos, ambientais e sociais. Segundo ela, a nossa percepção, a educação ao longo da vida e as nossas emoções moldam o nosso comportamento e as nossas decisões. Tudo isso afeta em quais condições as pessoas vão fazer um trajeto no trânsito.

As escolhas são influenciadas por vários fatores. Por isso, precisamos focar em educação para criar uma cultura para motoristas, pedestres, ciclistas”, conclui.

De vítima a educadora para o trânsito

A história da contadora e auditora Angela Almeida é de superação e inspiração. Há 23 anos, ela sofreu um acidente de trânsito grave quando voltava de férias com a família. No carro estavam os três filhos e o ex-marido.

Próximo a Muriaé, o veículo capotou diversas vezes e, com o susto, teve o reflexo de virar para trás para ver se os filhos estavam bem. Nessa hora, o cinto se desestabilizou e Angela bateu a cabeça na alça de segurança.

Ela teve traumatismo craniano, perda de memória por meses e diversas outras sequelas. Ainda no local do acidente, sofreu uma parada cardiorrespiratória e foi salva graças às manobras de socorro que a filha aprendeu na faculdade.

O carro teve perda total, mas os familiares dela nada sofreram, graças ao uso adequado do cinto de segurança, hábito moldado desde a infância na escola que os filhos de Angela estudavam, local onde a equipe de Educação para o Trânsito do DER-MG, frequentemente, visitava para fazer palestras e campanhas.

“Eu e meus filhos sempre tivemos a consciência da importância do uso do cinto porque aprendemos seja no trabalho ou na escola. Por isso eu vejo a força que tem a educação”, destaca a educadora.

Há seis anos, Angela faz parte da equipe da Gerência de Educação para o Trânsito do DER-MG e tem a satisfação de poder levar ensinamentos para as pessoas sobre o comportamento adequado para evitar acidentes. Está tão motivada com a temática que resolveu ingressar novamente na faculdade para aprimorar os conhecimentos. Angela começa, nos próximos dias, o curso de pedagogia.

"Nasci de novo. E já que tive uma nova chance, resolvi ajudar. Entrar para a equipe foi algo que aconteceu de forma inesperada, mas muito satisfatória. Quero estar mais preparada para poder orientar as pessoas para não passarem pela mesma experiência que tive", diz Angela Almeida.

A pedagoga Teresa Cristina Barros Bernardes ainda carrega as cicatrizes de um acidente que sofreu quando tinha 27 anos, ao pegar carona com um conhecido de uma amiga voltando de uma festa. A pedagoga não percebeu que o condutor havia bebido e além disso, Teresa não usava o cinto de segurança. Resultado: mais de 60 pontos no rosto e diversas intervenções para minimizar as marcas.

Além das cicatrizes, o acidente com Teresa deixou muitos ensinamentos entre os quais o de jamais entrar em um carro de pessoa desconhecida, principalmente conduzido por motorista que ingeriu bebida alcóolica, e usar sempre o cinto de segurança.

“A vida é um bem muito precioso e nós temos que cuidar dela com muito zelo. Eu tive outra oportunidade e eu estou aqui para contar a minha experiência para alertar as outras pessoas”, enfatiza.

Semana Nacional de Trânsito 2024

Em setembro, é celebrada a Semana Nacional de Trânsito (SNT), entre os dias 18 e 25/9, conforme disposto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Neste ano, o tema definido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) é "Paz no trânsito começa por você".

Nesta quarta-feira (18/9), o DER-MG promove mais uma ação de conscientização voltada para os estudantes. Na parte da manhã e à tarde, ocorrerá uma apresentação teatral sobre comportamento seguro no trânsito, com apoio da equipe de militares da Transitolândia do Batalhão de Polícia de Trânsito (Bptran). Durante todo o período, 240 crianças de escolas do ensino fundamental assistirão o espetáculo no Auditório do DER-MG, na Avenida dos Andradas, em Belo Horizonte.

Dia 25/9 será promovida uma roda conversa com funcionárias dos Correios sobre a mulher no trânsito. Presença de palestrantes que vão discutir sobre preconceitos, assédio, sensibilidade e percepção da mulher no trânsito, bem como outros assuntos ligados ao tema trânsito. O evento vai acontecer das 13h às 17h, no miniauditório Azul do centro de Educação Corporativa dos Correios, no bairro Jaraguá.

As ações são encerradas dia 27/9, com uma programação na Academia do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), na Pampulha, das 8h às 17h. Enquanto os militares passam por competição que remete aos desafios para salvar pessoas envolvidas em acidentes, acontece a mostra de segurança no trânsito com participação dos órgãos do SNT e parceiros.

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Notícias Wed, 18 Sep 2024 06:16:54 -0300
Governo de Minas coloca fim à espera dos mineiros pela realização das obras da linha 2 do metrô da RMBH http://setop.mg.gov.br/municipio/prestacao-de-contas/stories/3533-governo-de-minas-coloca-fim-a-espera-dos-mineiros-pela-realizacao-das-obras-da-linha-2-do-metro-da-rmbh http://setop.mg.gov.br/municipio/prestacao-de-contas/stories/3533-governo-de-minas-coloca-fim-a-espera-dos-mineiros-pela-realizacao-das-obras-da-linha-2-do-metro-da-rmbh

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O governador Romeu Zema e o vice-governador Professor Mateus acompanharam, nesta segunda-feira (16/9), o início das obras de construção da linha 2 do metrô da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), prevista no contrato firmado pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) e a concessionária Metrô BH.

O novo traçado, que vai interligar a atual linha 1 até o Barreiro, terá 10,5 quilômetros e vai contar com sete estações: Nova Suíça, Amazonas, Nova Gameleira, Nova Cintra, Vista Alegre, Ferrugem e Barreiro.

“É uma felicidade muito grande estar aqui dando a ordem de início para essa obra tão importante para Belo Horizonte e região. Ela será conhecida como a maior obra em décadas na RMBH”, comemorou o governador.

"Nós estamos falando aqui de dez quilômetros e meio, mais de R$3 bilhões de investimentos, sete estações, mais 24 composições que já foram adquiridas. É uma conquista na linha do nosso governo, que é realizar entregas", concluiu Romeu Zema.

A expectativa é a de que as estações sejam concluídas por etapas, de acordo com cronograma previamente estabelecido, começando por Nova Suíça e Amazonas, que devem ficar prontas em 2026.

Cronograma

A operação comercial da linha 2, em pleno funcionamento, está prevista para 2028, colocando fim a uma espera de cerca de 20 anos.

A partir da conclusão da nova linha, a expectativa é a de que o metrô passe a transportar uma média diária de 213 mil passageiros, sendo 157 mil na linha 1 e 56 mil na linha 2.

O vice-governador Professor Mateus enalteceu a relevância que a ampliação do metro de BH e a modernização das estações traz para a vida das pessoas que utilizam o transporte público.

“A ampliação do metrô vai proporcionar que a pessoa economize no trânsito 30 minutos na ida e 30 minutos na volta, tempo que muda a vida do trabalhador que vai estar menos cansado, muda a vida de pessoas que terão mais condição para o trabalho e o estudo".

"Sobretudo, muda a realidade das famílias que terão mais momentos juntos, tempo que hoje é sacrificado pelo trânsito caótico da Região Metropolitana” destacou Professor Mateus.

Outras obras

Paralelamente, a concessionária Metrô BH continuará realizando as melhorias na linha 1, como, por exemplo, as reformas das 19 estações e a conclusão da expansão até Novo Eldorado, em Contagem, ambas previstas para serem entregues até 2026.

Também estão programadas a conclusão da reforma no Pátio São Gabriel, com ampliação da oficina de manutenção que atenderá as linhas 1 e 2, e a recuperação da via, da rede aérea e dos sistemas de energia, sinalização e comunicação.

Melhorias

A concessão do Metrô da RMBH permitiu a implantação de melhorias em serviços prestados aos mais de 90 mil passageiros transportados todos os dias.

Desde junho de 2023, os usuários podem utilizar, gratuitamente, o sistema de internet Wi-fi nos trens e estações.

Além disso, é possível acompanhar a previsão de chegada dos trens nos 96 paineis de LED espalhados pelas 19 estações do sistema.

Outro benefício do processo de inovação, modernização e melhorias do modal metroviário da RMBH foi a implantação do sistema de bilhetagem digital, acabando definitivamente com os tickets em papel.

A validação da passagem pode ser feita por aproximação, diretamente nas catracas, utilizando cartões de crédito ou débito, ou ainda por carteiras digitais de smartwatches, celulares ou tablets. Isso reduz a necessidade dos passageiros de pegarem fila para compra dos bilhetes e dá mais agilidade no processo de acesso às plataformas de embarque.

Também houve redução de aproximadamente 10% do tempo de viagem entre Vilarinho e Eldorado, que era de, em média, 55 minutos, com base, apenas, em mudanças de processos.

“Nós estamos hoje aqui na estação Amazonas, onde serão iniciadas as obras da linha 2, para colocar fim a uma espera de anos para a população de BH e que vai trazer qualidade de vida para milhares e milhares de mineiros que vão passar a usar a linha 2 do metrô como seu principal meio de locomoção” destacou o secretário de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), Pedro Bruno.

Novos trens

No mês de maio, o Governo de Minas anunciou a compra de 24 novos trens pela concessionária Metrô BH.

As novas composições serão fabricadas pela empresa chinesa Changchun Railway Vehicles, subsidiária líder da maior fabricante de material rodante do mundo, CRRC Corporation Limited.

A empresa já iniciou o projeto de fabricação e a expectativa é a de que o primeiro trem chegue ao Brasil e entre em operação no primeiro semestre de 2026. As novas composições, tão logo entregues, vão operar tanto na linha 1 como na linha 2 do metrô.

Os 24 novos trens possuirão, cada um, quatro carros, e serão equipados com Operação Automática do Trem (OTA, na sigla em inglês), sistema que possibilita mais regularidade, conforto e suavidade nas viagens, além de economia no consumo de energia.

Atualmente, a frota é composta por 35 trens, sendo 25 da série 900, da década de 1980, e dez trens da série 1000, que começaram a operar em 2015 e já possuem ar-condicionado e sistemas modernos.

Recursos

A concessão do Metrô da Região Metropolitana de Belo Horizonte completou, em março, um ano de operação. O contrato terá duração de 30 anos, com a estimativa de que sejam investidos R$ 3,7 bilhões para melhorias e ampliações ao longo do período.

Desse total, R$ 2,8 bilhões são aportes do Governo Federal e cerca de R$ 440 milhões são provenientes do Termo de Reparação assinado pelo Governo de Minas, Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Ministério Público Federal (MPF) e Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) com a Vale, em decorrência do rompimento da barragem de Brumadinho. A tragédia tirou a vida de 272 pessoas e provocou uma série de danos sociais, econômicos e ambientais em Minas Gerais.

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Notícias Mon, 16 Sep 2024 10:56:43 -0300
Governo de Minas vistoria avanços nas obras do Hospital Regional de Teófilo Otoni http://setop.mg.gov.br/municipio/prestacao-de-contas/stories/3531-governo-de-minas-vistoria-avancos-nas-obras-do-hospital-regional-de-teofilo-otoni http://setop.mg.gov.br/municipio/prestacao-de-contas/stories/3531-governo-de-minas-vistoria-avancos-nas-obras-do-hospital-regional-de-teofilo-otoni

O Governo de Minas segue avançando com as obras do Hospital Regional de Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri. A unidade hospitalar vai contribuir para a saúde de mais de 835 mil pessoas que residem no município e em outras 70 cidades da região.

Interrompidas em 2016 e retomadas pela atual gestão, as intervenções já contam com investimentos que somam mais de R$ 35,2 milhões.

O governador Romeu Zema vistoriou, nesta quinta-feira (12/9), as obras do hospital. Durante a agenda, ele ressaltou a importância da nova unidade de saúde para a região.

“O Hospital Regional de Teófilo Otoni, será o primeiro dos cinco hospitais regionais a ser entregue. No ano que vem, vou retornar aqui para inaugurar esse hospital, lembrando que ele só foi possível graças ao trabalho do Governo de Minas e das instituições de Justiça para fechar o Acordo Judicial de Brumadinho, de onde vêm os recursos. O Instituto Mário Penna é quem vai fazer a gestão deste hospital, que será 100% SUS e o maior hospital público do interior”, explicou.

O total previsto para a conclusão do projeto é de R$ 108,9 milhões. O hospital será o segundo maior em número de leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) fora da macrorregião Centro de Saúde, ficando atrás apenas do Hospital das Clínicas de Uberlândia.

Com sua capacidade, o Hospital Regional de Teófilo Otoni permitirá, entre outras melhorias para a população, reduzir a fila de cirurgias e também que os pacientes não precisem mais ser transferidos para outras regiões.

“Recentemente, estive em Itaobim, onde inauguramos um tomógrafo e conheci a Beth, que tem uma doença neurológica que, a cada três meses, tinha que vir até aqui em Teófilo Otoni fazer exame. Perdia um dia inteiro de trabalho e, agora, faz pertinho de casa, na cidade onde mora. E é essa melhoria que vai acontecer aqui em Teófilo Otoni. Quem precisava, às vezes, ir até Belo Horizonte para algum tratamento mais complexo, não vai precisar mais, porque vai ter tudo aqui na cidade em que mora”, disse o governador.

"Este investimento vai garantir um atendimento digno aos moradores, com saúde cada vez mais perto de casa", afirmou Romeu Zema.

A retomada das obras é viabilizada por meio dos recursos do Acordo Judicial de Brumadinho, assinado com a Vale pelos compromitentes Governo de Minas, Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG). O termo visa reparar danos decorrentes da tragédia, que tirou 272 vidas e gerou uma série de impactos sociais, ambientais e econômicos na bacia do Rio Paraopeba e em todo o estado de Minas Gerais.

Estrutura

A unidade contará com bloco de internação, apoio ao diagnóstico e terapia, obstétrico, UTI, pronto-socorro, farmácia e centro cirúrgico com 12 salas de cirurgia, sendo quatro para partos. Serão também 432 novos leitos, número que, agora, já inclui cinco que serão destinados ao atendimento neonatal, de acordo com a Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra).

Destaque, ainda, para atendimentos em ortopedia e trauma, neurocirurgia, queimados, além de diversos equipamentos de apoio ao diagnóstico e terapia, como ecocardiograma, ultrassom, ressonância, tomografia, raio-X, mamografia e endoscopia.

O hospital também contribuirá para a ampliação da oferta de serviços para atenção às necessidades de cirurgias eletivas. Além disso, contará com 380 vagas para estacionamento e heliponto para facilitar o atendimento de urgências e emergências.

Obras

A construção do hospital regional está sob responsabilidade da empresa KTM - Administração e Engenharia LTDA. Os profissionais que trabalham na obra estão concentrados na execução dos pisos das escadas, instalação de tubulações de gases medicinais e GLP, instalações elétricas, revestimento de gesso, alvenaria nas modificações, entre outros serviços.

Algumas etapas já foram concluídas, como a instalação de louças, metais e acessórios, esquadrias de madeira e metal, parte do revestimento, pisos e pintura em geral. Vale destacar, também, que a edificação é voltada para sustentabilidade ambiental, dotada de reservatórios de reuso, área para coleta de resíduos, ambiente climatizado e com isolamento térmico.

Além da construção do hospital, obras de melhoramento e pavimentação do acesso à unidade, localizadas na rodovia BR-116, estão em fase de licitação. O projeto, que inclui a interseção de acesso ao hospital com extensão de 1 quilômetro, foi orçado em R$ 15,7 milhões, com previsão de início em dezembro de 2024.

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Notícias Thu, 12 Sep 2024 11:34:00 -0300
Segurança Pública amplia Sistema Socioeducativo com centenas de novas vagas até 2027 http://setop.mg.gov.br/municipio/prestacao-de-contas/stories/3532-seguranca-publica-amplia-sistema-socioeducativo-com-centenas-de-novas-vagas-ate-2027 http://setop.mg.gov.br/municipio/prestacao-de-contas/stories/3532-seguranca-publica-amplia-sistema-socioeducativo-com-centenas-de-novas-vagas-ate-2027

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio da Subsecretaria de Atendimento Socioeducativo (Suase), tem impulsionado a ampliação de vagas para o atendimento de jovens em conflito com a lei em Minas Gerais.

Nos últimos quatro anos foram disponibilizadas 204 vagas em diversas unidades, com previsão de criação de outras 340 até 2027, sendo 20 delas ainda este ano, com a inauguração da Casa de Semiliberdade Lavras, prevista para dezembro.

Em paralelo, a pasta administra obras executadas pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER-MG) para desinterditar unidades e recuperar a capacidade operacional da responsabilização dos jovens em conflito com a lei.

Essas iniciativas têm como objetivo descentralizar o sistema socioeducativo e oferecer melhores condições para a reintegração social dos jovens acautelados.

A descentralização das unidades facilita o contato dos adolescentes com suas famílias, o que é considerado primordial para o sucesso do processo de ressocialização.

Ampliação das vagas

Entre 2021 e 2024, a Suase inaugurou novas vagas em diversos centros e casas de semiliberdade.

Em 2021, foram criadas 118 novas vagas, distribuídas entre o Centro Socioeducativo Tupaciguara (38 vagas), a Casa de Semiliberdade Uberlândia (20 vagas), a Casa de Semiliberdade Uberaba (20 vagas), a Casa de Semiliberdade Patrocínio (20 vagas) e a Casa de Semiliberdade Patos de Minas (20 vagas).

Em 2023, após obras no Centro Socioeducativo Lindeia, em Belo Horizonte, mais três vagas foram criadas.

A Sejusp vai fechar 2024 com 106 vagas disponíveis, incluindo a abertura da Casa de Semiliberdade Contagem (20 vagas) em fevereiro, a desinterdição do Centro Socioeducativo Uberaba (20 vagas) em março, a inauguração do Centro de Internação Provisória Contagem (21 vagas) e da Casa de Semiliberdade Feminina Uberlândia (20 vagas) em junho, e o reforço no efetivo do Centro Socioeducativo Divinópolis, que possibilitou o recebimento de mais adolescentes na unidade (cinco vagas) em julho.

Além disso, em dezembro deste ano, está prevista a inauguração da Casa de Semiliberdade Lavras, com 20 novas vagas.

Para 2025 os planos não param, e a Sejusp prevê a criação de mais 140 vagas em novas unidades, incluindo a Casa de Semiliberdade Itabira (20 vagas), a Casa de Semiliberdade Ribeirão das Neves (20 vagas), a Casa de Semiliberdade Sete Lagoas (20 vagas) e o Centro Socioeducativo Alfenas (80 vagas).

Já até 2027, estão previstas mais 180 vagas com a construção de novos centros socioeducativos em Betim (90 vagas) e Santana do Paraíso (90 vagas).

Desinterdição de unidades

Paralelamente à criação de novas unidades, o estado trabalha na desinterdição e recuperação de vagas em centros já existentes, por meio de obras executadas pelo DER-MG.

O Centro de Internação Provisória São Benedito já foi desinterditado, retomando 33 vagas. Até dezembro de 2024, o Centro Socioeducativo de Montes Claros recuperará 80 vagas, e o de Ipatinga, mais 24 vagas.

No primeiro trimestre de 2025, o Centro de Internação Provisória Dom Bosco voltará a operar plenamente, adicionando 48 vagas ao sistema. Também estão em andamento obras no Centro Socioeducativo de Sete Lagoas, visando melhorias na infraestrutura existente.

Diálogo com o Ministério Público

O planejamento das entregas é desenvolvido em parceria com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). Em 23/8 deste ano, o Governo de Minas firmou um acordo com o MPMG para ajustar o cronograma de eliminação do déficit de vagas no sistema socioeducativo, aplicado ao longo dos últimos anos.

Além da adequação de datas, o novo planejamento prevê a busca de cofinanciamento federal para acelerar a construção e ampliação das unidades, assegurando que as metas sejam alcançadas de forma sustentável e eficiente.

A subsecretária de Atendimento Socioeducativo, Giselle Cyrillo, afirmou que o acordo com o Ministério Público confirma a convergência entre o Poder Executivo e o sistema de Justiça para qualificar os programas de atendimento socioeducativo.

"Essa política é uma prioridade para a administração estadual, que mobilizou diversas secretarias para viabilizar investimentos e implantações necessárias, resultando em importantes entregas que adequaram a oferta de vagas, fortaleceram a infraestrutura e promoveram a regionalização das medidas socioeducativas em meio fechado”, conclui.

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Notícias Wed, 11 Sep 2024 11:10:00 -0300
Governo de Minas conclui obras de recuperação de aterros e constrói novas variantes na MGC-262, na RMBH, beneficiando mais de 180 mil pessoas http://setop.mg.gov.br/municipio/prestacao-de-contas/stories/3529-governo-de-minas-conclui-obras-de-recuperacao-de-aterros-e-constroi-novas-variantes-na-mgc-262-na-rmbh-beneficiando-mais-de-180-mil-pessoas http://setop.mg.gov.br/municipio/prestacao-de-contas/stories/3529-governo-de-minas-conclui-obras-de-recuperacao-de-aterros-e-constroi-novas-variantes-na-mgc-262-na-rmbh-beneficiando-mais-de-180-mil-pessoas

O Governo de Minas, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER-MG), concluiu as obras de implantação de duas novas variantes e recuperou o aterro em dois pontos da rodovia MGC-262, trecho Caeté-Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

As obras foram executadas nos quilômetros 286 e 289,5 da via e colocaram fim ao transtorno do tráfego em meia pista.

A iniciativa, que conta com aporte de R$ 2,2 milhões da AngloGold Ashanti, foi viabilizada por meio de convênio de cooperação técnica e financeira assinado entre a empresa e o Governo de Minas, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER-MG), com a interveniência da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade e Parcerias (Seinfra).

Características

O primeiro trecho implantado (km 286) tem um comprimento de 311,39 metros com duas pistas de 3,50 metros, dois acostamentos de 0,25 metros, e dois dispositivos de drenagem de 0,60 metros.

A variante do km 289,5 tem um comprimento de 259,641 metros e duas pistas de 3,50 metros, dois acostamentos de 0,50 metros, e dois dispositivos de drenagem de 0,70 metros.

As duas variantes ficam próximas à mina de Cuiabá, que se destaca por ser a mais profunda do Brasil. São quase 1,4 mil metros subsolo abaixo, com acessos por veículos e elevador.

A MGC - 262 tem característica de tráfego intenso que chega a contabilizar fluxo de aproximadamente 20 mil veículos diariamente, sendo 20% deles de caminhões de grande capacidade de carga.

As melhorias beneficiam cerca de 180 mil pessoas da região e é uma rota alternativa à rodovia BR-381.

Para o diretor de Construção do DER-MG, Anderson Tavares Abras, a conclusão das obras na MGC-262 vão proporcionar mais qualidade de vida e segurança para o usuário da rodovia, com reflexo direto no desempenho da economia em toda região.

“Esta é mais uma entrega do Provias para a Região Metropolitana de Belo Horizonte, fruto de convênio com a iniciativa privada, parceria que ajuda Minas a avançar na infraestrutura viária”, conclui.

Histórico

O problema da erosão nos dois pontos da rodovia foi causado pelo excesso de água das chuvas que infiltrou no terreno e rompeu parcialmente o pavimento, provocando seu estrangulamento. Em função disso, o trânsito operava em uma única faixa.

Nos trechos foram realizados serviços de terraplenagem - escavação, corte, aterro e compactação de bota-foras-, drenagem e dispositivos superficiais, reforço de subleito, pavimentação sinalização horizontal e vertical, e implantação de dispositivos de segurança viária (defensas, amortecedores de impacto, marcadores de alinhamento).

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Notícias Tue, 10 Sep 2024 11:26:42 -0300
Governo de Minas recupera prédios escolares de valor histórico e afetivo para os mineiros http://setop.mg.gov.br/municipio/prestacao-de-contas/stories/3530-governo-de-minas-recupera-predios-escolares-de-valor-historico-e-afetivo-para-os-mineiros http://setop.mg.gov.br/municipio/prestacao-de-contas/stories/3530-governo-de-minas-recupera-predios-escolares-de-valor-historico-e-afetivo-para-os-mineiros

Preservar a história de Minas Gerais com a revitalização de prédios tombados e garantir a modernização de escolas estaduais, em um ambiente de aprendizado único, onde a memória permanece viva unindo-se à educação. Isto é parte do legado do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), ao revitalizar 166 escolas estaduais, com investimentos de R$ 85,7 milhões, entre 2019 e 2024.

O trabalho é resultado de uma série de obstáculos superados desde o início da gestão, já que restaurar prédios tombados é um desafio que vai além das reformas tradicionais. A escassez de mão de obra especializada e a dificuldade em encontrar materiais específicos estão entre as principais dificuldades.

Para a subsecretária de Administração da SEE/MG, Luciana Quaresma, o esforço do Estado na recuperação de estruturas históricas não só preserva um patrimônio público, mas também fortalece a identidade cultural das comunidades.

“É muito importante para a SEE/MG fazer o resgate dessas escolas, que também representam nosso patrimônio histórico. Sabemos o quanto esses prédios escolares significam para as comunidades que estão ao redor, guardando histórias de crescimento da vida das pessoas e da nossa rede de ensino”, diz.

Trabalho de restauração

O trabalho de restauração é complexo e demanda muito tempo de dedicação. Há casos em que peças, como pisos e esquadrias, precisam ser produzidas artesanalmente para replicar as características originais da época em que as escolas foram construídas. Além disso, a restauração de obras de arte, como afrescos e esculturas, exige a contratação de artistas qualificados, capazes de preservar a integridade cultural do prédio.

Além do investido, o Governo de Minas já prevê 72,5 milhões para concluir mais obras em unidades tombadas. “Investimos em obras de alta complexidade e também precisamos garantir que esses prédios sejam adaptados para os melhores padrões de segurança, acessibilidade e conforto para os nossos estudantes, sem perder a característica histórica, cultural e patrimonial que cada um deles significa para nossa comunidade”, completa Luciana.

Instituto de Educação

Com uma longa trajetória de contribuição para a educação mineira, o Instituto de Educação de Minas Gerais (Iemg), fundado em 1907 após transferência da capital para Belo Horizonte, está entre as escolas contempladas com um amplo trabalho de restauração.

O Governo de Minas está investindo R$ 42 milhões em três anos de revitalização da unidade emblemática da rede estadual, atingida por um incêndio acidental em 2023. As obras estão sendo executadas pela Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra).

“É um prédio que reúne muitas histórias de Belo Horizonte e da nossa rede. Estamos trabalhando, ambiente por ambiente, para que toda a identidade do prédio seja resgatada, com as características originais e para que nossos estudantes possam voltar com o conforto e a qualidade que eles merecem”, celebra Luciana Quaresma.

Com 117 anos de história, o Iemg atravessa a trajetória de milhares de estudantes. Entre eles, o arquiteto e mestre em engenharia civil Henrique Hoffman, que iniciou na educação infantil e concluiu o ensino médio no instituto. Ele retornou à unidade expondo na mostra Modernos Eternos, instalada na escola na edição de 2024, durante os meses de junho e julho.

“Foi uma honra voltar a esse prédio icônico e poder contribuir com a minha arte. A minha intervenção foi uma forma de homenagear os profissionais da educação e os alunos. Ressignifiquei a canção ‘Coração de Estudante’, de Milton Nascimento, para simbolizar a importância da educação e o cuidado com os brotos, as nossas crianças, para que elas possam crescer, florescer e dar frutos”, detalha o arquiteto, que está em processo de doação das obras junto aos órgãos patrimoniais.

A parceria com a mostra deixa um legado estimado em R$ 1,2 milhão, o que inclui a revitalização de banheiros e jardins clássicos, cortinas de veludo para teatro e entrada, tacos de peroba e centenas de vidros árticos fiéis à época.

“A escolha pelo Iemg foi uma pérola, uma referência de ensino para o Brasil. Os diretores, professores e orientadores que passaram por ali eram poliglotas, escritores, poetas e artistas. Além da arquitetura maravilhosa, que se funde com a história da inauguração de Belo Horizonte”, comenta a realizadora da Modernos Eternos, Josette Davis.

Uma década de espera

Adquirido pelo Estado em 1907 para abrigar o primeiro grupo escolar de Minas Gerais, em Juiz de Fora, a Escola Estadual Delfim Moreira reabriu as portas do Antigo Palacete Santa Mafalda, em 2023, após uma década de espera da comunidade.

A escola atende a mais de 860 estudantes em dois pavimentos, que mantêm elementos clássicos das construções no Brasil do final dos séculos XIX e início do século XX. Com R$13 milhões investidos, a unidade reinaugurou com foco no Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI).

“Oferecemos salas arejadas aos estudantes, servidores e professores. Além de vários espaços de riqueza pedagógica, como laboratório de ciências, sala de informática, biblioteca, quadra poliesportiva, sala de estudos e de convivências, com bancos e fótons pelos corredores, onde eles trabalham nos clubes de protagonismo, uma indicação do EMTI”, relata a diretora da instituição de ensino, Letícia Natalino.

Sabará, Ouro Fino, São João del-Rei e outras

As centenárias escolas estaduais Paula Rocha, em Sabará, e Coronel Paiva, em Ouro Fino, também são exemplos de escolas totalmente revitalizadas e entregues às comunidades durante a atual gestão, com recursos somados de R$ 6 milhões.

Outras estão em processo de restauração, como a Escola Estadual João dos Santos, em São João del-Rei, onde estudou o presidente eleito Tancredo Neves. Com obras conduzidas pela Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), a unidade já recebeu R$ 2,8 milhões e tem previsão de obter mais de R$ 7 milhões para conclusão.

Preservação contínua

Para preservar os prédios revitalizados entregues, o trabalho da SEE/MG junto às 47 Superintendências Regionais de Ensino (SREs) e milhares de gestores escolares é contínuo, por meio de repasses dos recursos de Manutenção e Custeio e orientações da cartilha própria sobre manutenção predial.

“Todos os prédios restaurados e tombados vão ser administrados a partir da sua particularidade. Isso significa que aquilo que foi restaurado será mantido originalmente e a manutenção vai levar isso em conta no plano estruturado, para que a conservação seja garantida para os próximos anos”, explica a subsecretária Luciana Quaresma.

A SEE/MG também possui Corpo Técnico de Engenharia em todas as SREs e no órgão central, que acompanham intervenções de pequeno porte, além da restauração e reforma total da edificação, seja via Caixa Escolar ou Seinfra. Além disso, a maior ferramenta utilizada é a conscientização dos estudantes, e da comunidade escolar, de que o Patrimônio Histórico das escolas estaduais deve ser bem utilizado, cuidado e preservado.

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Notícias Mon, 09 Sep 2024 11:25:00 -0300
Primeiro pedágio sem cancela free flow de Minas registra menor inadimplência entre rodovias concessionadas do país http://setop.mg.gov.br/municipio/prestacao-de-contas/stories/3528-primeiro-pedagio-sem-cancela-free-flow-de-minas-registra-menor-inadimplencia-entre-rodovias-concessionadas-do-pais http://setop.mg.gov.br/municipio/prestacao-de-contas/stories/3528-primeiro-pedagio-sem-cancela-free-flow-de-minas-registra-menor-inadimplencia-entre-rodovias-concessionadas-do-pais

Em apenas 90 dias de operação, o primeiro pórtico de pedágio sem cancela free flow de Minas Gerais registrou uma taxa de inadimplência de apenas 4,7%, o menor índice entre as rodovias concessionadas no Brasil que utilizam essa tecnologia, refletindo a rápida adaptação dos motoristas ao novo sistema.

Instalado na MG-459, entre Monte Sião e Ouro Fino, no Sul de Minas, o modelo de cobrança em livre passagem elimina a necessidade de paradas para pagamento de tarifas, proporcionando mais segurança, fluidez e agilidade ao tráfego.

Para o secretário de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), Pedro Bruno, a grande diversidade de métodos de pagamento tem contribuído para que o modelo esteja entre os mais bem-sucedidos do país.

"Estamos testemunhando um avanço na eficiência da cobrança de pedágio. O sucesso desta ação é um reflexo do nosso compromisso com a inovação e com a satisfação dos usuários", avalia Pedro Bruno.

O balanço divulgado pela concessionária EPR Sul de Minas indica que, nesses três primeiros meses, 173 mil veículos passaram pelo pórtico localizado em Monte Sião, no km 12,7 da rodovia. Desses, quase 50% dos usuários optaram pelo pagamento via tag eletrônica.

A principal vantagem desse método é que, além de ser mais prático, é também mais econômico, pois oferece automaticamente o Desconto para Usuários Frequentes (DUF), que proporciona reduções progressivas, a partir da segunda passagem do veículo pelo pórtico no mesmo trecho, dentro do mesmo mês. A economia pode chegar a até 72%, no 30º dia em que o motorista cruzar o trecho.

Outros 38% dos motoristas optaram pelo pagamento por meio do aplicativo “EPR Pedágio Sem Cancela”, que já soma mais de 12 mil downloads e está disponível para os sistemas Android e iOS.

Além dos serviços digitais, foram criados 30 pontos de pagamento em estabelecimentos comerciais locais, além da possibilidade de quitar o valor em outras praças físicas do trecho, facilitando o dia a dia daqueles que têm menos familiaridade com a tecnologia.

A equipe da concessionária também está disponível para apoiar as pessoas que tiverem dúvidas sobre o sistema. Em caso de dúvidas, os usuários podem entrar em contato com a EPR Sul de Minas pelo telefone: 0800 290-0459. O canal de atendimento é gratuito e está disponível 24h por dia.

Penalidade

Atualmente, caso o débito não seja quitado em até 15 dias após a passagem pelo free flow, o ato é caracterizado como evasão de pedágio (infração de trânsito prevista no artigo 209 do Código de Trânsito Brasileiro - CTB, Lei nº 9.503/97) e o proprietário do veículo é multado no valor de R$ 195,23, além de receber cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Uma nova resolução sobre a regulamentação do free flow está sendo preparada pelo Ministério dos Transportes, por meio da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), para aumentar o prazo de pagamento da tarifa, passando de 15 para 30 dias. A medida ainda não está em vigor.

“Mais de 30% dos usuários que não realizaram o pagamento dentro dos 15 dias, quitaram seu débito entre o 16º e o 30º dia. Isso reforça a importância da alteração da regulamentação pela Senatran para ampliar o prazo para 30 dias, a partir do qual é configurada a infração por evasão de pedágio”, destaca José Barreto, subsecretário de Regulação de Transportes da Seinfra.

Fotos: Divulgação/EPR Sul de Minas

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Notícias Wed, 04 Sep 2024 11:48:40 -0300
Seinfra e DER-MG fazem apresentação sobre o projeto e edital para retomada das obras da ponte sobre rio São Francisco http://setop.mg.gov.br/municipio/prestacao-de-contas/stories/3527-seinfra-e-der-mg-fazem-apresentacao-sobre-o-projeto-e-edital-para-retomada-das-obras-da-ponte-sobre-rio-sao-francisco http://setop.mg.gov.br/municipio/prestacao-de-contas/stories/3527-seinfra-e-der-mg-fazem-apresentacao-sobre-o-projeto-e-edital-para-retomada-das-obras-da-ponte-sobre-rio-sao-francisco


A Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) e o Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER-MG), em parceria com o Sindicato da Indústria da Construção Pesada do Estado de Minas Gerais (Sicepot-MG), realizam, nesta quinta-feira (05), às 11 horas, apresentação às empresas interessadas (road show) sobre o edital para a continuidade da construção da ponte sobre o rio São Francisco e as obras de pavimentação de variante de acesso à ponte, no Norte de Minas.

Durante o evento, técnicos da Seinfra e do DER-MG apresentarão as principais informações sobre o projeto e tirarão dúvidas. O objetivo é apresentar e detalhar os aspectos contidos no edital, visando ampliar o alcance das informações e fomentar a ampla participação de potenciais interessados na licitação, além de dar mais transparência as ações de governo.

Para participar do encontro é necessário fazer a inscrição no Sympla.

O edital para a retomada das obras foi publicado na última sexta-feira (30/8) e prevê um investimento estimado em R$173 milhões. A abertura das propostas está agendada para o dia 9/10/2024, às 9h30.

A publicação do documento vai permitir a retomada dos serviços e acabar com o transtorno da travessia por meio de balsas e barcos. A obra representa a esperança de progresso e mais qualidade de vida dos moradores da cidade de São Francisco, às margens do rio que batizou a cidade, e faz a conexão com o município de Pintópolis, pela rodovia MG-402.

Estrutura

A ponte, uma das maiores já construídas em Minas – com 1.120 metros de extensão e 13,8 metros de largura – está incluída no Provias, maior pacote de obras rodoviárias da última década e tem os recursos garantidos.

Além da edificação da travessia sobre o rio, o edital número 2301520 000017/2024 (Concorrência Eletrônica) prevê obras de melhoramentos e pavimentação de variante de acesso à ponte com 3,06 quilômetros, no trecho entre São Francisco e Pintópolis.

Histórico

As obras foram paralisadas devido à rescisão contratual com a empresa responsável pelo serviço.

A decisão, unilateral por parte do Governo de Minas, foi tomada após reunião realizada com a presença de representantes da empresa e do MPMG, diante da recorrente incapacidade da construtora de avançar com os serviços conforme obrigação contratual.

“Tivemos a infelicidade de contratar uma construtora que alegou desequilíbrio financeiro e acabou abandonando a obra. Mas o dinheiro do Governo de Minas sempre esteve garantido”, lembra o governador de Minas Gerais.

Na época, por meio do DER-MG, o Governo do Estado estabeleceu prazo de 60 dias para a empresa tomar as devidas providências em relação ao grande volume de material estocado no canteiro de obras, bem como para a conclusão de elementos de concreto que se encontravam parcialmente executados, de forma a minimizar perdas pela paralisação.

Serviço

Road Show:
Data: 05 de setembro de 2024
Horário: 11 horas
Local: SICEPOT-MG - Av. Raja Gabaglia 1143 - 17° andar – Luxemburgo

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Notícias Wed, 04 Sep 2024 11:41:51 -0300
Governo de Minas assina acordo para compra de mais de 600 novos ônibus para o transporte metropolitano http://setop.mg.gov.br/municipio/prestacao-de-contas/stories/3526-governo-de-minas-assina-acordo-para-compra-de-mais-de-600-novos-onibus-para-o-transporte-metropolitano http://setop.mg.gov.br/municipio/prestacao-de-contas/stories/3526-governo-de-minas-assina-acordo-para-compra-de-mais-de-600-novos-onibus-para-o-transporte-metropolitano

"Atualmente, temos uma frota envelhecida, poluente, que quebra muito e é desconfortável. E estamos trabalhando para mudar essa realidade”, concluiu o governador de Minas Gerais.

Serão destinados integralmente R$ 382 milhões para a compra dos novos ônibus, a título de indenização para reequilibrar os contratos de transporte coletivo, em função dos impactos causados pela pandemia.

Os valores investidos fazem parte dos rendimentos do recurso do Acordo de Reparação ao rompimento em Brumadinho, assinado pelos compromitentes –  Governo de Minas, Ministério Público de Minas Gerais, Ministério Público Federal, Defensoria Pública de Minas Gerais – com a Vale. O rompimento tirou a vida de 272 pessoas e gerou uma série de danos sociais, econômicos e ambientais.

A previsão é a de que os primeiros veículos comecem a ser entregues ainda em 2024. O acordo para a destinação dos recursos na aquisição dos ônibus foi enviado para homologação no âmbito do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG).

Para o governador Romeu Zema, o serviço será melhorado, seguindo a lógica do que está sendo feito em outras áreas no estado.

“Trata-se de um acordo que visa melhorar o serviço público. Uma lógica muito semelhante àquela que utilizamos na própria construção do Acordo de Brumadinho, em que os recursos vieram para construção e reforma de hospitais,  para o saneamento, entre outros. Na minha opinião, essa lógica funciona muito bem porque em vez de debater valores, o que se discute é quando o público vai receber um serviço melhor”, acrescentou o governador.

Renovação

Além dos 600 novos veículos, as concessionárias que operam o transporte público da RMBH assumem o compromisso de adquirir, com recursos próprios, mais 250 ônibus em 2025. Com a entrada dos novos veículos em operação, haverá redução da idade média da frota, passando dos atuais 11 anos para 6 anos até o final de 2025.

“Estamos falando de um serviço que atende mais de 500 mil pessoas por dia. Quase todos podem dizer que estão andando hoje em ônibus que não têm o conforto necessário. E todos nós que rodamos em Belo Horizonte sabemos como é a emissão de fumaça pelos ônibus”, destacou o vice-governador de Minas Gerais, Professor Mateus.

A compra representa uma renovação de mais de 25% da frota atual, de 2,4 mil ônibus, que opera 640 linhas. Os novos veículos serão do modelo Padrão Euro 6, ou seja, menos poluentes.

 

Melhorias

Os critérios para a alocação dos ônibus novos ainda serão estabelecidos em comum acordo com os consórcios e a Seinfra, respeitando proporção definida no acordo entre as sete Redes Integradas de Transporte que compõem o Sistema Metropolitano.

Foi definido, ainda, que será levada em consideração a idade dos veículos que serão substituídos, quantidade de reclamações e volume de passageiros transportados.


Mais ônibus

O processo de renovação da frota foi diretamente impactado pela diminuição do número de passageiros durante a pandemia de covid-19, o que também elevou significativamente o custo da operação.

Antes da pandemia, o transporte coletivo da Região Metropolitana de Belo Horizonte transportava uma média de 850 mil passageiros por dia. Atualmente, a média de passageiros transportados por dia é de 570 mil.

 

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Notícias Mon, 02 Sep 2024 14:27:25 -0300
Reajuste do transporte rodoviário intermunicipal é definido com percentual abaixo do reivindicado por empresas http://setop.mg.gov.br/municipio/prestacao-de-contas/stories/3525-reajuste-do-transporte-rodoviario-intermunicipal-e-definido-com-percentual-abaixo-do-reivindicado-por-empresas http://setop.mg.gov.br/municipio/prestacao-de-contas/stories/3525-reajuste-do-transporte-rodoviario-intermunicipal-e-definido-com-percentual-abaixo-do-reivindicado-por-empresas

O Governo de Minas divulgou, por meio do Diário Oficial deste sábado (31/8), o reajuste anual do valor das passagens do transporte coletivo rodoviário intermunicipal. O índice autorizado foi de 7,99% para as linhas que operam no asfalto e de 7,84% para as linhas que circulam em vias não pavimentadas. As novas tarifas começam a valer a partir deste domingo (1/9) e não incluem taxas de embarque em rodoviárias e pedágios.

O percentual aprovado é inferior ao pleiteado pelas concessionárias, que solicitaram à Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra) uma atualização entre 9,787% e 12,04% no preço atual das passagens.

O reajuste das tarifas do transporte intermunicipal visa corrigir a defasagem dos valores entre junho de 2023 e julho de 2024, considerando a variação dos preços de insumos como combustíveis, peças de reposição, manutenção, depreciação do veículo, tributos e remuneração da mão de obra, entre outros.

Legislação

O reajuste anual das tarifas do transporte intermunicipal está previsto no Decreto nº 44.603/2007 (Regulamento do Serviço de Transporte Coletivo Rodoviário Intermunicipal e Metropolitano do Estado de Minas Gerais – RSTC) e nos contratos de concessão firmados para a prestação dos serviços.

Importante ressaltar que os valores da tabela estabelecem o patamar máximo que poderá ser cobrado e, conforme estabelecido na Resolução nº 22/2018, as concessionárias que prestam serviço de transporte coletivo rodoviário intermunicipal estão autorizadas a adotar tarifas promocionais em horários específicos, não sendo obrigatória a oferta da promoção em todas as poltronas de uma mesma viagem. Nos bilhetes de passagens adquiridos na promoção devem constar a inscrição “Tarifa Promocional”.

O Sistema Intermunicipal de Transporte de Passageiros abrange ônibus que circulam entre a capital e as cidades do interior e também as rotas entre cidades mineiras. Ao todo o sistema conta com 2.341 linhas, entre as regulares e atendimentos parciais.

Clique aqui  e consulte as linhas, itinerários e valores do transporte intermunicipal.

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Notícias Sat, 31 Aug 2024 07:20:40 -0300
Governo de Minas publica edital para retomada da obra da ponte sobre o rio São Francisco http://setop.mg.gov.br/municipio/prestacao-de-contas/stories/3524-publicado-edital-para-a-retomada-da-obra-da-ponte-sobre-o-rio-sao-francisco-no-norte-de-minas http://setop.mg.gov.br/municipio/prestacao-de-contas/stories/3524-publicado-edital-para-a-retomada-da-obra-da-ponte-sobre-o-rio-sao-francisco-no-norte-de-minas

O Governo de Minas publicou nesta sexta-feira (30/8), por meio do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), o edital da nova licitação para a continuidade da construção da ponte sobre o rio São Francisco na MG-402, obra aguardada há mais de 70 anos pela população do Norte de Minas.

O investimento é estimado em R$173 milhões. A abertura das propostas está agendada para o dia 9/10/2024, às 9h30.

A publicação do documento vai permitir a retomada dos serviços e acabar com o transtorno da travessia por meio de balsas e barcos. A obra representa a esperança de progresso e mais qualidade de vida dos moradores da cidade de São Francisco, às margens do rio que batizou a cidade, e faz a conexão com o município de Pintópolis, pela rodovia MG-402.

"Estamos publicando a nova licitação para a continuidade da obra da ponte. Quero tranquilizar a população de São Francisco e da região de que essa obra tem verba destinada, reservada e específica, e que vai trazer muito desenvolvimento, segurança e conforto, só depende de tempo para ser entregue", assegura o governador Romeu Zema.

Zema frisa que os recursos são oriundos do Acordo de Reparação, pelo rompimento em Brumadinho, assinado pelos compromitentes – Governo de Minas, Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Ministério Público Federal (MPF), Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) – com a Vale. O rompimento tirou a vida de 272 pessoas e gerou uma série de danos sociais, econômicos e ambientais.

Estrutura

A ponte, uma das maiores já construídas em Minas – com 1.120 metros de extensão e 13,8 metros de largura – está incluída no Provias, maior pacote de obras rodoviárias da última década e tem os recursos garantidos.

Além da edificação da travessia sobre o rio, o edital número 2301520 000017/2024 (Concorrência Eletrônica) prevê obras de melhoramentos e pavimentação de variante de acesso à ponte com 3,06 quilômetros, no trecho entre São Francisco e Pintópolis.

Histórico

As obras foram paralisadas devido à rescisão contratual com a empresa responsável pelo serviço.

A decisão, unilateral por parte do Governo de Minas, foi tomada após reunião realizada com a presença de representantes da empresa e do MPMG, diante da recorrente incapacidade da construtora de avançar com os serviços conforme obrigação contratual.

“Tivemos a infelicidade de contratar uma construtora que alegou desequilíbrio financeiro e acabou abandonando a obra. Mas o dinheiro do Governo de Minas sempre esteve garantido”, lembra o governador de Minas Gerais.

Na época, por meio do DER-MG, o Governo do Estado estabeleceu prazo de 60 dias para a empresa tomar as devidas providências em relação ao grande volume de material estocado no canteiro de obras, bem como para a conclusão de elementos de concreto que se encontravam parcialmente executados, de forma a minimizar perdas pela paralisação.

Pavimentação do trecho Pintópolis-Urucuia

Ainda na região, o DER-MG segue com as obras nas rodovias MG-402 e MG-202, trecho que liga Pintópolis a Urucuia. São 73 quilômetros a serem pavimentados divididos em dois lotes: o primeiro com 21,753 quilômetros e o lote dois com 51,440 quilômetros. A previsão é de que até o final de 2024 cerca de 30 quilômetros já estejam pavimentados.

As obras no segmento vão integrar a região Norte e Noroeste de Minas, os vales do Jequitinhonha e Mucuri e o Sul da Bahia, facilitando o transporte de grãos, que é a base da economia da região.

Além disso, a expectativa é a de que, após a conclusão dos serviços, cerca de 100 mil pessoas sejam beneficiadas diretamente pela pavimentação do segmento.

“A pavimentação da MG-402 e MG-202 é uma obra esperada pela população do Norte de Minas há décadas. A melhoria vai trazer benefícios logísticos e de segurança viária para toda região, além de diminuir significativamente o tempo de deslocamento no trajeto até Brasília, que poderá ter redução de mais de duas horas”, destacou o diretor-geral do DER-MG, Rodrigo Tavares.

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Notícias Fri, 30 Aug 2024 13:19:35 -0300
Obra de recuperação rodoviária entre Araxá e a divisa com São Paulo está com 90% dos serviços concluídos http://setop.mg.gov.br/municipio/prestacao-de-contas/stories/3523-obra-de-recuperacao-rodoviaria-entre-araxa-e-a-divisa-com-sao-paulo-esta-com-70-dos-servicos-concluidos http://setop.mg.gov.br/municipio/prestacao-de-contas/stories/3523-obra-de-recuperacao-rodoviaria-entre-araxa-e-a-divisa-com-sao-paulo-esta-com-70-dos-servicos-concluidos

A rodovia MG-428 está ganhando novo asfalto no trecho entre Araxá e Rifaina (SP), no Alto Paranaíba, por meio do Provias, maior pacote de investimentos em infraestrutura viária da última década em Minas Gerais. Há mais de 20 anos o trecho não passava por melhorias.

O segmento que está passando por obras de recuperação funcional do pavimento já apresenta uma evolução de 90% de serviços executados em um trecho de 106,60 km. São cerca de R$70 milhões em investimentos aplicados na melhoria de da via, valor que inclui o fornecimento de material betuminoso. O trecho beneficia diretamente cerca de 150 mil habitantes que residem na área de influência da rodovia.

Iniciada em outubro de 2023, as obras devem ser concluídas até o final de setembro, conforme cronograma do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER-MG), órgão responsável pela condução dos trabalhos.

O trecho passa por uma solução técnica que envolve a fresagem do pavimento, uma reconfecção e, posteriormente, um microrevestimento asfáltico, finalizando com uma nova sinalização horizontal da pista e reforço na sinalização vertical, com a instalação de placas de regulamentação para orientar o motorista, além dos marcos quilométricos e placas educativas e indicativas.

Ampliação do Provias

As obras do Provias vêm se multiplicando em todas as regiões mineiras. E o pacote de investimentos não para de crescer. Em abril de 2022, quando o programa foi lançado, eram 99 obras e um investimento cerca de R$ 2 bilhões. Hoje, são 142 obras e mais de R$ 4,5 bi destinados à recuperação e pavimentação de rodovias, além da construção de pontes.

O Provias tem potencial de adicionar ao PIB mineiro o montante de R$ 1,3 bilhão e aumentar a arrecadação com impostos indiretos em cerca de R$ 225 milhões.

Uma parte dos recursos do Provias são oriundos do Termo de Reparação assinado com a Vale em decorrência do rompimento da barragem de Brumadinho, do Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC) firmado entre o Governo de Minas e a Fundação Renova, além de convênios e emendas parlamentares estaduais e federais, parcerias com empresas e convênios com prefeituras.

O rompimento de barragem da Vale em Brumadinho tirou a vida de 272 pessoas e gerou uma série de danos sociais, econômicos e ambientais na região atingida e em todo o Estado de Minas Gerais.

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Notícias Fri, 30 Aug 2024 07:47:59 -0300
Governo de Minas acompanha leilão da BR-381, trecho entre Belo Horizonte e Governador Valadares http://setop.mg.gov.br/municipio/prestacao-de-contas/stories/3522-governo-de-minas-acompanha-leilao-da-br-381-trecho-entre-belo-horizonte-e-governador-valadares http://setop.mg.gov.br/municipio/prestacao-de-contas/stories/3522-governo-de-minas-acompanha-leilao-da-br-381-trecho-entre-belo-horizonte-e-governador-valadares


O Governo de Minas acompanhou, nesta quinta-feira (29/8), o leilão de concessão de 304 quilômetros da BR-381, no trecho que liga Belo Horizonte a Governador Valadares, no Vale do Rio Doce. O governador Romeu Zema esteve na Bolsa de Valores (B3), em São Paulo, durante a sessão.

A concessionária vencedora foi a 4UM Investimentos que vai investir R$ 9 bilhões. Os recursos serão aplicados em novas obras e serviços operacionais para transformar a rodovia em um corredor logístico mais seguro e eficiente.

"É uma concessão que já deveria ter sido feita há 20, 30 anos, mas que agora saiu do papel. Vai ser excelente para o Leste de Minas. Cidades como Governador Valadares, Ipatinga e Teófilo Otoni terão condições de se desenvolver ainda mais", disse o governador Romeu Zema.

As obras de duplicação e melhorias na rodovia são reivindicações antigas do Governo de Minas. O percurso, que passa pelo Vale do Aço, uma das regiões mais importantes para a siderurgia no estado, será administrado pela iniciativa privada pelos próximos 30 anos. A 4UM Investimentos foi selecionada com base na oferta do maior desconto tarifário, 0,94%.

“É um trecho com muitos acidentes, muitas curvas, de difícil ultrapassagem, veículos de carga, e essas obras vão trazer essa segurança e mobilidade, que é um dos principais pontos da concessão”, ressaltou o governador.

Desde 2019, em diferentes ocasiões, a concessão da BR-381 vem sendo solicitada à União diretamente pelo governador Romeu Zema e pelo vice-governador Professor Mateus, com o respaldo das secretarias de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), e de Casa Civil (SCC), visando contemplar essa demanda histórica que vai beneficiar todos os mineiros.

“Esse trecho é fundamental, e estamos avançado com outras concessões para trazer mais desenvolvimento social e econômico para nosso estado”, disse o secretário de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, Pedro Bruno.

Desenvolvimento econômico

O sistema rodoviário BR-381/MG permite a interligação de Minas Gerais com estados da Bahia e do Espirito Santo, onde estão localizados complexos portuários fundamentais para o escoamento de produtos agrícolas, pecuários, mineração e industriais de matrizes econômicas diversificadas.

Além de melhorar a infraestrutura e a mobilidade, a concessão deverá gerar cerca de 73 mil empregos diretos e indiretos, contribuindo para o desenvolvimento econômico e a criação de novos postos de trabalho em Minas Gerais.

Entre as intervenções previstas estão a duplicação de 134 quilômetros (entre obras remanescentes e novos trechos), a construção de quase 83 quilômetros de faixas adicionais, cerca de dez quilômetros de vias marginais, 20 passarelas, 15 passagens de fauna e uma rampa de escape, entre outras ações.

Também está previsto o atendimento ao usuário da via com Centro de Controle de Operações (CCO) e Bases do Serviço Operacional (BSO) para apoio das equipes de atendimento médico de emergência, atendimento mecânico e atendimento aos demais incidentes na via.

Proposta revisada

A nova proposta de concessão da BR-381 passou por uma revisão abrangente, atendendo a pedidos do mercado e incorporando mudanças baseadas em estudos técnicos e políticas públicas atualizadas pelo Ministério dos Transportes.

Entre as alterações, está a ampliação de capacidade e melhorias entre os quilômetros 427 e 458,4 (Lotes 8A e 8B), que foram excluídas desta nova versão do projeto de concessão e serão executadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

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Notícias Fri, 30 Aug 2024 05:13:02 -0300
Concluídas mais de 75% das obras de segurança viária em rodovias do Vetor Norte da Grande BH http://setop.mg.gov.br/municipio/prestacao-de-contas/stories/3521-concluidas-mais-de-75-das-obras-de-seguranca-viaria-em-rodovias-do-vetor-norte-da-grande-bh http://setop.mg.gov.br/municipio/prestacao-de-contas/stories/3521-concluidas-mais-de-75-das-obras-de-seguranca-viaria-em-rodovias-do-vetor-norte-da-grande-bh

O Governo de Minas já concluiu mais de 75% das obras de melhorias na segurança viária, previstas para as rodovias MG-010, LMG-800 e MG-424, no Vetor Norte da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

O balanço é do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), responsável pela condução das ações.

A revitalização da sinalização e dos dispositivos de segurança viária contemplam mais de 42 quilômetros de vias. Fazem parte do pacote, a MG-010, entre o trevo da Vilarinho ao trevo de Lagoa Santa, com 18,10 quilômetros; a LMG-800, acesso para Lagoa Santa, com 4,24 quilômetros e em 20 quilômetros da MG-424, trecho entre o entroncamento da MG-010 até Pedro Leopoldo. O investimento é de mais de R$ 8 milhões.

O diretor de Manutenção do DER-MG, Davidsson Canesso de Oliveira, destaca que a sinalização viária é um dos principais pilares da segurança de trânsito, sobretudo nos trechos de grande movimento.

“As rodovias que estão em obras têm características de tráfego intenso de veículos, seja de passeio ou de carga, e são ligações com outras regiões econômicas e turísticas do estado. Além disso, é o principal acesso ao Aeroporto Internacional Presidente Tancredo Neves, em Confins”, avalia.

“As intervenções fazem parte do projeto de execução de serviços de recuperação, ampliação e implantação de sinalização viária horizontal e vertical e instalação de dispositivos de segurança viária, medidas que contribuirão significativamente para a segurança no trânsito e implementação de sistemas de orientação e localização para o usuário, além de oferecer mais conforto e tranquilidade para quem transita pelas vias”, completa Oliveira.

Nos trechos, já foram trocadas defensas metálicas e instalados delimitadores cilíndricos, dispositivos implantados nas saídas das bifurcações, inibindo acessos em local proibido.

O balanço do DER-MG apresenta a evolução detalhada de alguns serviços: já foi finalizada a implantação de tachas refletivas na pista; executada 90% das instalações de delimitadores cilíndricos.

O mesmo percentual é apontado para a pintura de bordo e de eixo; instalado 80% de elemento refletivo para defensas metálicas, entre outras ações.

A previsão da equipe para esta semana é iniciar a pintura de zebrados e setas e finalizar outros serviços. As placas de sinalização vertical já estão sendo produzidas e serão instaladas em setembro, conforme cronograma de trabalho do DER-MG.

Atenção redobrada

O DER-MG reforça as orientações aos usuários em função das intervenções.

Diversos trechos estão em obras com a presença constante de colaboradores nas vias, o que exige redução de velocidade e atenção redobrada dos motoristas.

Em função dos trabalhos, haverá a necessidade de interdição de uma das faixas de tráfego para execução das melhorias.

Diante disso, os motoristas que circulam pela via devem ficar atentos para a possibilidade de retenção no tráfego. Para quem se dirige ao aeroporto, em Confins, a orientação é sair um pouco mais cedo de casa.

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Notícias Mon, 26 Aug 2024 10:50:44 -0300
Minas Gerais é anunciada como sede do maior evento técnico do rodoviarismo brasileiro, em 2025 http://setop.mg.gov.br/municipio/prestacao-de-contas/stories/3520-minas-gerais-e-anunciada-como-sede-do-maior-evento-tecnico-do-rodoviarismo-brasileiro-em-2025 http://setop.mg.gov.br/municipio/prestacao-de-contas/stories/3520-minas-gerais-e-anunciada-como-sede-do-maior-evento-tecnico-do-rodoviarismo-brasileiro-em-2025

Minas Gerais sediará o próximo Encontro Nacional de Conservação Rodoviária (Enacor) e da Reunião Anual de Pavimentação (RAPv) de 2025. O anúncio foi realizado na quinta-feira (22/8), em Aracaju (SE), pelos presidentes da Associação Brasileira dos Departamentos Estaduais de Estradas de Rodagem (ABDER) e da Associação Brasileira de Pavimentação (ABPv).

A expectativa dos organizadores é que pelo menos 2 mil técnicos devem participar das atividades, entre engenheiros, administradores públicos e privados, estudantes, empresas de construção pesada, fornecedores de insumos do setor rodoviário e de logística, além de consultoria. Somente os quatro dias de eventos devem trazer para o setor de turismo de negócios da capital mineira um incremento de R$ 5 milhões.

Além da movimentação turística, mais de 80 empresas expositoras estarão presentes no evento mineiro para mostrar as mais modernas tecnologias de engenharia de tráfego, construção, manutenção, sinalização, informática, mobilidade e maquinários pesados. A perspectiva das empresas é que sejam potencializados o fechamento de negócios na casa de centenas de milhões de reais.

Durante o 27º Enacor e 50ª RAPv, que ocorrerá em Belo Horizonte de 9 a 12/6 de 2025, devem sera realizadas mais de 20 palestras, uma série de minicursos técnicos, 5 mesas redondas, visitas técnicas e a reunião de diretores-gerais dos DERs.

“Minas sempre foi um ponto de referência no rodoviarismo brasileiro, já que em nosso estado existem características que sintetizam todos os tipos de relevos e solos do país”, explica o diretor-geral do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), Rodrigo Tavares.

“Ao recebermos a elite da engenharia rodoviária, além de adquirirmos novas tecnologias, vamos ter oportunidade de demonstrar produtos desenvolvidos em Minas, que contribuirão para o aprimoramento do setor de infraestrutura”, afirma.

Para a presidente da Associação Brasileira de Pavimentação (ABPv), Luciana Nogueira Dantas, “eventos como a RAPv e o Enacor proporcionam a troca de informações entre empresas e órgãos rodoviários, aeroportuários e ferroviários, tendo em vista que as tecnologias avançaram muito nos últimos anos, capitaneadas, principalmente, pelos incansáveis pesquisadores das principais universidades brasileiras”.

“Cabe agora aos governos as implantarem, partindo de especificações técnicas atualizadas que propiciem a segurança necessária para aplicação dessas”, assinala Dantas.

“Quando são realizados encontros como o Enacor e a RAPv, há um troca de procedimentos e disseminação de boas práticas que refletirão em todo setor de mobilidade federal, estadual e municipal”, destaca o presidente da ABDER, Fauzi Nacfur Júnior.

Ele lembra que as consequências das condições das rodovias também podem ser sentidas em indicadores econômicos. “A função dos departamentos viários estaduais é proporcionar um ir e vir seguro e de qualidade à população, que facilite o escoamento da produção agrícola e promova o turismo interno. Esses fatores são determinantes para o crescimento da economia brasileira de forma eficiente”.

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Notícias Fri, 23 Aug 2024 12:39:08 -0300
Dez anos após a Copa do Mundo no Brasil, Mineirão continua a impulsionar a economia mineira http://setop.mg.gov.br/municipio/prestacao-de-contas/stories/3519-dez-anos-apos-a-copa-do-mundo-no-brasil-mineirao-continua-a-impulsionar-a-economia-mineira http://setop.mg.gov.br/municipio/prestacao-de-contas/stories/3519-dez-anos-apos-a-copa-do-mundo-no-brasil-mineirao-continua-a-impulsionar-a-economia-mineira

Uma década após a Copa do Mundo de 2014, o Complexo do Mineirão, em Belo Horizonte, continua a ser um dos maiores ícones do esporte nacional. O impacto do estádio na vida dos mineiros vai muito além das quatro linhas.

Desde 2010, o "Gigante da Pampulha" é administrado por uma Parceria Público-Privada (PPP) entre o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), e a concessionária Minas Arena, o que tem contribuído para o desenvolvimento econômico do estado.

Segundo estudo realizado pelo Instituto de Pesquisas Econômicas Administrativas (Ipead), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em 2022, o Mineirão injetou R$ 1 bilhão na economia estadual. A pesquisa revelou que, a cada R$ 1 gasto no estádio, são gerados R$ 3,97 em movimentações fora dele.

Eventos e jogos realizados no Mineirão criaram mais de 7 mil postos de trabalho e contribuíram para a arrecadação de R$ 61,5 milhões para os cofres públicos.

"Esses números demonstram como uma gestão eficiente pode transformar um patrimônio esportivo em um equipamento importante para a economia de Minas Gerais. Além de desonerar o estado, estamos gerando novas oportunidades e trazendo mais desenvolvimento para os mineiros", afirma Pedro Bruno, secretário de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias.

Reforma e modernização

O contrato da PPP tem vigência de 27 anos e, desde o início da parceria, o Mineirão passou por uma série de intervenções que ampliaram e diversificaram suas áreas de uso para o público, como a criação da esplanada, novos estacionamentos, espaços comerciais e uma nova cobertura.

Também houve a modernização e revitalização da fachada e estrutura interna, a instalação de painéis solares, placares eletrônicos e a reforma das arquibancadas e vestiários.

No período pós-reforma, o Mineirão recebeu 504 partidas de futebol, com público superior a 12,6 milhões de pessoas. Desconsiderando os jogos sem torcida devido à pandemia, a média é de 30 mil torcedores por partida. O número representa quase o dobro do que era registrado antes das intervenções, quando a média de público era de 16,8 mil visitantes.

Diego Vargas Quirino frequenta o Mineirão desde os 7 anos de idade e esteve presente em momentos marcantes da história do estádio. “Eu poderia ficar horas falando sobre as experiências incríveis que vivi”, diz.

Uma das recordações de Diego é do jogo do maior público, em 1997, na partida entre Cruzeiro e Vila Nova. “Eu me lembro exatamente do dia e da cidade movimentada. Também estive em quatro jogos da Copa do Mundo de 2014 e presenciei o histórico 7x1”.

“Foi triste para o futebol brasileiro, mas, do ponto de vista histórico, eu vivenciei um momento marcante, dentro de um dos maiores templos do esporte mundial”, afirma Diego Quirino.

Para ele, a reforma modernizou o Mineirão, mas manteve sua essência. “É aquela beleza monumental, um lugar reconhecido pelas curvas e retas em qualquer canto do mundo. O Mineirão será sempre o eterno Gigante da Pampulha, o estádio de todos os mineiros”.

Encontro

Paralelamente ao futebol, o Mineirão recebe eventos musicais, culturais, corporativos e de outros esportes. De 2013 ao primeiro semestre de 2024, foram 1.111 eventos, com público aproximado de 4,9 milhões de pessoas.

Foi em uma dessas oportunidades, e não em um jogo, em que os atleticanos Carolina Quirino de Oliveira e Bruno Novais Barbieri se conheceram. Tudo começou com uma troca de mensagens, que logo levou a um encontro no estádio. "O Mineirão é o lugar onde vivi muitos momentos felizes e onde encontrei o amor da minha vida. Para mim, o estádio representa paixão e felicidade em Minas", conta Carolina.

Bruno também compartilha o carinho pelo estádio, que faz parte da história do casal. "Estar no Mineirão é sair da rotina, é sentir a alegria de estar no meio de uma multidão feliz. As melhorias foram ótimas, trouxeram mais conforto e ampliaram o espaço. Além disso, a esplanada é uma ótima opção para passear com a família", acrescenta.

Competições

O Mineirão se tornou um grande aliado nos anos de ouro do futebol mineiro, sendo palco de conquistas históricas, como a Copa Libertadores do Atlético-MG em 2013, os Campeonatos Brasileiros do Cruzeiro em 2013 e 2014, e do Atlético-MG em 2021, e as Copas do Brasil do Atlético-MG em 2014 e 2021, e do Cruzeiro em 2017 e 2018.

Nos 12 anos de concessão, o estádio recebeu 19 competições diferentes, com torneios internacionais, como a Copa das Confederações, a Copa do Mundo, os Jogos Olímpicos e a Copa América, além de competições de futebol masculino, feminino e de base. Foram realizadas 29 finais de jogos mata-mata, com 23 taças erguidas no gramado do Gigante.

Mais recentemente, o entorno do estádio foi utilizado para a competição da Stock Car Pro Series, marcando o retorno de Minas Gerais ao calendário da principal categoria do automobilismo brasileiro após sete anos.

Durante quatro dias de agosto, o público pôde aproveitar a esplanada, as arquibancadas e os camarotes, além de toda a estrutura de entretenimento, gastronomia e diversão montada para a etapa da competição em Belo Horizonte.

Ações sociais e sustentabilidade

Além de sua importância para o esporte, o Mineirão também se destaca pelas ações sociais e de sustentabilidade. Periodicamente, o estádio realiza campanhas pela igualdade de gênero, acessibilidade, e contra o racismo, a lgbtfobia e a violência no futebol.

O Mineirão é signatário do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) e foi o primeiro estádio do Brasil a receber o selo Platinum da certificação Leadership in Energy and Environmental Design (Leed), com destaque para a geração de energia fotovoltaica, reuso de água da chuva e reciclagem.

De 2013 ao primeiro semestre de 2024, 683 toneladas de resíduos foram reciclados.

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Notícias Thu, 22 Aug 2024 08:26:58 -0300
Obras do Governo de Minas na MGC-262 garantem dignidade e novas oportunidades a moradores de distrito de Caeté http://setop.mg.gov.br/municipio/prestacao-de-contas/stories/3518-obras-do-governo-de-minas-na-mgc-262-garantem-dignidade-e-novas-oportunidades-a-moradores-de-distrito-de-caete http://setop.mg.gov.br/municipio/prestacao-de-contas/stories/3518-obras-do-governo-de-minas-na-mgc-262-garantem-dignidade-e-novas-oportunidades-a-moradores-de-distrito-de-caete


Rancho Novo é uma pequena localidade de Caeté, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), habitada por cerca de 2 mil moradores. O local pacato é considerado o de mais baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do município e fica no trajeto da MGC-262, caminho para quem se destina a Barão de Cocais.

Durante muitos anos, a população do local conviveu com frequentes transtornos causados, principalmente, pela ausência de infraestrutura viária, o que predestinava a comunidade a um cenário de poucas expectativas.

Mas a poeira da falta de oportunidades está ficando para trás com a pavimentação de 28,5 quilômetros da rodovia  realizada pelo Governo de Minas, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem do estado de Minas Gerais (DER-MG). O serviço, que já atinge mais de 75% de evolução, deverá ser totalmente concluído no final de 2024.

A chegada do asfalto não está só colocando um ponto final nos problemas de mobilidade: está trazendo esperança de um novo tempo que é vislumbrado por quem vive e ganha o sustento em Rancho Novo.

É o caso da comerciante Meire Márcia Pinheiro, nascida e criada no local. Meire herdou do pai uma pequena mercearia que vende de tudo um pouco. O comércio foi fundado pelo avô de Meire há quase cem anos.

Ela relata as dificuldades que enfrentou ao longo de uma vida toda e se emociona ao recordar da angustia de ficar isolada e não ter como ir para escola nos períodos de chuva.

“Quando chovia eu nem dormia porque não sabia como poderia chegar na cidade no dia seguinte. Eu nasci aqui e nunca me afastei deste distrito. O trajeto até Caeté era diário para estudar, desde criança, e foi assim depois que me formei no segundo grau para continuar a meus estudos e trabalhar. A situação era tão caótica que tinha dias que tentávamos três opções de trajeto para chegar na sede do município e nenhum era possível”, relata.

Na avaliação de Meire o asfalto veio para dar dignidade e tranquilidade para todos do distrito de Rancho Novo, além de trazer novas oportunidades de trabalho na medida que quem contrata um trabalhador que reside na comunidade tem a certeza que ele chegará para trabalhar.  “Abriu um leque de possibilidades e o resultado disso nós já estamos sentindo. Até o movimento na minha mercearia já aumentou”, destaca.

A mesma percepção é compartilhada por outro morador e líder comunitário, Cesalino Rodrigues. “A pavimentação trouxe mais mobilidade e vai ajudar a desenvolver a nossa região que hoje vive, basicamente, da atividade rural e postos de trabalho na mineração. A gente sofria muito com a lama e a poeira. Vivíamos períodos de isolamento, principalmente na época das chuvas. O ônibus coletivo e o escolar nunca chegavam no horário e tinha dias que eles nem vinham”, ressalta.

Casado, pai de dois filhos pequenos, Cesalino já vislumbra dias melhores para sua família e para toda a comunidade, com mais mobilidade, geração de empregos e crescimento de oportunidades, sem precisar sair do distrito.

O aposentado Eduardo Paulino, morador há cerca de um ano de Rancho Novo, destaca que a pavimentação do trecho da MGC-262 é a realização de um sonho de muita gente.

“Eu vim de Belo Horizonte e, quando comprei o terreno para construir minha chácara, não tinha asfalto, mas tinha a promessa do Governo de Minas de levar o projeto adiante", relembra.

"Esta obra facilita a nossa logística e eu sinto que as pessoas estão motivadas a empreender e a investir em Rancho Novo", conclui Eduardo Paulino.

Caminho de prosperidade e geração de emprego e renda

O caminho de prosperidade e de desenvolvimento que passa pela MGC-262 já traz benefícios antes da conclusão das obras e permite a construção de um futuro melhor para alguns moradores da região contratados pela empresa que executa os serviços.

Atualmente, são cerca de 120 empregos diretos gerados na obra e que tem dado a muitas pessoas a possibilidade de recomeçar no mercado de trabalho.

É o caso de Gislene da Conceição Costa, moradora de Caeté. Ela trabalha na no setor administrativo da empresa que executa as obras e fala com orgulho de fazer parte da pavimentação da MGC-262.

“Eu vou contar para as futuras gerações - meus netos e bisnetos- que eu contribuí para a realização do sonho de muitas pessoas. Estou aqui há dois anos e meio e me sinto muito feliz. Eu estava desempregada e meu último trabalho foi em Belo Horizonte, o que se tornava um transtorno pela distância e pelo trânsito difícil até a capital. O fato de trabalhar perto de casa me proporciona mais qualidade de vida e eu posso dar mais assistência para meu filho. Estou há dez minutos da minha casa”, avalia.

Lorena das Graças Silva, técnica em segurança do trabalho é outra moradora de Caeté que foi contratada pela empresa que executa as obras na rodovia."Eu me formei em 2022 e estava procurando uma oportunidade de trabalho em outras cidades. Neste período, surgiu uma vaga na pavimentação da MGC-262 e eu não pensei duas vezes. Eu já tinha feito meu estágio aqui e eles me contrataram em definitivo. Por ser uma obra grande eu estou ganhando muita experiência. Me sinto feliz e realizada de estar fazendo parte da equipe”, conta.

Outra história é a do operador de máquina Antônio Carlos Valentino, também de Caeté. Há mais de dois anos trabalhando na obra, o profissional estava desempregado há algum tempo.

"Quando a empresa chegou aqui eu busquei uma oportunidade e eu me sinto orgulhoso de estar ajudando a construir algo que vai ser muito importante para meus filhos e meus netos.  Saber que cada trecho desta obra eu ajudei a construir dá muita satisfação.  Estou muito feliz de ver essa obra sair do papel e estar trabalhando nela. Além disso, eu me sinto amparado porque o salário chega todo mês e eu posso levar o sustento para minha família, conclui.

Benefícios diretos da pavimentação do trecho

As melhorias na MGC-262 vão beneficiar diretamente uma população estimada em 110 mil habitantes dos municípios de Caeté, Barão de Cocais e Santa Bárbara.

O engenheiro e professor associado da Fundação Dom Cabral, Ramon Victor César, destaca alguns impactos positivos da pavimentação do trecho. Em sua avaliação, a garantia de um acesso qualificado permite a criação de oportunidades econômicas e sociais, tanto durante a obra quanto depois de concluída.

“Mais que um investimento econômico, a pavimentação de uma rodovia garante cidadania e desenvolvimento para as pessoas. Por meio dela, as pessoas vão chegar mais rápido a hospitais; acessar escolas e universidades, chegar aos seus destinos com segurança e tranquilidade. Além disso, a construção de uma estrada permite ampliar o potencial agrícola, turístico e imobiliário da região”, garante.

“A infraestrutura adequada que está se formando vai incentivar o turismo religioso, ecológico e histórico, uma vez que o trecho faz parte do circuito Estrada Real e vai facilitar o acesso ao Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade e ao Santuário do Caraça. Outro aspecto importante é que o segmento está inserido em uma das dez regiões caracterizadas pelo Estado como produtoras de Queijo Minas Artesanal: entre as Serras da Piedade e do Caraça”, completa.

A rodovia também servirá como rota alternativa para quem circula pela BR-381, já que o trecho da rodovia federal entre Caeté e Belo Horizonte ainda não foi duplicado.

Acesso e qualidade de vida

No trajeto de 28,5 quilômetros são realizados melhoramentos, pavimentação, implantação e restauração da via. As obras contemplam ainda o contorno de Barão de Cocais, construção de viaduto sobre a ferrovia da Vale e instalação de viaduto metálico sobre a Ferrovia Centro Atlântica (FCA). Mais de 20 quilômetros já estão pavimentados.

As equipes de trabalhos são divididas em várias frentes, que executam terraplenagem, drenagem, pavimentação e sinalização viária, simultaneamente, aproveitando o período de estiagem. As intervenções fazem parte do Provias e conta com investimento total de R$ 138 milhões.

Para o diretor-geral do DER-MG, Rodrigo Tavares, a pavimentação da MGC-262 é fundamental  para garantir a qualidade de vida na região. “Com esta obra, estamos garantindo que todos possam exercer seu direito básico de ir e vir, desfrutando de espaços públicos de maneira digna. Além disso, o setor rodoviário movimenta a economia”, ressalta.

"Com uma infraestrutura adequada temos transporte de qualidade, que oferece alimentação, remédios e serviços básicos de deslocamento diário. É isso que o Governo de Minas está fazendo com o Provias, maior conjunto de obras de recuperação e pavimentação de rodovias da última década", enfatiza Rodrigo Tavares.

Meio ambiente e turismo

Atenta ao potencial turístico da região, a equipe da Assessoria de Meio ambiente do DER-MG, órgão responsável pela condução de todos os projetos que envolvem as obras na MGC-262, incluiu no licenciamento ambiental, além do que determina a legislação, a construção dois mirantes no trajeto: Mirante da Serra da Cambota e ⁠Mirante da Cachoeira da Cambota. Durante o passeio pela região, o turista poderá parar nesses locais e contemplar a natureza.

Outro diferencial da obra na região é a construção de oito passagens para animais silvestres ao longo dos 28,5 quilômetros, medida importante que evita atropelamentos de animais na pista. Antes e durante a obra o trecho é monitorado por diversos profissionais ligados ao projeto ambiental.

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Notícias Tue, 20 Aug 2024 12:47:11 -0300