Notícias http://setop.mg.gov.br Fri, 13 Sep 2024 10:57:38 -0300 Joomla! - Open Source Content Management - Version 2.5.14 pt-br Contatos da Seinfra durante período de teletrabalho http://setop.mg.gov.br/sobre/institucional/missao-e-valores/stories/2628-acesse-aqui-os-principais-contatos-da-seinfra-durante-periodo-de-teletrabalho http://setop.mg.gov.br/sobre/institucional/missao-e-valores/stories/2628-acesse-aqui-os-principais-contatos-da-seinfra-durante-periodo-de-teletrabalho

A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra), em atenção às recomendações do Ministério da Saúde e Secretaria do Trabalho em relação ao Coronavírus (Covid-19) e, em obediência ao Decreto Estadual nº 47.886, de 15 de março de 2020, está trabalhando em Regime Especial de Teletrabalho. Listamos, abaixo, alguns dos serviços prestados pela Seinfra e respectivos contatos durante este período:

Solicitações de imprensa:
imprensa@infraestrutura.mg.gov.br

Doação de vigas metálicas, bueiros e mata-burros: 
marcos.marcio@infraestrutura.mg.gov.br

Dúvidas sobre Planilha Preço Seinfra: 
rogerio.valle@deer.mg.gov.br

Prestação de contas convênios de saída: 
dpc@infraestrutura.mg.gov.br 

Celebração de convênios de saída: 
rafael.morais@infraestrutura.mg.gov.br 

Dúvidas e solicitações referentes ao Táxi Especial Metropolitano: 
stm.contratos@infraestrutura.mg.gov.br 

Assuntos relacionados à ferrovias e ao Plano Estratégico Ferroviário: 
ferrovias@infraestrutura.mg.gov.br

Solicitações e dúvidas referentes às obras públicas: 
debora.carmo@infraestrutura.mg.gov.br 

Dúvidas e solicitações referente a Parcerias e Concessões: 
parcerias@infraestrutura.mg.gov.br 

Assuntos relacionados à logística de transportes: 
concessoes@infraestrutura.mg.gov.br

Relações intragovernamentais: 
viviane.santos@infraestrutura.mg.gov.br 

Solicitações referentes ao Transporte Coletivo Intermunicipal e Metropolitano
site: www.deer.mg.gov.br/fale-conosco, e-mail: atendimento@der.mg.gov.br ou aplicativo MGApp / SEI-MG para empresas

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Notícias Wed, 23 Dec 2020 05:04:54 -0200
Governo de Minas conclui obras de recuperação de aterros e constrói novas variantes na MGC-262, na RMBH, beneficiando mais de 180 mil pessoas http://setop.mg.gov.br/sobre/institucional/missao-e-valores/stories/3529-governo-de-minas-conclui-obras-de-recuperacao-de-aterros-e-constroi-novas-variantes-na-mgc-262-na-rmbh-beneficiando-mais-de-180-mil-pessoas http://setop.mg.gov.br/sobre/institucional/missao-e-valores/stories/3529-governo-de-minas-conclui-obras-de-recuperacao-de-aterros-e-constroi-novas-variantes-na-mgc-262-na-rmbh-beneficiando-mais-de-180-mil-pessoas

O Governo de Minas, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER-MG), concluiu as obras de implantação de duas novas variantes e recuperou o aterro em dois pontos da rodovia MGC-262, trecho Caeté-Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

As obras foram executadas nos quilômetros 286 e 289,5 da via e colocaram fim ao transtorno do tráfego em meia pista.

A iniciativa, que conta com aporte de R$ 2,2 milhões da AngloGold Ashanti, foi viabilizada por meio de convênio de cooperação técnica e financeira assinado entre a empresa e o Governo de Minas, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER-MG), com a interveniência da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade e Parcerias (Seinfra).

Características

O primeiro trecho implantado (km 286) tem um comprimento de 311,39 metros com duas pistas de 3,50 metros, dois acostamentos de 0,25 metros, e dois dispositivos de drenagem de 0,60 metros.

A variante do km 289,5 tem um comprimento de 259,641 metros e duas pistas de 3,50 metros, dois acostamentos de 0,50 metros, e dois dispositivos de drenagem de 0,70 metros.

As duas variantes ficam próximas à mina de Cuiabá, que se destaca por ser a mais profunda do Brasil. São quase 1,4 mil metros subsolo abaixo, com acessos por veículos e elevador.

A MGC - 262 tem característica de tráfego intenso que chega a contabilizar fluxo de aproximadamente 20 mil veículos diariamente, sendo 20% deles de caminhões de grande capacidade de carga.

As melhorias beneficiam cerca de 180 mil pessoas da região e é uma rota alternativa à rodovia BR-381.

Para o diretor de Construção do DER-MG, Anderson Tavares Abras, a conclusão das obras na MGC-262 vão proporcionar mais qualidade de vida e segurança para o usuário da rodovia, com reflexo direto no desempenho da economia em toda região.

“Esta é mais uma entrega do Provias para a Região Metropolitana de Belo Horizonte, fruto de convênio com a iniciativa privada, parceria que ajuda Minas a avançar na infraestrutura viária”, conclui.

Histórico

O problema da erosão nos dois pontos da rodovia foi causado pelo excesso de água das chuvas que infiltrou no terreno e rompeu parcialmente o pavimento, provocando seu estrangulamento. Em função disso, o trânsito operava em uma única faixa.

Nos trechos foram realizados serviços de terraplenagem - escavação, corte, aterro e compactação de bota-foras-, drenagem e dispositivos superficiais, reforço de subleito, pavimentação sinalização horizontal e vertical, e implantação de dispositivos de segurança viária (defensas, amortecedores de impacto, marcadores de alinhamento).

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Notícias Tue, 10 Sep 2024 11:26:42 -0300
Primeiro pedágio sem cancela free flow de Minas registra menor inadimplência entre rodovias concessionadas do país http://setop.mg.gov.br/sobre/institucional/missao-e-valores/stories/3528-primeiro-pedagio-sem-cancela-free-flow-de-minas-registra-menor-inadimplencia-entre-rodovias-concessionadas-do-pais http://setop.mg.gov.br/sobre/institucional/missao-e-valores/stories/3528-primeiro-pedagio-sem-cancela-free-flow-de-minas-registra-menor-inadimplencia-entre-rodovias-concessionadas-do-pais

Em apenas 90 dias de operação, o primeiro pórtico de pedágio sem cancela free flow de Minas Gerais registrou uma taxa de inadimplência de apenas 4,7%, o menor índice entre as rodovias concessionadas no Brasil que utilizam essa tecnologia, refletindo a rápida adaptação dos motoristas ao novo sistema.

Instalado na MG-459, entre Monte Sião e Ouro Fino, no Sul de Minas, o modelo de cobrança em livre passagem elimina a necessidade de paradas para pagamento de tarifas, proporcionando mais segurança, fluidez e agilidade ao tráfego.

Para o secretário de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), Pedro Bruno, a grande diversidade de métodos de pagamento tem contribuído para que o modelo esteja entre os mais bem-sucedidos do país.

"Estamos testemunhando um avanço na eficiência da cobrança de pedágio. O sucesso desta ação é um reflexo do nosso compromisso com a inovação e com a satisfação dos usuários", avalia Pedro Bruno.

O balanço divulgado pela concessionária EPR Sul de Minas indica que, nesses três primeiros meses, 173 mil veículos passaram pelo pórtico localizado em Monte Sião, no km 12,7 da rodovia. Desses, quase 50% dos usuários optaram pelo pagamento via tag eletrônica.

A principal vantagem desse método é que, além de ser mais prático, é também mais econômico, pois oferece automaticamente o Desconto para Usuários Frequentes (DUF), que proporciona reduções progressivas, a partir da segunda passagem do veículo pelo pórtico no mesmo trecho, dentro do mesmo mês. A economia pode chegar a até 72%, no 30º dia em que o motorista cruzar o trecho.

Outros 38% dos motoristas optaram pelo pagamento por meio do aplicativo “EPR Pedágio Sem Cancela”, que já soma mais de 12 mil downloads e está disponível para os sistemas Android e iOS.

Além dos serviços digitais, foram criados 30 pontos de pagamento em estabelecimentos comerciais locais, além da possibilidade de quitar o valor em outras praças físicas do trecho, facilitando o dia a dia daqueles que têm menos familiaridade com a tecnologia.

A equipe da concessionária também está disponível para apoiar as pessoas que tiverem dúvidas sobre o sistema. Em caso de dúvidas, os usuários podem entrar em contato com a EPR Sul de Minas pelo telefone: 0800 290-0459. O canal de atendimento é gratuito e está disponível 24h por dia.

Penalidade

Atualmente, caso o débito não seja quitado em até 15 dias após a passagem pelo free flow, o ato é caracterizado como evasão de pedágio (infração de trânsito prevista no artigo 209 do Código de Trânsito Brasileiro - CTB, Lei nº 9.503/97) e o proprietário do veículo é multado no valor de R$ 195,23, além de receber cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Uma nova resolução sobre a regulamentação do free flow está sendo preparada pelo Ministério dos Transportes, por meio da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), para aumentar o prazo de pagamento da tarifa, passando de 15 para 30 dias. A medida ainda não está em vigor.

“Mais de 30% dos usuários que não realizaram o pagamento dentro dos 15 dias, quitaram seu débito entre o 16º e o 30º dia. Isso reforça a importância da alteração da regulamentação pela Senatran para ampliar o prazo para 30 dias, a partir do qual é configurada a infração por evasão de pedágio”, destaca José Barreto, subsecretário de Regulação de Transportes da Seinfra.

Fotos: Divulgação/EPR Sul de Minas

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Notícias Wed, 04 Sep 2024 11:48:40 -0300
Seinfra e DER-MG fazem apresentação sobre o projeto e edital para retomada das obras da ponte sobre rio São Francisco http://setop.mg.gov.br/sobre/institucional/missao-e-valores/stories/3527-seinfra-e-der-mg-fazem-apresentacao-sobre-o-projeto-e-edital-para-retomada-das-obras-da-ponte-sobre-rio-sao-francisco http://setop.mg.gov.br/sobre/institucional/missao-e-valores/stories/3527-seinfra-e-der-mg-fazem-apresentacao-sobre-o-projeto-e-edital-para-retomada-das-obras-da-ponte-sobre-rio-sao-francisco


A Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) e o Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER-MG), em parceria com o Sindicato da Indústria da Construção Pesada do Estado de Minas Gerais (Sicepot-MG), realizam, nesta quinta-feira (05), às 11 horas, apresentação às empresas interessadas (road show) sobre o edital para a continuidade da construção da ponte sobre o rio São Francisco e as obras de pavimentação de variante de acesso à ponte, no Norte de Minas.

Durante o evento, técnicos da Seinfra e do DER-MG apresentarão as principais informações sobre o projeto e tirarão dúvidas. O objetivo é apresentar e detalhar os aspectos contidos no edital, visando ampliar o alcance das informações e fomentar a ampla participação de potenciais interessados na licitação, além de dar mais transparência as ações de governo.

Para participar do encontro é necessário fazer a inscrição no Sympla.

O edital para a retomada das obras foi publicado na última sexta-feira (30/8) e prevê um investimento estimado em R$173 milhões. A abertura das propostas está agendada para o dia 9/10/2024, às 9h30.

A publicação do documento vai permitir a retomada dos serviços e acabar com o transtorno da travessia por meio de balsas e barcos. A obra representa a esperança de progresso e mais qualidade de vida dos moradores da cidade de São Francisco, às margens do rio que batizou a cidade, e faz a conexão com o município de Pintópolis, pela rodovia MG-402.

Estrutura

A ponte, uma das maiores já construídas em Minas – com 1.120 metros de extensão e 13,8 metros de largura – está incluída no Provias, maior pacote de obras rodoviárias da última década e tem os recursos garantidos.

Além da edificação da travessia sobre o rio, o edital número 2301520 000017/2024 (Concorrência Eletrônica) prevê obras de melhoramentos e pavimentação de variante de acesso à ponte com 3,06 quilômetros, no trecho entre São Francisco e Pintópolis.

Histórico

As obras foram paralisadas devido à rescisão contratual com a empresa responsável pelo serviço.

A decisão, unilateral por parte do Governo de Minas, foi tomada após reunião realizada com a presença de representantes da empresa e do MPMG, diante da recorrente incapacidade da construtora de avançar com os serviços conforme obrigação contratual.

“Tivemos a infelicidade de contratar uma construtora que alegou desequilíbrio financeiro e acabou abandonando a obra. Mas o dinheiro do Governo de Minas sempre esteve garantido”, lembra o governador de Minas Gerais.

Na época, por meio do DER-MG, o Governo do Estado estabeleceu prazo de 60 dias para a empresa tomar as devidas providências em relação ao grande volume de material estocado no canteiro de obras, bem como para a conclusão de elementos de concreto que se encontravam parcialmente executados, de forma a minimizar perdas pela paralisação.

Serviço

Road Show:
Data: 05 de setembro de 2024
Horário: 11 horas
Local: SICEPOT-MG - Av. Raja Gabaglia 1143 - 17° andar – Luxemburgo

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Notícias Wed, 04 Sep 2024 11:41:51 -0300
Governo de Minas assina acordo para compra de mais de 600 novos ônibus para o transporte metropolitano http://setop.mg.gov.br/sobre/institucional/missao-e-valores/stories/3526-governo-de-minas-assina-acordo-para-compra-de-mais-de-600-novos-onibus-para-o-transporte-metropolitano http://setop.mg.gov.br/sobre/institucional/missao-e-valores/stories/3526-governo-de-minas-assina-acordo-para-compra-de-mais-de-600-novos-onibus-para-o-transporte-metropolitano

"Atualmente, temos uma frota envelhecida, poluente, que quebra muito e é desconfortável. E estamos trabalhando para mudar essa realidade”, concluiu o governador de Minas Gerais.

Serão destinados integralmente R$ 382 milhões para a compra dos novos ônibus, a título de indenização para reequilibrar os contratos de transporte coletivo, em função dos impactos causados pela pandemia.

Os valores investidos fazem parte dos rendimentos do recurso do Acordo de Reparação ao rompimento em Brumadinho, assinado pelos compromitentes –  Governo de Minas, Ministério Público de Minas Gerais, Ministério Público Federal, Defensoria Pública de Minas Gerais – com a Vale. O rompimento tirou a vida de 272 pessoas e gerou uma série de danos sociais, econômicos e ambientais.

A previsão é a de que os primeiros veículos comecem a ser entregues ainda em 2024. O acordo para a destinação dos recursos na aquisição dos ônibus foi enviado para homologação no âmbito do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG).

Para o governador Romeu Zema, o serviço será melhorado, seguindo a lógica do que está sendo feito em outras áreas no estado.

“Trata-se de um acordo que visa melhorar o serviço público. Uma lógica muito semelhante àquela que utilizamos na própria construção do Acordo de Brumadinho, em que os recursos vieram para construção e reforma de hospitais,  para o saneamento, entre outros. Na minha opinião, essa lógica funciona muito bem porque em vez de debater valores, o que se discute é quando o público vai receber um serviço melhor”, acrescentou o governador.

Renovação

Além dos 600 novos veículos, as concessionárias que operam o transporte público da RMBH assumem o compromisso de adquirir, com recursos próprios, mais 250 ônibus em 2025. Com a entrada dos novos veículos em operação, haverá redução da idade média da frota, passando dos atuais 11 anos para 6 anos até o final de 2025.

“Estamos falando de um serviço que atende mais de 500 mil pessoas por dia. Quase todos podem dizer que estão andando hoje em ônibus que não têm o conforto necessário. E todos nós que rodamos em Belo Horizonte sabemos como é a emissão de fumaça pelos ônibus”, destacou o vice-governador de Minas Gerais, Professor Mateus.

A compra representa uma renovação de mais de 25% da frota atual, de 2,4 mil ônibus, que opera 640 linhas. Os novos veículos serão do modelo Padrão Euro 6, ou seja, menos poluentes.

 

Melhorias

Os critérios para a alocação dos ônibus novos ainda serão estabelecidos em comum acordo com os consórcios e a Seinfra, respeitando proporção definida no acordo entre as sete Redes Integradas de Transporte que compõem o Sistema Metropolitano.

Foi definido, ainda, que será levada em consideração a idade dos veículos que serão substituídos, quantidade de reclamações e volume de passageiros transportados.


Mais ônibus

O processo de renovação da frota foi diretamente impactado pela diminuição do número de passageiros durante a pandemia de covid-19, o que também elevou significativamente o custo da operação.

Antes da pandemia, o transporte coletivo da Região Metropolitana de Belo Horizonte transportava uma média de 850 mil passageiros por dia. Atualmente, a média de passageiros transportados por dia é de 570 mil.

 

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Notícias Mon, 02 Sep 2024 14:27:25 -0300
Reajuste do transporte rodoviário intermunicipal é definido com percentual abaixo do reivindicado por empresas http://setop.mg.gov.br/sobre/institucional/missao-e-valores/stories/3525-reajuste-do-transporte-rodoviario-intermunicipal-e-definido-com-percentual-abaixo-do-reivindicado-por-empresas http://setop.mg.gov.br/sobre/institucional/missao-e-valores/stories/3525-reajuste-do-transporte-rodoviario-intermunicipal-e-definido-com-percentual-abaixo-do-reivindicado-por-empresas

O Governo de Minas divulgou, por meio do Diário Oficial deste sábado (31/8), o reajuste anual do valor das passagens do transporte coletivo rodoviário intermunicipal. O índice autorizado foi de 7,99% para as linhas que operam no asfalto e de 7,84% para as linhas que circulam em vias não pavimentadas. As novas tarifas começam a valer a partir deste domingo (1/9) e não incluem taxas de embarque em rodoviárias e pedágios.

O percentual aprovado é inferior ao pleiteado pelas concessionárias, que solicitaram à Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra) uma atualização entre 9,787% e 12,04% no preço atual das passagens.

O reajuste das tarifas do transporte intermunicipal visa corrigir a defasagem dos valores entre junho de 2023 e julho de 2024, considerando a variação dos preços de insumos como combustíveis, peças de reposição, manutenção, depreciação do veículo, tributos e remuneração da mão de obra, entre outros.

Legislação

O reajuste anual das tarifas do transporte intermunicipal está previsto no Decreto nº 44.603/2007 (Regulamento do Serviço de Transporte Coletivo Rodoviário Intermunicipal e Metropolitano do Estado de Minas Gerais – RSTC) e nos contratos de concessão firmados para a prestação dos serviços.

Importante ressaltar que os valores da tabela estabelecem o patamar máximo que poderá ser cobrado e, conforme estabelecido na Resolução nº 22/2018, as concessionárias que prestam serviço de transporte coletivo rodoviário intermunicipal estão autorizadas a adotar tarifas promocionais em horários específicos, não sendo obrigatória a oferta da promoção em todas as poltronas de uma mesma viagem. Nos bilhetes de passagens adquiridos na promoção devem constar a inscrição “Tarifa Promocional”.

O Sistema Intermunicipal de Transporte de Passageiros abrange ônibus que circulam entre a capital e as cidades do interior e também as rotas entre cidades mineiras. Ao todo o sistema conta com 2.341 linhas, entre as regulares e atendimentos parciais.

Clique aqui  e consulte as linhas, itinerários e valores do transporte intermunicipal.

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Notícias Sat, 31 Aug 2024 07:20:40 -0300
Governo de Minas publica edital para retomada da obra da ponte sobre o rio São Francisco http://setop.mg.gov.br/sobre/institucional/missao-e-valores/stories/3524-publicado-edital-para-a-retomada-da-obra-da-ponte-sobre-o-rio-sao-francisco-no-norte-de-minas http://setop.mg.gov.br/sobre/institucional/missao-e-valores/stories/3524-publicado-edital-para-a-retomada-da-obra-da-ponte-sobre-o-rio-sao-francisco-no-norte-de-minas

O Governo de Minas publicou nesta sexta-feira (30/8), por meio do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), o edital da nova licitação para a continuidade da construção da ponte sobre o rio São Francisco na MG-402, obra aguardada há mais de 70 anos pela população do Norte de Minas.

O investimento é estimado em R$173 milhões. A abertura das propostas está agendada para o dia 9/10/2024, às 9h30.

A publicação do documento vai permitir a retomada dos serviços e acabar com o transtorno da travessia por meio de balsas e barcos. A obra representa a esperança de progresso e mais qualidade de vida dos moradores da cidade de São Francisco, às margens do rio que batizou a cidade, e faz a conexão com o município de Pintópolis, pela rodovia MG-402.

"Estamos publicando a nova licitação para a continuidade da obra da ponte. Quero tranquilizar a população de São Francisco e da região de que essa obra tem verba destinada, reservada e específica, e que vai trazer muito desenvolvimento, segurança e conforto, só depende de tempo para ser entregue", assegura o governador Romeu Zema.

Zema frisa que os recursos são oriundos do Acordo de Reparação, pelo rompimento em Brumadinho, assinado pelos compromitentes – Governo de Minas, Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Ministério Público Federal (MPF), Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) – com a Vale. O rompimento tirou a vida de 272 pessoas e gerou uma série de danos sociais, econômicos e ambientais.

Estrutura

A ponte, uma das maiores já construídas em Minas – com 1.120 metros de extensão e 13,8 metros de largura – está incluída no Provias, maior pacote de obras rodoviárias da última década e tem os recursos garantidos.

Além da edificação da travessia sobre o rio, o edital número 2301520 000017/2024 (Concorrência Eletrônica) prevê obras de melhoramentos e pavimentação de variante de acesso à ponte com 3,06 quilômetros, no trecho entre São Francisco e Pintópolis.

Histórico

As obras foram paralisadas devido à rescisão contratual com a empresa responsável pelo serviço.

A decisão, unilateral por parte do Governo de Minas, foi tomada após reunião realizada com a presença de representantes da empresa e do MPMG, diante da recorrente incapacidade da construtora de avançar com os serviços conforme obrigação contratual.

“Tivemos a infelicidade de contratar uma construtora que alegou desequilíbrio financeiro e acabou abandonando a obra. Mas o dinheiro do Governo de Minas sempre esteve garantido”, lembra o governador de Minas Gerais.

Na época, por meio do DER-MG, o Governo do Estado estabeleceu prazo de 60 dias para a empresa tomar as devidas providências em relação ao grande volume de material estocado no canteiro de obras, bem como para a conclusão de elementos de concreto que se encontravam parcialmente executados, de forma a minimizar perdas pela paralisação.

Pavimentação do trecho Pintópolis-Urucuia

Ainda na região, o DER-MG segue com as obras nas rodovias MG-402 e MG-202, trecho que liga Pintópolis a Urucuia. São 73 quilômetros a serem pavimentados divididos em dois lotes: o primeiro com 21,753 quilômetros e o lote dois com 51,440 quilômetros. A previsão é de que até o final de 2024 cerca de 30 quilômetros já estejam pavimentados.

As obras no segmento vão integrar a região Norte e Noroeste de Minas, os vales do Jequitinhonha e Mucuri e o Sul da Bahia, facilitando o transporte de grãos, que é a base da economia da região.

Além disso, a expectativa é a de que, após a conclusão dos serviços, cerca de 100 mil pessoas sejam beneficiadas diretamente pela pavimentação do segmento.

“A pavimentação da MG-402 e MG-202 é uma obra esperada pela população do Norte de Minas há décadas. A melhoria vai trazer benefícios logísticos e de segurança viária para toda região, além de diminuir significativamente o tempo de deslocamento no trajeto até Brasília, que poderá ter redução de mais de duas horas”, destacou o diretor-geral do DER-MG, Rodrigo Tavares.

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Notícias Fri, 30 Aug 2024 13:19:35 -0300
Obra de recuperação rodoviária entre Araxá e a divisa com São Paulo está com 90% dos serviços concluídos http://setop.mg.gov.br/sobre/institucional/missao-e-valores/stories/3523-obra-de-recuperacao-rodoviaria-entre-araxa-e-a-divisa-com-sao-paulo-esta-com-70-dos-servicos-concluidos http://setop.mg.gov.br/sobre/institucional/missao-e-valores/stories/3523-obra-de-recuperacao-rodoviaria-entre-araxa-e-a-divisa-com-sao-paulo-esta-com-70-dos-servicos-concluidos

A rodovia MG-428 está ganhando novo asfalto no trecho entre Araxá e Rifaina (SP), no Alto Paranaíba, por meio do Provias, maior pacote de investimentos em infraestrutura viária da última década em Minas Gerais. Há mais de 20 anos o trecho não passava por melhorias.

O segmento que está passando por obras de recuperação funcional do pavimento já apresenta uma evolução de 90% de serviços executados em um trecho de 106,60 km. São cerca de R$70 milhões em investimentos aplicados na melhoria de da via, valor que inclui o fornecimento de material betuminoso. O trecho beneficia diretamente cerca de 150 mil habitantes que residem na área de influência da rodovia.

Iniciada em outubro de 2023, as obras devem ser concluídas até o final de setembro, conforme cronograma do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER-MG), órgão responsável pela condução dos trabalhos.

O trecho passa por uma solução técnica que envolve a fresagem do pavimento, uma reconfecção e, posteriormente, um microrevestimento asfáltico, finalizando com uma nova sinalização horizontal da pista e reforço na sinalização vertical, com a instalação de placas de regulamentação para orientar o motorista, além dos marcos quilométricos e placas educativas e indicativas.

Ampliação do Provias

As obras do Provias vêm se multiplicando em todas as regiões mineiras. E o pacote de investimentos não para de crescer. Em abril de 2022, quando o programa foi lançado, eram 99 obras e um investimento cerca de R$ 2 bilhões. Hoje, são 142 obras e mais de R$ 4,5 bi destinados à recuperação e pavimentação de rodovias, além da construção de pontes.

O Provias tem potencial de adicionar ao PIB mineiro o montante de R$ 1,3 bilhão e aumentar a arrecadação com impostos indiretos em cerca de R$ 225 milhões.

Uma parte dos recursos do Provias são oriundos do Termo de Reparação assinado com a Vale em decorrência do rompimento da barragem de Brumadinho, do Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC) firmado entre o Governo de Minas e a Fundação Renova, além de convênios e emendas parlamentares estaduais e federais, parcerias com empresas e convênios com prefeituras.

O rompimento de barragem da Vale em Brumadinho tirou a vida de 272 pessoas e gerou uma série de danos sociais, econômicos e ambientais na região atingida e em todo o Estado de Minas Gerais.

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Notícias Fri, 30 Aug 2024 07:47:59 -0300
Governo de Minas acompanha leilão da BR-381, trecho entre Belo Horizonte e Governador Valadares http://setop.mg.gov.br/sobre/institucional/missao-e-valores/stories/3522-governo-de-minas-acompanha-leilao-da-br-381-trecho-entre-belo-horizonte-e-governador-valadares http://setop.mg.gov.br/sobre/institucional/missao-e-valores/stories/3522-governo-de-minas-acompanha-leilao-da-br-381-trecho-entre-belo-horizonte-e-governador-valadares


O Governo de Minas acompanhou, nesta quinta-feira (29/8), o leilão de concessão de 304 quilômetros da BR-381, no trecho que liga Belo Horizonte a Governador Valadares, no Vale do Rio Doce. O governador Romeu Zema esteve na Bolsa de Valores (B3), em São Paulo, durante a sessão.

A concessionária vencedora foi a 4UM Investimentos que vai investir R$ 9 bilhões. Os recursos serão aplicados em novas obras e serviços operacionais para transformar a rodovia em um corredor logístico mais seguro e eficiente.

"É uma concessão que já deveria ter sido feita há 20, 30 anos, mas que agora saiu do papel. Vai ser excelente para o Leste de Minas. Cidades como Governador Valadares, Ipatinga e Teófilo Otoni terão condições de se desenvolver ainda mais", disse o governador Romeu Zema.

As obras de duplicação e melhorias na rodovia são reivindicações antigas do Governo de Minas. O percurso, que passa pelo Vale do Aço, uma das regiões mais importantes para a siderurgia no estado, será administrado pela iniciativa privada pelos próximos 30 anos. A 4UM Investimentos foi selecionada com base na oferta do maior desconto tarifário, 0,94%.

“É um trecho com muitos acidentes, muitas curvas, de difícil ultrapassagem, veículos de carga, e essas obras vão trazer essa segurança e mobilidade, que é um dos principais pontos da concessão”, ressaltou o governador.

Desde 2019, em diferentes ocasiões, a concessão da BR-381 vem sendo solicitada à União diretamente pelo governador Romeu Zema e pelo vice-governador Professor Mateus, com o respaldo das secretarias de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), e de Casa Civil (SCC), visando contemplar essa demanda histórica que vai beneficiar todos os mineiros.

“Esse trecho é fundamental, e estamos avançado com outras concessões para trazer mais desenvolvimento social e econômico para nosso estado”, disse o secretário de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, Pedro Bruno.

Desenvolvimento econômico

O sistema rodoviário BR-381/MG permite a interligação de Minas Gerais com estados da Bahia e do Espirito Santo, onde estão localizados complexos portuários fundamentais para o escoamento de produtos agrícolas, pecuários, mineração e industriais de matrizes econômicas diversificadas.

Além de melhorar a infraestrutura e a mobilidade, a concessão deverá gerar cerca de 73 mil empregos diretos e indiretos, contribuindo para o desenvolvimento econômico e a criação de novos postos de trabalho em Minas Gerais.

Entre as intervenções previstas estão a duplicação de 134 quilômetros (entre obras remanescentes e novos trechos), a construção de quase 83 quilômetros de faixas adicionais, cerca de dez quilômetros de vias marginais, 20 passarelas, 15 passagens de fauna e uma rampa de escape, entre outras ações.

Também está previsto o atendimento ao usuário da via com Centro de Controle de Operações (CCO) e Bases do Serviço Operacional (BSO) para apoio das equipes de atendimento médico de emergência, atendimento mecânico e atendimento aos demais incidentes na via.

Proposta revisada

A nova proposta de concessão da BR-381 passou por uma revisão abrangente, atendendo a pedidos do mercado e incorporando mudanças baseadas em estudos técnicos e políticas públicas atualizadas pelo Ministério dos Transportes.

Entre as alterações, está a ampliação de capacidade e melhorias entre os quilômetros 427 e 458,4 (Lotes 8A e 8B), que foram excluídas desta nova versão do projeto de concessão e serão executadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

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Notícias Fri, 30 Aug 2024 05:13:02 -0300
Concluídas mais de 75% das obras de segurança viária em rodovias do Vetor Norte da Grande BH http://setop.mg.gov.br/sobre/institucional/missao-e-valores/stories/3521-concluidas-mais-de-75-das-obras-de-seguranca-viaria-em-rodovias-do-vetor-norte-da-grande-bh http://setop.mg.gov.br/sobre/institucional/missao-e-valores/stories/3521-concluidas-mais-de-75-das-obras-de-seguranca-viaria-em-rodovias-do-vetor-norte-da-grande-bh

O Governo de Minas já concluiu mais de 75% das obras de melhorias na segurança viária, previstas para as rodovias MG-010, LMG-800 e MG-424, no Vetor Norte da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

O balanço é do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), responsável pela condução das ações.

A revitalização da sinalização e dos dispositivos de segurança viária contemplam mais de 42 quilômetros de vias. Fazem parte do pacote, a MG-010, entre o trevo da Vilarinho ao trevo de Lagoa Santa, com 18,10 quilômetros; a LMG-800, acesso para Lagoa Santa, com 4,24 quilômetros e em 20 quilômetros da MG-424, trecho entre o entroncamento da MG-010 até Pedro Leopoldo. O investimento é de mais de R$ 8 milhões.

O diretor de Manutenção do DER-MG, Davidsson Canesso de Oliveira, destaca que a sinalização viária é um dos principais pilares da segurança de trânsito, sobretudo nos trechos de grande movimento.

“As rodovias que estão em obras têm características de tráfego intenso de veículos, seja de passeio ou de carga, e são ligações com outras regiões econômicas e turísticas do estado. Além disso, é o principal acesso ao Aeroporto Internacional Presidente Tancredo Neves, em Confins”, avalia.

“As intervenções fazem parte do projeto de execução de serviços de recuperação, ampliação e implantação de sinalização viária horizontal e vertical e instalação de dispositivos de segurança viária, medidas que contribuirão significativamente para a segurança no trânsito e implementação de sistemas de orientação e localização para o usuário, além de oferecer mais conforto e tranquilidade para quem transita pelas vias”, completa Oliveira.

Nos trechos, já foram trocadas defensas metálicas e instalados delimitadores cilíndricos, dispositivos implantados nas saídas das bifurcações, inibindo acessos em local proibido.

O balanço do DER-MG apresenta a evolução detalhada de alguns serviços: já foi finalizada a implantação de tachas refletivas na pista; executada 90% das instalações de delimitadores cilíndricos.

O mesmo percentual é apontado para a pintura de bordo e de eixo; instalado 80% de elemento refletivo para defensas metálicas, entre outras ações.

A previsão da equipe para esta semana é iniciar a pintura de zebrados e setas e finalizar outros serviços. As placas de sinalização vertical já estão sendo produzidas e serão instaladas em setembro, conforme cronograma de trabalho do DER-MG.

Atenção redobrada

O DER-MG reforça as orientações aos usuários em função das intervenções.

Diversos trechos estão em obras com a presença constante de colaboradores nas vias, o que exige redução de velocidade e atenção redobrada dos motoristas.

Em função dos trabalhos, haverá a necessidade de interdição de uma das faixas de tráfego para execução das melhorias.

Diante disso, os motoristas que circulam pela via devem ficar atentos para a possibilidade de retenção no tráfego. Para quem se dirige ao aeroporto, em Confins, a orientação é sair um pouco mais cedo de casa.

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Notícias Mon, 26 Aug 2024 10:50:44 -0300
Minas Gerais é anunciada como sede do maior evento técnico do rodoviarismo brasileiro, em 2025 http://setop.mg.gov.br/sobre/institucional/missao-e-valores/stories/3520-minas-gerais-e-anunciada-como-sede-do-maior-evento-tecnico-do-rodoviarismo-brasileiro-em-2025 http://setop.mg.gov.br/sobre/institucional/missao-e-valores/stories/3520-minas-gerais-e-anunciada-como-sede-do-maior-evento-tecnico-do-rodoviarismo-brasileiro-em-2025

Minas Gerais sediará o próximo Encontro Nacional de Conservação Rodoviária (Enacor) e da Reunião Anual de Pavimentação (RAPv) de 2025. O anúncio foi realizado na quinta-feira (22/8), em Aracaju (SE), pelos presidentes da Associação Brasileira dos Departamentos Estaduais de Estradas de Rodagem (ABDER) e da Associação Brasileira de Pavimentação (ABPv).

A expectativa dos organizadores é que pelo menos 2 mil técnicos devem participar das atividades, entre engenheiros, administradores públicos e privados, estudantes, empresas de construção pesada, fornecedores de insumos do setor rodoviário e de logística, além de consultoria. Somente os quatro dias de eventos devem trazer para o setor de turismo de negócios da capital mineira um incremento de R$ 5 milhões.

Além da movimentação turística, mais de 80 empresas expositoras estarão presentes no evento mineiro para mostrar as mais modernas tecnologias de engenharia de tráfego, construção, manutenção, sinalização, informática, mobilidade e maquinários pesados. A perspectiva das empresas é que sejam potencializados o fechamento de negócios na casa de centenas de milhões de reais.

Durante o 27º Enacor e 50ª RAPv, que ocorrerá em Belo Horizonte de 9 a 12/6 de 2025, devem sera realizadas mais de 20 palestras, uma série de minicursos técnicos, 5 mesas redondas, visitas técnicas e a reunião de diretores-gerais dos DERs.

“Minas sempre foi um ponto de referência no rodoviarismo brasileiro, já que em nosso estado existem características que sintetizam todos os tipos de relevos e solos do país”, explica o diretor-geral do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), Rodrigo Tavares.

“Ao recebermos a elite da engenharia rodoviária, além de adquirirmos novas tecnologias, vamos ter oportunidade de demonstrar produtos desenvolvidos em Minas, que contribuirão para o aprimoramento do setor de infraestrutura”, afirma.

Para a presidente da Associação Brasileira de Pavimentação (ABPv), Luciana Nogueira Dantas, “eventos como a RAPv e o Enacor proporcionam a troca de informações entre empresas e órgãos rodoviários, aeroportuários e ferroviários, tendo em vista que as tecnologias avançaram muito nos últimos anos, capitaneadas, principalmente, pelos incansáveis pesquisadores das principais universidades brasileiras”.

“Cabe agora aos governos as implantarem, partindo de especificações técnicas atualizadas que propiciem a segurança necessária para aplicação dessas”, assinala Dantas.

“Quando são realizados encontros como o Enacor e a RAPv, há um troca de procedimentos e disseminação de boas práticas que refletirão em todo setor de mobilidade federal, estadual e municipal”, destaca o presidente da ABDER, Fauzi Nacfur Júnior.

Ele lembra que as consequências das condições das rodovias também podem ser sentidas em indicadores econômicos. “A função dos departamentos viários estaduais é proporcionar um ir e vir seguro e de qualidade à população, que facilite o escoamento da produção agrícola e promova o turismo interno. Esses fatores são determinantes para o crescimento da economia brasileira de forma eficiente”.

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Notícias Fri, 23 Aug 2024 12:39:08 -0300
Dez anos após a Copa do Mundo no Brasil, Mineirão continua a impulsionar a economia mineira http://setop.mg.gov.br/sobre/institucional/missao-e-valores/stories/3519-dez-anos-apos-a-copa-do-mundo-no-brasil-mineirao-continua-a-impulsionar-a-economia-mineira http://setop.mg.gov.br/sobre/institucional/missao-e-valores/stories/3519-dez-anos-apos-a-copa-do-mundo-no-brasil-mineirao-continua-a-impulsionar-a-economia-mineira

Uma década após a Copa do Mundo de 2014, o Complexo do Mineirão, em Belo Horizonte, continua a ser um dos maiores ícones do esporte nacional. O impacto do estádio na vida dos mineiros vai muito além das quatro linhas.

Desde 2010, o "Gigante da Pampulha" é administrado por uma Parceria Público-Privada (PPP) entre o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), e a concessionária Minas Arena, o que tem contribuído para o desenvolvimento econômico do estado.

Segundo estudo realizado pelo Instituto de Pesquisas Econômicas Administrativas (Ipead), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em 2022, o Mineirão injetou R$ 1 bilhão na economia estadual. A pesquisa revelou que, a cada R$ 1 gasto no estádio, são gerados R$ 3,97 em movimentações fora dele.

Eventos e jogos realizados no Mineirão criaram mais de 7 mil postos de trabalho e contribuíram para a arrecadação de R$ 61,5 milhões para os cofres públicos.

"Esses números demonstram como uma gestão eficiente pode transformar um patrimônio esportivo em um equipamento importante para a economia de Minas Gerais. Além de desonerar o estado, estamos gerando novas oportunidades e trazendo mais desenvolvimento para os mineiros", afirma Pedro Bruno, secretário de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias.

Reforma e modernização

O contrato da PPP tem vigência de 27 anos e, desde o início da parceria, o Mineirão passou por uma série de intervenções que ampliaram e diversificaram suas áreas de uso para o público, como a criação da esplanada, novos estacionamentos, espaços comerciais e uma nova cobertura.

Também houve a modernização e revitalização da fachada e estrutura interna, a instalação de painéis solares, placares eletrônicos e a reforma das arquibancadas e vestiários.

No período pós-reforma, o Mineirão recebeu 504 partidas de futebol, com público superior a 12,6 milhões de pessoas. Desconsiderando os jogos sem torcida devido à pandemia, a média é de 30 mil torcedores por partida. O número representa quase o dobro do que era registrado antes das intervenções, quando a média de público era de 16,8 mil visitantes.

Diego Vargas Quirino frequenta o Mineirão desde os 7 anos de idade e esteve presente em momentos marcantes da história do estádio. “Eu poderia ficar horas falando sobre as experiências incríveis que vivi”, diz.

Uma das recordações de Diego é do jogo do maior público, em 1997, na partida entre Cruzeiro e Vila Nova. “Eu me lembro exatamente do dia e da cidade movimentada. Também estive em quatro jogos da Copa do Mundo de 2014 e presenciei o histórico 7x1”.

“Foi triste para o futebol brasileiro, mas, do ponto de vista histórico, eu vivenciei um momento marcante, dentro de um dos maiores templos do esporte mundial”, afirma Diego Quirino.

Para ele, a reforma modernizou o Mineirão, mas manteve sua essência. “É aquela beleza monumental, um lugar reconhecido pelas curvas e retas em qualquer canto do mundo. O Mineirão será sempre o eterno Gigante da Pampulha, o estádio de todos os mineiros”.

Encontro

Paralelamente ao futebol, o Mineirão recebe eventos musicais, culturais, corporativos e de outros esportes. De 2013 ao primeiro semestre de 2024, foram 1.111 eventos, com público aproximado de 4,9 milhões de pessoas.

Foi em uma dessas oportunidades, e não em um jogo, em que os atleticanos Carolina Quirino de Oliveira e Bruno Novais Barbieri se conheceram. Tudo começou com uma troca de mensagens, que logo levou a um encontro no estádio. "O Mineirão é o lugar onde vivi muitos momentos felizes e onde encontrei o amor da minha vida. Para mim, o estádio representa paixão e felicidade em Minas", conta Carolina.

Bruno também compartilha o carinho pelo estádio, que faz parte da história do casal. "Estar no Mineirão é sair da rotina, é sentir a alegria de estar no meio de uma multidão feliz. As melhorias foram ótimas, trouxeram mais conforto e ampliaram o espaço. Além disso, a esplanada é uma ótima opção para passear com a família", acrescenta.

Competições

O Mineirão se tornou um grande aliado nos anos de ouro do futebol mineiro, sendo palco de conquistas históricas, como a Copa Libertadores do Atlético-MG em 2013, os Campeonatos Brasileiros do Cruzeiro em 2013 e 2014, e do Atlético-MG em 2021, e as Copas do Brasil do Atlético-MG em 2014 e 2021, e do Cruzeiro em 2017 e 2018.

Nos 12 anos de concessão, o estádio recebeu 19 competições diferentes, com torneios internacionais, como a Copa das Confederações, a Copa do Mundo, os Jogos Olímpicos e a Copa América, além de competições de futebol masculino, feminino e de base. Foram realizadas 29 finais de jogos mata-mata, com 23 taças erguidas no gramado do Gigante.

Mais recentemente, o entorno do estádio foi utilizado para a competição da Stock Car Pro Series, marcando o retorno de Minas Gerais ao calendário da principal categoria do automobilismo brasileiro após sete anos.

Durante quatro dias de agosto, o público pôde aproveitar a esplanada, as arquibancadas e os camarotes, além de toda a estrutura de entretenimento, gastronomia e diversão montada para a etapa da competição em Belo Horizonte.

Ações sociais e sustentabilidade

Além de sua importância para o esporte, o Mineirão também se destaca pelas ações sociais e de sustentabilidade. Periodicamente, o estádio realiza campanhas pela igualdade de gênero, acessibilidade, e contra o racismo, a lgbtfobia e a violência no futebol.

O Mineirão é signatário do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) e foi o primeiro estádio do Brasil a receber o selo Platinum da certificação Leadership in Energy and Environmental Design (Leed), com destaque para a geração de energia fotovoltaica, reuso de água da chuva e reciclagem.

De 2013 ao primeiro semestre de 2024, 683 toneladas de resíduos foram reciclados.

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Notícias Thu, 22 Aug 2024 08:26:58 -0300
Obras do Governo de Minas na MGC-262 garantem dignidade e novas oportunidades a moradores de distrito de Caeté http://setop.mg.gov.br/sobre/institucional/missao-e-valores/stories/3518-obras-do-governo-de-minas-na-mgc-262-garantem-dignidade-e-novas-oportunidades-a-moradores-de-distrito-de-caete http://setop.mg.gov.br/sobre/institucional/missao-e-valores/stories/3518-obras-do-governo-de-minas-na-mgc-262-garantem-dignidade-e-novas-oportunidades-a-moradores-de-distrito-de-caete


Rancho Novo é uma pequena localidade de Caeté, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), habitada por cerca de 2 mil moradores. O local pacato é considerado o de mais baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do município e fica no trajeto da MGC-262, caminho para quem se destina a Barão de Cocais.

Durante muitos anos, a população do local conviveu com frequentes transtornos causados, principalmente, pela ausência de infraestrutura viária, o que predestinava a comunidade a um cenário de poucas expectativas.

Mas a poeira da falta de oportunidades está ficando para trás com a pavimentação de 28,5 quilômetros da rodovia  realizada pelo Governo de Minas, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem do estado de Minas Gerais (DER-MG). O serviço, que já atinge mais de 75% de evolução, deverá ser totalmente concluído no final de 2024.

A chegada do asfalto não está só colocando um ponto final nos problemas de mobilidade: está trazendo esperança de um novo tempo que é vislumbrado por quem vive e ganha o sustento em Rancho Novo.

É o caso da comerciante Meire Márcia Pinheiro, nascida e criada no local. Meire herdou do pai uma pequena mercearia que vende de tudo um pouco. O comércio foi fundado pelo avô de Meire há quase cem anos.

Ela relata as dificuldades que enfrentou ao longo de uma vida toda e se emociona ao recordar da angustia de ficar isolada e não ter como ir para escola nos períodos de chuva.

“Quando chovia eu nem dormia porque não sabia como poderia chegar na cidade no dia seguinte. Eu nasci aqui e nunca me afastei deste distrito. O trajeto até Caeté era diário para estudar, desde criança, e foi assim depois que me formei no segundo grau para continuar a meus estudos e trabalhar. A situação era tão caótica que tinha dias que tentávamos três opções de trajeto para chegar na sede do município e nenhum era possível”, relata.

Na avaliação de Meire o asfalto veio para dar dignidade e tranquilidade para todos do distrito de Rancho Novo, além de trazer novas oportunidades de trabalho na medida que quem contrata um trabalhador que reside na comunidade tem a certeza que ele chegará para trabalhar.  “Abriu um leque de possibilidades e o resultado disso nós já estamos sentindo. Até o movimento na minha mercearia já aumentou”, destaca.

A mesma percepção é compartilhada por outro morador e líder comunitário, Cesalino Rodrigues. “A pavimentação trouxe mais mobilidade e vai ajudar a desenvolver a nossa região que hoje vive, basicamente, da atividade rural e postos de trabalho na mineração. A gente sofria muito com a lama e a poeira. Vivíamos períodos de isolamento, principalmente na época das chuvas. O ônibus coletivo e o escolar nunca chegavam no horário e tinha dias que eles nem vinham”, ressalta.

Casado, pai de dois filhos pequenos, Cesalino já vislumbra dias melhores para sua família e para toda a comunidade, com mais mobilidade, geração de empregos e crescimento de oportunidades, sem precisar sair do distrito.

O aposentado Eduardo Paulino, morador há cerca de um ano de Rancho Novo, destaca que a pavimentação do trecho da MGC-262 é a realização de um sonho de muita gente.

“Eu vim de Belo Horizonte e, quando comprei o terreno para construir minha chácara, não tinha asfalto, mas tinha a promessa do Governo de Minas de levar o projeto adiante", relembra.

"Esta obra facilita a nossa logística e eu sinto que as pessoas estão motivadas a empreender e a investir em Rancho Novo", conclui Eduardo Paulino.

Caminho de prosperidade e geração de emprego e renda

O caminho de prosperidade e de desenvolvimento que passa pela MGC-262 já traz benefícios antes da conclusão das obras e permite a construção de um futuro melhor para alguns moradores da região contratados pela empresa que executa os serviços.

Atualmente, são cerca de 120 empregos diretos gerados na obra e que tem dado a muitas pessoas a possibilidade de recomeçar no mercado de trabalho.

É o caso de Gislene da Conceição Costa, moradora de Caeté. Ela trabalha na no setor administrativo da empresa que executa as obras e fala com orgulho de fazer parte da pavimentação da MGC-262.

“Eu vou contar para as futuras gerações - meus netos e bisnetos- que eu contribuí para a realização do sonho de muitas pessoas. Estou aqui há dois anos e meio e me sinto muito feliz. Eu estava desempregada e meu último trabalho foi em Belo Horizonte, o que se tornava um transtorno pela distância e pelo trânsito difícil até a capital. O fato de trabalhar perto de casa me proporciona mais qualidade de vida e eu posso dar mais assistência para meu filho. Estou há dez minutos da minha casa”, avalia.

Lorena das Graças Silva, técnica em segurança do trabalho é outra moradora de Caeté que foi contratada pela empresa que executa as obras na rodovia."Eu me formei em 2022 e estava procurando uma oportunidade de trabalho em outras cidades. Neste período, surgiu uma vaga na pavimentação da MGC-262 e eu não pensei duas vezes. Eu já tinha feito meu estágio aqui e eles me contrataram em definitivo. Por ser uma obra grande eu estou ganhando muita experiência. Me sinto feliz e realizada de estar fazendo parte da equipe”, conta.

Outra história é a do operador de máquina Antônio Carlos Valentino, também de Caeté. Há mais de dois anos trabalhando na obra, o profissional estava desempregado há algum tempo.

"Quando a empresa chegou aqui eu busquei uma oportunidade e eu me sinto orgulhoso de estar ajudando a construir algo que vai ser muito importante para meus filhos e meus netos.  Saber que cada trecho desta obra eu ajudei a construir dá muita satisfação.  Estou muito feliz de ver essa obra sair do papel e estar trabalhando nela. Além disso, eu me sinto amparado porque o salário chega todo mês e eu posso levar o sustento para minha família, conclui.

Benefícios diretos da pavimentação do trecho

As melhorias na MGC-262 vão beneficiar diretamente uma população estimada em 110 mil habitantes dos municípios de Caeté, Barão de Cocais e Santa Bárbara.

O engenheiro e professor associado da Fundação Dom Cabral, Ramon Victor César, destaca alguns impactos positivos da pavimentação do trecho. Em sua avaliação, a garantia de um acesso qualificado permite a criação de oportunidades econômicas e sociais, tanto durante a obra quanto depois de concluída.

“Mais que um investimento econômico, a pavimentação de uma rodovia garante cidadania e desenvolvimento para as pessoas. Por meio dela, as pessoas vão chegar mais rápido a hospitais; acessar escolas e universidades, chegar aos seus destinos com segurança e tranquilidade. Além disso, a construção de uma estrada permite ampliar o potencial agrícola, turístico e imobiliário da região”, garante.

“A infraestrutura adequada que está se formando vai incentivar o turismo religioso, ecológico e histórico, uma vez que o trecho faz parte do circuito Estrada Real e vai facilitar o acesso ao Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade e ao Santuário do Caraça. Outro aspecto importante é que o segmento está inserido em uma das dez regiões caracterizadas pelo Estado como produtoras de Queijo Minas Artesanal: entre as Serras da Piedade e do Caraça”, completa.

A rodovia também servirá como rota alternativa para quem circula pela BR-381, já que o trecho da rodovia federal entre Caeté e Belo Horizonte ainda não foi duplicado.

Acesso e qualidade de vida

No trajeto de 28,5 quilômetros são realizados melhoramentos, pavimentação, implantação e restauração da via. As obras contemplam ainda o contorno de Barão de Cocais, construção de viaduto sobre a ferrovia da Vale e instalação de viaduto metálico sobre a Ferrovia Centro Atlântica (FCA). Mais de 20 quilômetros já estão pavimentados.

As equipes de trabalhos são divididas em várias frentes, que executam terraplenagem, drenagem, pavimentação e sinalização viária, simultaneamente, aproveitando o período de estiagem. As intervenções fazem parte do Provias e conta com investimento total de R$ 138 milhões.

Para o diretor-geral do DER-MG, Rodrigo Tavares, a pavimentação da MGC-262 é fundamental  para garantir a qualidade de vida na região. “Com esta obra, estamos garantindo que todos possam exercer seu direito básico de ir e vir, desfrutando de espaços públicos de maneira digna. Além disso, o setor rodoviário movimenta a economia”, ressalta.

"Com uma infraestrutura adequada temos transporte de qualidade, que oferece alimentação, remédios e serviços básicos de deslocamento diário. É isso que o Governo de Minas está fazendo com o Provias, maior conjunto de obras de recuperação e pavimentação de rodovias da última década", enfatiza Rodrigo Tavares.

Meio ambiente e turismo

Atenta ao potencial turístico da região, a equipe da Assessoria de Meio ambiente do DER-MG, órgão responsável pela condução de todos os projetos que envolvem as obras na MGC-262, incluiu no licenciamento ambiental, além do que determina a legislação, a construção dois mirantes no trajeto: Mirante da Serra da Cambota e ⁠Mirante da Cachoeira da Cambota. Durante o passeio pela região, o turista poderá parar nesses locais e contemplar a natureza.

Outro diferencial da obra na região é a construção de oito passagens para animais silvestres ao longo dos 28,5 quilômetros, medida importante que evita atropelamentos de animais na pista. Antes e durante a obra o trecho é monitorado por diversos profissionais ligados ao projeto ambiental.

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Notícias Tue, 20 Aug 2024 12:47:11 -0300
Governo de Minas e instituições de Justiça anunciam obras que vão beneficiar mais de 100 mil pessoas de Brumadinho e região http://setop.mg.gov.br/sobre/institucional/missao-e-valores/stories/3517-governo-de-minas-e-instituicoes-de-justica-anunciam-obras-que-vao-beneficiar-mais-de-100-mil-pessoas-de-brumadinho-e-regiao http://setop.mg.gov.br/sobre/institucional/missao-e-valores/stories/3517-governo-de-minas-e-instituicoes-de-justica-anunciam-obras-que-vao-beneficiar-mais-de-100-mil-pessoas-de-brumadinho-e-regiao

O governador Romeu Zema, acompanhado pela diretoria da Associação de Familiares de Vítimas e Atingidos pelo Rompimento da Barragem Mina Córrego do Feijão (Avabrum), e por representantes da Prefeitura Municipal de Brumadinho, Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais (DPMG), anunciou, nesta segunda-feira (12/8), a destinação de R$ 350 milhões, provenientes do Acordo Judicial de Reparação pelo rompimento das barragens da Vale S.A. em Brumadinho, para obra de recuperação e duplicação de estrada que liga Brumadinho à BR-381, trecho Fernão Dias.

O anúncio foi feito após vistoria ao terreno onde será implantado o Distrito Industrial de Brumadinho e incluiu, ainda, o início das obras de pavimentação no município, executadas pela prefeitura, com direcionamento de R$ 45 milhões, também com recursos previstos no Acordo.

“Estamos dando mais um passo nas ações de reparação da tragédia de Brumadinho. São centenas de projetos em todo o estado e um dos principais é esse Distrito Industrial, que visa diversificar a economia da cidade, tornando-a cada vez menos dependente da atividade de mineração, que nós sabemos que tem dia e prazo para acabar”, destacou o governador Romeu Zema.

“E, além do Distrito, anunciamos também a duplicação do acesso até a BR-381. O projeto já será licitado imediatamente e em breve essa obra será iniciada. Com o Distrito Industrial e com esse acesso fácil a uma das principais rodovias do Brasil, muitas empresas irão se instalar aqui”, completou.

O projeto do Distrito Industrial decorre do Acordo de Reparação e prevê o aporte de outros R$ 190 milhões, com potencial de mudar a realidade econômica do município. A iniciativa irá urbanizar uma área de cerca de 1 milhão de metros quadrados, correspondente a 120 campos de futebol.

Juntos, os três projetos totalizam investimentos de R$ 585 milhões.

Distrito Industrial

O Distrito Industrial de Brumadinho será implantado em uma localização estratégica, ao norte do município, a aproximadamente 3,5 quilômetros do Centro. A região do Distrito é margeada pelo Rio Paraopeba, com acessos pela rodovia estadual MG-040, próximo ao km 48, e pela rodovia AMG-0185.

O projeto irá favorecer novos negócios, empregos e oportunidades, o que garante o crescimento social e econômico de toda a região. Além disso, o projeto irá urbanizar uma área de cerca de 1 milhão de metros quadrados, envolvendo área de lotes, sistema viário, área institucional, espaços de uso público e áreas de preservação permanente.

O secretário adjunto de Planejamento e Gestão (Seplag) e presidente do Comitê Pró-Brumadinho, Luís Otávio de Assis, enalteceu o tamanho da obra que está sendo iniciada e a importância para o desenvolvimento da cidade.

“Esta obra será o equivalente a 120 campos de futebol, de área urbanizada. Serão 90 terrenos para empresas de médio e grande porte. Desses 90 terrenos, o menor terreno é de 1,5 mil metros quadrados, e o maior chegando de 10 mil metros quadrados. Então, o objetivo é olhar para o futuro, justamente para reduzir a dependência da mineração, diversificando a economia de Brumadinho”, detalhou.

A obra tem o valor estimado em R$ 190 milhões, provenientes do Acordo Judicial de Reparação dos danos causados pelo rompimento das barragens da Vale S.A. em Brumadinho, definidos após Consulta Popular. Esse e outros recursos visam reparar os impactos ambientais, sociais e econômicos decorrentes do desastre que afetou diversas áreas do estado, e tirou a vida de 272 pessoas.

"A criação deste distrito industrial vai ser muito importante para a nossa cidade de Brumadinho. Esse acordo feito pelo Governo de Minas está fazendo um bem para todos os municípios mineiros. Eu só tenho que agradecer ao governador por acatar nossos pedidos e nos acolher nos momentos mais difíceis", ressaltou a representante das famílias e vice-presidente da AVABRUM, Nayara Porto.

Brumadinho / BR-381

As obras de recuperação e posterior duplicação da estrada que liga Brumadinho à BR 381 (Fernão Dias) vão contar com valor estimado em R$ 350 milhões para a realização do projeto e execução. Com isso, serão beneficiados diretamente os municípios de Brumadinho, Mário Campos e Sarzedo, o que contabiliza mais de 100 mil habitantes.

A primeira etapa será a publicação de edital para elaboração do projeto de engenharia para duplicação de trecho entre Brumadinho e a Rodovia Fernão Dias, que definirá o melhor traçado a ser adotado. A previsão é que o edital para a elaboração do projeto seja publicado até o dia 14/8, conforme programação do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER-MG), órgão responsável pela condução das ações.

A segunda etapa prevê obras de recuperação do antigo pavimento e inclusão de mais faixa de tráfego na MG-155, com licitação prevista para o 2º semestre de 2024. O início das obras será em 2025.

A terceira etapa prevê as obras de duplicação em si, ligando Brumadinho à BR-381, cujo melhor traçado será definido no projeto de engenharia. Estas obras têm previsão de início em 2026.

As melhorias no trecho irão favorecer a mobilidade na região, beneficiando a comunidade incentivando o turismo. Além disso, as obras irão contribuir com o desenvolvimento do novo Distrito Industrial, atraindo empresas e facilitando o escoamento da produção.

O presidente do DER-MG, Rodrigo Tavares, falou sobre a importância da obra e apresentou novos projetos rodoviários que vão beneficiar a região.

“Nós estamos falando de uma obra de uma enorme complexidade de engenharia. Só para ter uma ideia de projeto, a gente está prevendo o desembolso de quase R$ 10 milhões. Em paralelo, já estamos com projeto de uma melhoria da MG-155 entre Mário Campos e a BR 381. Essa licitação já está em fase de contratação e deve sair ainda no mês de agosto, com expectativa de começo das obras em 2025”, explicou.

Pavimentação

O início de obras de pavimentação da estrada que liga os distritos de Aranha a Suzana e Palhano, executada pela Prefeitura de Brumadinho, é outro destaque. O projeto conta com a destinação de R$ 45 milhões em recursos pelo Estado e instituições de Justiça, provenientes do Acordo de Reparação.

A obra é mais um importante avanço para a região, garantindo 14 quilômetros de recapeamento, pavimentação e terceira faixa em alguns trechos.

Desde 2023, 60 projetos foram definidos pós Consulta Popular e recursos foram repassados para as prefeituras, somando R$ 1,7 bilhão de reais transferidos aos 26 municípios atingidos.

Desse montante, o município que recebeu mais recursos foi Brumadinho, tendo sido direcionados R$ 467 milhões para a execução de cinco iniciativas: obra de pavimentação entre Aranha, Suzana e Palhano; obra de pavimentação do trecho Brumadinho a Bonfim; obras de alargamento e melhorias da estrada localizada no Eixo Central; melhorias da estrada que liga Alberto Flores ao Córrego do Feijão e a Casa Branca​; e construção das casas populares na Bacia do Paraopeba.

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Notícias Tue, 13 Aug 2024 06:24:37 -0300
Governo de Minas retoma pavimentação da MGC-455, entre Uberlândia e Campo Florido http://setop.mg.gov.br/sobre/institucional/missao-e-valores/stories/3516-governo-de-minas-retoma-pavimentacao-da-mgc-455-entre-uberlandia-e-campo-florido http://setop.mg.gov.br/sobre/institucional/missao-e-valores/stories/3516-governo-de-minas-retoma-pavimentacao-da-mgc-455-entre-uberlandia-e-campo-florido

O Governo de Minas, por meio do DER-MG, retomará a pavimentação da rodovia MGC-455, entre Uberlândia e Campo Florido, no Triângulo Mineiro.

O vice-governador de Minas Gerais, Professor Matheus, anunciou a continuidade dessa obra durante a 16ª edição da Megacana Tech Show Brasil, em Campo Florido.

“Estamos, definitivamente, retomando a finalização da MGC-455, ligando Uberlândia a Campo Florido, com recursos garantidos”, disse o vice-governador. “É uma satisfação fazer esse anúncio, além de comemorar as várias obras que conseguimos fazer na região”.

As intervenções serão feitas em uma extensão de 53,04 quilômetros a partir da ponte sobre o rio Cabaçal, sentido Campo Florido, trecho que corresponde ao lote 2. As obras estão incluídas no Provias, maior conjunto de obras de infraestrutura rodoviária da última década em Minas.

O investimento é estimado em R$ 200 milhões e a previsão é a de que os trabalhos comecem em 2025, após atualização do projeto de engenharia, levantamento de custos e licitação das obras.

A continuidade da pavimentação vai permitir maior integração da região Centro-oeste do Triângulo Mineiro com o Sul e Sudeste do Triângulo.

Após concluído, o trecho vai passar a ser uma alternativa de trajeto para quem se destina ao estado de São Paulo e desafogará o tráfego da BR-050, da BR-364 e da BR-153.

Além disso, a rodovia tem grande importância para o escoamento da produção de grãos e açúcar na região, que abriga usinas do setor sucroalcooleiro.

Histórico

A rodovia MGC-455, entre Uberlândia e Campo Florido, tem a extensão total de 107,7 quilômetros e a pavimentação, iniciada em 2010, foi dividida em dois lotes. O primeiro, com 54,66 quilômetros, entre Uberlândia até a ponte sobre o rio Cabaçal, já foi concluído em 2019.

No lote 1 foram investidos, conforme a última medição dos serviços, R$ 97,4 milhões na pavimentação e R$ 4,5 milhões para a construção das pontes sobre o rio do Peixe e rio Piracanjuba, totalizando R$ 101,9 milhões.

Provias

Na região, recentemente, por meio do Provias, o Governo de Minas concluiu a recuperação funcional de 12,4 quilômetros que envolve três segmentos rodoviários: a LMG-733 - entre MGC-455 (Pirajuba) e a cidade de Frutal -, a MGC-455, entre Campo Florido e Pirajuba, e a MGC-455 na altura do trevo para Pirajuba.

O Provias tem como objetivo reverter a situação precária em que se encontram muitas rodovias mineiras devido ao baixo investimento realizado por gestões anteriores na manutenção das estradas.

O programa, lançado em abril de 2022, já conta cerca de R$ 4,6 bilhões em investimentos, que estão sendo aplicados em de 143 intervenções em rodovias de Norte a Sul do estado, o que corresponde a 4,14 mil quilômetros de melhorias.

O Provias se divide em dois eixos: recuperação funcional, com objetivo de promover melhorias no pavimento das estradas em pior estado de conservação; e pavimentação e construção de pontes, com foco em viabilizar novas ligações entre importantes regiões de Minas Gerais.

O programa tem potencial de adicionar ao Produto Interno Bruto (PIB) mineiro o montante de R$ 1,3 bilhão e aumentar a arrecadação com impostos indiretos em cerca de R$ 225 milhões.

Megacana

O vice-governador iniciou discurso reconhecendo a importância do setor sucroalcooleiro para Minas Gerais.

"Eu sei do cuidado que o Governo do Estado tem com o setor sucroalcoleiro. E sei que tudo que foi construído até aqui foi pelo braço de vocês, com muitos resultados positivos hoje, para Minas e para o Brasil. Então, parabéns para vocês".

Professor Mateus lembrou que Minas tem a segunda maior área de cana plantada do país. E que Campo Florido cresceu neste setor, investindo em lavouras de cana.

"A produção rural de Minas alcançou quase o tamanho referente a da mineração. E o setor sucroalcooleiro cresceu mais do que os outros do agronegócio nos últimos anos. Destaco ainda a performance do setor, dentro das regras ambientais e que colabora para a descarbonização".

O vice-governador também apontou avanços no setor na produção de energia verde.

"Temos feito dever de casa no setor sucroenergético e sou muito orgulhoso disso. Continuamos avançando", destacou.

A 16ª edição da Megacana Tech Show Brasil está sendo realizada durante os dias 7 e 8/8, em Campo Florido, para discutir as inovações do setor sucroenergético no Brasil, com palestras, debates técnicos e estandes com os principais fornecedores do setor.

A feira é realizada pela Associação dos Fornecedores de Cana da Região de Campo Florido (Canacampo) e pela da Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais (Siamig Bioenergia), abordando assuntos como o cenário econômico global para o agro, tendências para o mercado de trabalho e gestão de pessoas, agricultura regenerativa e agroenergia.

Em 2023, a feira recebeu cerca de 3 mil visitantes, proporcionando mais de 15 horas de conteúdos voltados para o setor sucroenergético, mais de 60 marcas de fornecedores de insumos, máquinas e equipamentos participaram da exposição.

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Notícias Tue, 13 Aug 2024 06:15:43 -0300
Vice-governador vistoria retomada das obras do Hospital Regional de Governador Valadares http://setop.mg.gov.br/sobre/institucional/missao-e-valores/stories/3514-vice-governador-vistoria-retomada-das-obras-do-hospital-regional-de-governador-valadares http://setop.mg.gov.br/sobre/institucional/missao-e-valores/stories/3514-vice-governador-vistoria-retomada-das-obras-do-hospital-regional-de-governador-valadares


O vice-governador Professor Mateus vistoriou, nesta terça-feira (6/8), as obras do Hospital Regional de Governador Valadares (HRGV), no Vale do Rio Doce.

A construção da unidade, retomada nesta gestão, vai permitir a ampliação da disponibilidade de leitos e assistência especializada, beneficiando cerca de 700 mil pessoas em pelo menos 51 municípios mineiros. A expectativa é a de que a unidade hospitalar seja concluída em 2026.

Na oportunidade, Professor Mateus se surpreendeu com o estágio avançado das obras que, desde março, estão a todo vapor.  "Eu estive aqui ano passado, onde as obras nem tinham sido retomadas, e o que a gente consegue ver é um avanço nítido e relevante. Então, posso garantir que o cronograma está dentro do previsto", disse o vice-governador.


Com obras paralisadas desde 2016, a estrutura sofreu diversas avarias e depredações ao longo dos anos. Por isso, a empresa responsável precisou realizar intervenções imediatas para dar prosseguimento aos trabalhos, como demolição de revestimentos cerâmicos em pisos e paredes. Algumas revisões pontuais de projeto estão sendo feitas para subsidiar as atividades.

Saúde mais perto de casa

A ampliação dos serviços de saúde e a capilarização desses atendimentos em todo o estado, levando serviços essenciais cada vez mais perto das pessoas, é uma das principais metas da atual gestão estadual.

Com o Hospital Regional de Governador Valadares, os atendimentos complexos e especializados ficarão mais acessíveis para a população de 51 municípios que compõem a macrorregião de Saúde Leste.

"O hospital vai mudar totalmente a cara assistencial da região. A área de abrangência da unidade será de mais de 700 mil pessoas, mais de 50 municípios sendo beneficiados", ressaltou Professor Mateus.

O vice-governador enfatizou também que a localização, às margens da rodovia, facilita o acesso e desafoga o trânsito dentro da cidade de Governador Valadares.

Obras

Atualmente, estão sendo realizados serviços de drywall, com instalação de divisórias, e a colocação de revestimentos em porcelanato nos pisos. As próximas fases de trabalho contemplam a instalação de esquadrias e a revisão do telhado.

Com investimentos de R$ 83 milhões, o novo hospital vai oferecer atendimento de urgências e emergências, e assistência à saúde em regime de internação, além de exames de imagem e cirurgias.

A finalização das obras e a compra de equipamentos para o Hospital Regional de Governador Valadares integram as ações de reparação na Bacia do Rio Doce, em razão dos prejuízos causados pelo rompimento da Barragem do Fundão, em Mariana, em 2015. Foi pactuada, por meio do Comitê Gestor Pró Rio-Doce, a disponibilização dos recursos pela Fundação Renova.

“Todos os recursos previstos para a conclusão do hospital já estão separados. Uma das nossas prioridades é que essa obra jamais seja paralisada como foi no passado. Por isso, garanto que essa obra não paralisa mais, é um compromisso do governador Romeu Zema para que todos os cinco Hospitais Regionais sejam entregues o mais rápido possível”, pontuou Professor Mateus.

Perfil assistencial

O Hospital Regional de Governador Valadares vai ampliar o número de leitos, inclusive de UTI, melhorando o acesso aos serviços de saúde de média e alta complexidade na região Leste de Minas.

A estrutura do hospital terá 226 leitos, sendo 176 de internação, 40 de UTI e 10 de semi-intensivos, além de nove salas de cirurgias.

A população também poderá contar com atendimento de urgência e emergência e um pronto-atendimento com 20 leitos para observação e sete consultórios, somado ao ambulatório com outros oito consultórios.

A estrutura vai também comportar o serviço de diagnóstico e terapia com duas salas de tomografia, uma de ressonância, duas de hemodinâmica, duas de raio-x, duas de ultrassom, duas de endoscopia e duas de eletrocardiograma.

Alta complexidade

Além disso, o hospital irá realizar cirurgias geral de alta complexidade, de cabeça e pescoço e plástica.

O serviço de ortopedia, em casos de trauma, também será oferecido tanto para a média como a alta complexidade.

A unidade terá atendimento para os casos de bucomaxilo. Para o atendimento cardiovascular, será disponibilizada tanto a média como a alta complexidade, incluindo Unidade Coronariana, cirurgia vascular e cardiovascular, eletrofisiologia, endovascular e cardiologia intervencionista.

Haverá, ainda, assistência na linha de cuidado integral da neurologia para os casos de AVC agudo, AVC crônico e neurocirurgia.

Municípios

Mais de 700 mil pessoas serão beneficiadas nas cidades de Água Boa, Aimorés, Alpercata, Alvarenga, Cantagalo, Capitão Andrade, Central de Minas, Conselheiro Pena, Coroaci, Cuparaque, Divino das Laranjeiras, Divinolândia de Minas, Engenheiro Caldas, Fernandes Tourinho, Frei Inocêncio, Frei Lagonegro, Galiléia, Goiabeira, Gonzaga, Governador Valadares, Itabirinha de Mantena, Itanhomi, Itueta, Jampruca, José Raydan, Mantena, Marilac, Mathias Lobato, Mendes Pimentel, Nacip Raydan, Nova Belém, Paulistas, Peçanha, Resplendor, Santa Efigênia de Minas, Santa Maria do Suaçuí, Santa Rita do Itueto, São Félix de Minas, São Geraldo da Piedade, São Geraldo do Baixio, São João do Manteninha, São João Evangelista, São José da Safira, São José do Jacuri, São Pedro do Suaçuí, São Sebastião do Maranhão Sardoá, Sobrália, Tarumirim, Tumiritinga e Virgolândia.

Obras de acesso

Para facilitar o acesso à unidade de saúde, também será realizada uma obra viária, desde a entrada do hospital, na altura da avenida Minas Gerais, até o quilômetro 407 da BR-116, totalizando uma extensão de 461,6 metros, incluindo a construção de um trevo e uma rotatória.

O objetivo é garantir as condições de acesso da população aos serviços da unidade, com mais conforto e agilidade no deslocamento para a população.

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Notícias Tue, 06 Aug 2024 14:44:31 -0300
Governo de Minas assina contrato de concessão da Serraria Souza Pinto http://setop.mg.gov.br/sobre/institucional/missao-e-valores/stories/3513-governo-de-minas-assina-contrato-de-concessao-da-serraria-souza-pinto http://setop.mg.gov.br/sobre/institucional/missao-e-valores/stories/3513-governo-de-minas-assina-contrato-de-concessao-da-serraria-souza-pinto

O Governo de Minas formalizou, nesta quinta-feira (1/8), o contrato de concessão de uso da Serraria Souza Pinto com o consórcio Nova Serraria, que nos próximos 20 anos será responsável pela operação das atividades do local. O vice-governador Professor Mateus assinou o novo contrato que está em conformidade com as diretrizes previstas pelo Estado.

O contrato prevê realização de espetáculos, shows e demais eventos em geral, assim como exploração de outras atividades econômicas como bares, lanchonetes, restaurantes, lojas e camarotes, ampliando a vocação cultural e turística do equipamento e revitalizando o entorno, no centro de Belo Horizonte.

“É uma satisfação enorme o Governo de Minas estar aqui, formalizando a concessão da Serraria Souza Pinto. Esse repasse vai fazer com que o espaço seja multiuso para a população e que efetivamente passe a permitir o recebimento de feiras, shows, festas e eventos culturais em geral", destaca o vice-governador Professor Mateus.

O vice-governador lista ainda a utilização do estacionamento, que ficou fechado por longo período e que poderá ser utilizado novamente.

"Com a concessão a Serraria poderá se transformar, também, num eixo de requalificação do nosso centro de Belo Horizonte", disse.

"Estamos fazendo o melhor para transformar equipamentos públicos, localizados na capital, em espaços que favorecem a requalificação urbana", afirmou o vice-governador de Minas, Professor Mateus.

A Fundação Clóvis Salgado (FCS), por sua vez, continuará cuidando do fomento, produção e difusão das artes no contexto estadual, além de gerir e fiscalizar o contrato de concessão da Serraria Souza Pinto.

O projeto de concessão da Serraria Souza Pinto foi estruturado pela FCS, com o apoio das secretarias de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) e de Cultura e Turismo (Secult), além da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge).

Parcerias

“Hoje é um dia de celebração. Um parceiro privado vai assumir a gestão da Serraria e trazer volume de investimentos para repaginar esse espaço tão querido dos Belo Horizontinos, que vai ser palco de grandes eventos, com potencial de ser melhor aproveitado”, destaca o secretário de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, Pedro Bruno.

“A Serraria Souza Pinto é um ícone da cultura e das manifestações, dos shows e feiras no estado de Minas Gerais. Ter investimentos, melhorias e organização neste espaço vai atrair eventos de grande porte, inclusive internacionais”, ressalta o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas de Oliveira.

É o que destaca também o diretor-presidente da Codemge, Sérgio Lopes Cabral. De acordo com ele, a concessão vai contribuir, também, para gerar emprego e renda para os mineiros.

Investimentos

A concessão também vai garantir novos recursos para a FCS, no período em que o vencedor da licitação for o responsável pelo equipamento, por meio de pagamento anual à fundação de porcentagem da receita bruta auferida pela concessionária.

Após a assinatura do contrato, haverá um período de transição de até 90 dias para que a operação seja assumida integralmente pela concessionária.

Os investimentos previstos para o imóvel somam, no mínimo, R$ 7 milhões, incluindo intervenções obrigatórias e ciclos de reinvestimentos e manutenção ao longo de toda execução contratual.

Entre as melhorias prioritárias, destacam-se a revisão geral de todas as instalações (como banheiros, por ex.), adequações elétricas, drenagem, acessibilidade e restauração da fachada.

Espaço cultural

A Serraria Souza Pinto, construída em 1912, é uma das poucas edificações remanescentes dos primeiros tempos da história de Belo Horizonte. De importante interesse cultural e histórico, a edificação integra o conjunto paisagístico e arquitetônico da Praça Rui Barbosa – Praça da Estação.

O prédio passou por intensa restauração e adequação para funcionar como espaço de eventos culturais e corporativos. Desde 1997, a administração do espaço encontra-se sob responsabilidade da FCS, com a realização de dezenas de eventos a cada ano.

Situada na região central de Belo Horizonte, em local de fácil acesso, a Serraria Souza Pinto tem estrutura de aproximadamente 4 mil metros quadrados de área construída e é adequada à instalação e montagem para acolher eventos dos mais variados formatos artísticos, culturais e empresariais, como grandes feiras, exposições, congressos, shows e festivais.

A capacidade máxima de público é de 5 mil pessoas em pé, ou 2,5 mil pessoas sentadas (eventos com mesas e cadeiras).

Concessão

O consórcio Nova Serraria, formado pelas empresas Revee (Real Estate Venues & Entertainment Participações) e Integritate, venceu a licitação, realizada em 25/3/2024, ao oferecer uma proposta de outorga fixa no valor de R$ 650 mil, o que corresponde a 5,32% de ágio.

Após a finalização do período contratual, o Estado voltará à gestão operacional do ativo público, incorporando todas as benfeitorias realizadas no imóvel.

O CEO da Revee, Luís Fernando Davantel, destacou a parceria com o Executivo mineiro em projeto realizado com transparência e inteligência.

“Agredeço ao Governo de Minas por acolher nossa empresa e ter a iniciativa de fazer um processo de concessão extremamente profissional, inteligente e transparente nesse espaço tão importante para o povo mineiro".

Consórcio vencedor

A empresa Revee atua na área Real Estate, Gestão de Venues e Entretenimento e em 2023 assinou contrato de concessão de 35 anos para gestão do Complexo Arena da Fonte Luminosa, composto pela Arena Fonte Luminosa, Centro de Convenções, Pavilhão de Exposições e Ginásio Poliesportivo, em Araraquara, estado de São Paulo.

A empresa Integritate, criada em 2008, atua como desenvolvedora e gestora imobiliária e ganhou reconhecimento ao ser responsável pela concretização do projeto do Allianz Parque, em São Paulo, além de atuar na gestão de espaços de entretenimento.

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Notícias Thu, 01 Aug 2024 14:24:41 -0300
Projeto do Governo de Minas que cria dois novos corredores de faixa exclusiva para ônibus metropolitano é selecionado pelo Governo Federal http://setop.mg.gov.br/sobre/institucional/missao-e-valores/stories/3511-projeto-do-governo-de-minas-para-criacao-de-dois-novos-corredores-de-faixa-exclusiva-para-o-transporte-metropolitano-e-aprovado-pelo-pac http://setop.mg.gov.br/sobre/institucional/missao-e-valores/stories/3511-projeto-do-governo-de-minas-para-criacao-de-dois-novos-corredores-de-faixa-exclusiva-para-o-transporte-metropolitano-e-aprovado-pelo-pac

1 Divulgacao Seinfra

A proposta de implantação de dois corredores de faixa exclusiva na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), nos municípios de Santa Luzia e Ribeirão das Neves, enviada pelo Governo de Minas, foi uma das selecionadas pelo Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal, no eixo Cidades Sustentáveis e Resilientes.

O projeto da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) conta com investimento de R$ 125 milhões e tem como objetivo complementar a rede de transporte na RMBH, reduzindo o tempo de deslocamento das viagens, aumentando a eficiência operacional e aprimorando o serviço de transporte coletivo.

A iniciativa também visa contribuir para o desenvolvimento socioeconômico e melhorar a qualidade de vida dos moradores da região. O anúncio foi feito pelo Governo Federal na última sexta-feira (26/7).

“A aprovação deste projeto é um passo fundamental para avançarmos nas melhorias do transporte metropolitano. Nosso compromisso é transformar a mobilidade urbana e encontrar soluções eficazes para os desafios enfrentados pelos mineiros em seus deslocamentos diários,” afirma o secretário-adjunto de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, Pedro Calixto.

Proposta

O projeto prevê a implantação de dois corredores de faixa exclusiva: um na LMG-806, ligando Ribeirão das Neves a Belo Horizonte, e outro na Avenida Brasília, conectando Santa Luzia à capital mineira.

O corredor da LMG-806 ligará o Terminal Justinópolis, em Ribeirão das Neves, à região de Venda Nova, em Belo Horizonte. No local, ele será integrado ao BRT da Avenida Cristiano Machado, um importante eixo entre as regiões Norte e Sul da capital.

Na Avenida Brasília, o corredor estará próximo ao Terminal São Benedito, que atende cerca de 22 mil passageiros por dia. A avenida é uma via fundamental de acesso à MG-010, onde existe uma faixa preferencial de dois quilômetros até o BRT da Avenida Pedro I.

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Notícias Tue, 30 Jul 2024 11:50:56 -0300
Governo de Minas conclui recuperação de mais três rodovias na região Central pelo Provias http://setop.mg.gov.br/sobre/institucional/missao-e-valores/stories/3512-governo-de-minas-conclui-recuperacao-de-mais-tres-rodovias-na-regiao-central-pelo-provias http://setop.mg.gov.br/sobre/institucional/missao-e-valores/stories/3512-governo-de-minas-conclui-recuperacao-de-mais-tres-rodovias-na-regiao-central-pelo-provias

O Governo de Minas concluiu as obras em três segmentos de rodovias na região Central do estado. A MG-420, MG-060 e a MGC-352 ganharam novos pavimentos em um trecho de 52,4 quilômetros entre o entroncamento da BR-040 e Pompéu, de Pompeú até a usina de álcool Agropéu, e de Abaeté até o entroncamento para a LMG-793, respectivamente.

As intervenções, iniciadas em setembro de 2023 foram concluídas em junho deste ano e recebem investimentos da ordem de R$ 28 milhões, por meio do Provias, o maior pacote de obras rodoviárias da última década em Minas.

As melhorias beneficiam, diretamente, uma população estimada em 60 mil habitantes de Pompéu, Abaeté e Cedro do Abaeté e atende outros municípios da região como Martinho Campos, Morada Nova, Biquinhas e Paineiras. Além disso, o trecho é o principal acesso para o Hospital Regional de Sete Lagoas e para Belo Horizonte, e favorece o escoamento da produção agropecuária.

O diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), Rodrigo Tavares, destaca que os investimentos em infraestrutura adequada geram um ambiente propício ao desenvolvimento econômico e social.

“Boas estradas proporcionam maior produtividade e competitividade, o que reflete em melhoria do bem-estar social. E é isso que estamos fazendo por meio do Provias. Ao melhorarmos as condições de transportes, automaticamente induzimos a realização de outros investimentos nos diversos ramos da economia”, avalia.

Importância

A economia da região onde estão inseridas as rodovias é bastante diversificada, baseada principalmente na produção leiteira, de gado de corte, álcool combustível e açúcar, móveis, extração e beneficiamento de ardósia e plantio de eucalipto.

No município de Pompéu, situado na chamada província da ardósia de Minas Gerais, está a maior reserva da pedra no mundo. A cidade ainda conta com uma usina de beneficiamento de cana-de-açúcar, que produz principalmente biocombustível através do etanol. Dentre outras atividades econômicas, é possível destacar a produção de móveis e o eucalipto.

Provias

O Provias tem como objetivo reverter a situação precária em que se encontram muitas rodovias mineiras devido ao baixo investimento realizado por gestões anteriores na manutenção das estradas.

O programa já conta cerca de R$ 4,6 bilhões em investimentos, que estão sendo aplicados em de 143 intervenções em rodovias de Norte a Sul do estado, o que corresponde a 4,14 mil quilômetros de melhorias.

O Provias se divide em dois eixos: recuperação funcional, com objetivo de promover melhorias no pavimento das estradas em pior estado de conservação; e pavimentação e construção de pontes, com foco em viabilizar novas ligações entre importantes regiões de Minas Gerais.

O programa tem potencial de adicionar ao Produto Interno Bruto (PIB) mineiro o montante de R$ 1,3 bilhão e aumentar a arrecadação com impostos indiretos em cerca de R$ 225 milhões.

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Notícias Tue, 30 Jul 2024 08:04:00 -0300
Mais de 50% de veículos leves utilizam benefício de desconto no pedágio em rodovias concessionadas no Sul de Minas http://setop.mg.gov.br/sobre/institucional/missao-e-valores/stories/3510-mais-de-50-de-veiculos-leves-utilizam-beneficio-de-desconto-no-pedagio-em-rodovias-concessionadas-no-sul-de-minas http://setop.mg.gov.br/sobre/institucional/missao-e-valores/stories/3510-mais-de-50-de-veiculos-leves-utilizam-beneficio-de-desconto-no-pedagio-em-rodovias-concessionadas-no-sul-de-minas


Os motoristas que utilizam com frequência as rodovias concessionadas pelo Governo de Minas, no Sul do estado, contam com o Desconto de Usuário Frequente (DUF).

O benefício é válido para veículos de passeio (categoria 1) que utilizam o sistema de cobrança automática - também conhecido como TAG ou AVI (etiqueta eletrônica colada no para-brisas).

O desconto é progressivo e varia de acordo com a praça de pedágio. A aplicação é feita a partir da segunda passagem do veículo pelo pedágio no mesmo trecho, dentro do mesmo mês. O valor máximo de abatimento é atingido no 30º dia em que o motorista cruzar a área de monitoramento.

A título de exemplo, na praça P5, em Gonçalves, a redução no valor pode chegar a 98% no trigésimo dia seguido, o equivalente a uma tarifa de R$ 0,18 centavos - conforme previsto no contrato assinado entre as concessionárias e a Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra).

“As rodovias concessionadas oferecem melhores condições de trafegabilidade e infraestrutura, com reforma e constante manutenção, e de segurança, com serviços para quem utiliza essas vias, como socorro mecânico e atendimento médico. Mas sempre podemos ir além e, por isso, ampliamos os benefícios para os usuários, incorporando o DUF aos contratos de concessões rodoviárias”, explica o subsecretário de Regulação de Transportes, José Barreto de Andrade Neto.

Benefício real
Dados da concessionária EPR Sul de Minas apontam que 50% dos veículos leves se beneficiam dos descontos, que são aplicados automaticamente para quem utiliza como meio de pagamento as TAGs.

A praça com maior representatividade é a P3, em Santa Rita do Sapucaí, com 55% de utilização de DUF. Em seguida, aparecem empatadas - com 51% -  a P5, em Gonçalves, e a P7, em Ouro Fino.

Para facilitar a consulta dos usuários, a concessionária disponibiliza uma calculadora no site da empresa. Nela, é possível fazer a simulação por praça de pedágio e por número de passagens.

Clique aqui para acessar o simulador.

Em caso de dúvidas, os usuários podem entrar em contato com a EPR Sul de Minas pelo 0800 290 0459. O canal de atendimento é gratuito e está disponível 24 horas.

Pedágio sem cancela
O primeiro pedágio sem cancela (também conhecido como freeflow) implantado em uma concessão rodoviária do Governo de Minas está instalado no km 12,7 da MG-459, em Monte Sião, no Sul de Minas. O equipamento une a tecnologia e a concessão do desconto.

Quase 50% dos 96 mil veículos que passaram pela área nos últimos 45 dias utilizaram o pagamento via TAG, o que evidencia a boa aceitação pelos usuários do novo modelo de passagem automática.

Sem precisar parar para fazer o pagamento, o que permite a passagem em fluxo contínuo, o motorista ganha segurança, agilidade e ainda usufrui do Desconto de Usuário Frequente ao utilizar a TAG.

Além disso, o sistema freeflow contribui para ações de segurança pública, como explica o tenente Carlos André David, comandante do 3º pelotão da Polícia Militar Rodoviária (PMRv), em Pouso Alegre.

“Esse auxílio no monitoramento reflete de maneira objetiva na segurança de nossa região, já que conseguimos ter um controle maior da entrada de veículos em nossos municípios e no estado de Minas Gerais, com quantidade de veículos, tipos de veículos e horários. Então, o freeflow auxilia nesse trabalho de inteligência, de levantamento, sinistros de trânsito e de forma geral na sensação de segurança pública”, conclui.

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Notícias Fri, 26 Jul 2024 06:26:00 -0300