PEF http://www.infraestrutura.mg.gov.br Thu, 07 Aug 2025 04:35:48 -0300 Joomla! - Open Source Content Management - Version 2.5.14 pt-br Estudos do Plano Estratégico Ferroviário avançam para fase final e são apresentados em workshop http://www.infraestrutura.mg.gov.br/sobre/sala-de-imprensa/stories/2807-estudos-do-plano-estrategico-ferroviario-avancam-para-fase-final-e-sao-apresentados-em-workshop http://www.infraestrutura.mg.gov.br/sobre/sala-de-imprensa/stories/2807-estudos-do-plano-estrategico-ferroviario-avancam-para-fase-final-e-sao-apresentados-em-workshop

A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra-MG) realizou, na tarde dessa quinta-feira (11/2), o 5º Workshop do Plano Estratégico Ferroviário de Minas Gerais (PEF), com o objetivo de apresentar os avanços dos estudos. Os trabalhos foram apresentados para cerca de 120 convidados, entre representantes da sociedade civil, do Poder Legislativo e de entidades ligadas ao setor, por meio de videoconferência.

A subsecretária de Transportes e Mobilidade da Seinfra-MG, Mônica Salles Lanna, destacou que mesmo diante do cenário da pandemia, todos os envolvidos na elaboração do PEF mantiveram o compromisso de pensar de forma estruturada o crescimento do modal ferroviário em Minas Gerais e apresentá-lo para a sociedade. “Esses estudos, que começaram em 2019, estão estritamente dentro do cronograma inicial. E para cada fase que tivemos de entrega e de desenvolvimento conseguimos promover um workshop”, salientou.

Com a elaboração do PEF próximo da conclusão, nesta edição foi apresentada a estruturação dos capítulos do documento, que será entregue ao final dos estudos, e demonstrado que o Plano será um material robusto e balizador do desenvolvimento ferroviário no estado.

O diretor do Núcleo de Logística, Supplay Chain e Infraestrutura da Fundação Dom Cabral, Paulo Resende, destacou o capítulo voltado para orientação de gestores públicos, que detalha minunciosamente como esses gestores podem avaliar e elaborar propostas e projetos ferroviários utilizando uma metodologia específica.

Resende também mostrou uma novidade citada em edições anteriores dos workshops: os simuladores que vão permitir a análise de viabilidade de implantação de trechos ferroviários, de maneira objetiva com o simples lançamento de dados.

A ideia é que a ferramenta seja disponibilizada gratuitamente em links na internet, para ser acessado de qualquer navegador, sem a necessidade de instalação de softwares específicos. Com a geração de gráficos de radar, será possível analisar os contextos econômico-financeiro, operacional,  e de desenvolvimento regional e social e sustentabilidade de qualquer proposta.

Na sequência dos trabalhos, foram apresentados alguns avanços dos estudos relacionados aos trens regionais para o transporte de cargas. A novidade foi a apresentação de uma metodologia criada para o PEF, que permitiu a realização de avaliações de pré-viabilidade econômico-financeira de 16 propostas de ferrovias de carga.

O objetivo é verificar se as receitas obtidas com a prestação dos serviços de transporte serão suficientes para cobrir os custos destes serviços (operação, manutenção e despesas gerais), amortizar o investimento realizado e proporcionar remuneração adequada ao operador ferroviário.

Utilizando o sistema de chat da videoconferência, mais uma vez os participantes também tiveram a oportunidade de apresentarem dúvidas, sugestões ou comentários ao final da reunião.

Todas as apresentações e a gravação do workshop serão disponibilizados no site da Seinfra. Clique aqui para acessar.

PEF

O Plano Estratégico Ferroviário (PEF) será composto por um portfólio de projetos priorizados para a implantação e operação de uma nova estrutura ferroviária em Minas Gerais, que atenda à demanda do setor e da população mineira.

Coordenado pela Seinfra-MG, o PEF conta com a contribuição da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF) – patrocinadora e interlocutora junto às empresas do setor ferroviário - e da Fundação Dom Cabral (FDC), empresa contratada para a realização dos estudos.

]]>
PEF Fri, 12 Feb 2021 08:49:31 -0200
Atualizações do Plano Estratégico Ferroviário são apresentadas em workshop http://www.infraestrutura.mg.gov.br/sobre/sala-de-imprensa/stories/2783-atualizacoes-do-plano-estrategico-ferroviario-sao-apresentadas-em-workshop http://www.infraestrutura.mg.gov.br/sobre/sala-de-imprensa/stories/2783-atualizacoes-do-plano-estrategico-ferroviario-sao-apresentadas-em-workshop

Os avanços dos estudos do Plano Estratégico Ferroviário (PEF) de Minas Gerais foram apresentados na tarde desta quinta-feira (10/12), durante o quarto workshop organizado pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade de Minas Gerais (Seinfra-MG). Representantes da sociedade civil, do Poder Legislativo e de entidades ligadas ao setor, acompanharam as apresentações por meio de videoconferência. A previsão é que o portfólio de projetos priorizados seja entregue no início do próximo ano.

O secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, Fernando Marcato, destacou a relevância do Plano Estratégico dentro de uma política ferroviária adotada pelo Estado e lembrou que a Seinfra também trabalha para desenvolver e implementar o conceito de short lines (linhas menores que se conectam com ferrovias troncais), que servirá como complemento da malha ferroviária estruturante.

“A gente precisa desenvolver os ramais de interligação e para isso nada melhor que o modelo de autorização para deixar que os empreendedores interessados, as cooperativas, os produtores possam, sem nenhuma grande burocracia, pedir ao Governo do Estado ou ao Governo Federal a exploração de trechos, as famosas linhas curtas ou short lines, dentro de uma mecanismo simples, um mecanismo dinâmico e não um mecanismo burocrático”, explicou Marcato.

Ainda de acordo com o secretário, a Emenda à Constituição 105, publicada no Diário do Legislativo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) no último dia 5/12, chega como um instrumento para o desenvolvimento dessas short lines no Estado. A Emenda vai permitir que a iniciativa privada incremente sua participação no setor ferroviário e insere as modalidades autorização e permissão para a exploração desse modal de transporte.

Coordenados pela Seinfra, os estudos do PEF contam com a contribuição da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF), que além de patrociná-los atua como interlocutora junto às empresas do setor ferroviário e o Governo do Estado, e a elaboração da Fundação Dom Cabral (FDC).

Avanços do PEF
O diretor do Núcleo de Logística e Supplay Chain e Infraestrutura da FDC, Paulo Resende, apresentou o cronograma atualizado dos estudos. Ele também destacou as principais contribuições do PEF para Minas Gerais, tais como: a oportunidade de captação de recursos para as ferrovias, a partir de um plano estratégico que é único no Brasil em amplitude; a diversidade e volume de investimentos; a expansão da carteira de produtos transportados; a possibilidade de retomada do transporte de passageiros regionais; e a implantação das short lines, que podem levar desenvolvimento de economias locais, promovendo um avanço na gestão ferroviária e quebrando o paradigma de modelos únicos de concessão.

 “O PEF é uma grande oportunidade para Minas Gerais, não percam essa oportunidade”, enfatizou Resende.

Quem acompanhou o evento, também pode ver como será a ferramenta capaz de simular a viabilidade de implantação de trechos ferroviários, uma novidade anunciada pela FDC na edição anterior do workshop, que vai permitir aos interessados pelo tema participarem ativamente do processo.

Ainda durante as apresentações, conduzidas pela equipe da Fundação Dom Cabral, os participantes puderam acompanhar um detalhamento do que já foi concluído e os serviços que estão em andamento relativos às propostas de ferrovias para transporte de cargas. Na oportunidade também foram mostrados os estudos da ferrovia entre Araçuaí, Teófilo Otoni, Teixeira de Freitas e Caravelas, com resultados de alocação de demandas, distribuição da demanda por grandes grupos de cargas, projeção de demandas, entre outros dados.

Também foram abordados os resultados dos estudos relativos aos trens turísticos e de passageiros, incluindo as propostas do trem metropolitano, com todos os detalhamentos das premissas de pré-viabilidade, tarifas, investimentos para implantação e investimentos para operação. A apresentação também contemplou alternativas estudadas, traçando um cenário de implantação de trechos selecionados.

Participação
Assim como aconteceu nas edições anteriores dos workshops, os participantes também tiveram a oportunidade de apresentar dúvidas ao final da reunião, que foram prontamente respondidas pela equipe técnica que participa da elaboração do PEF. Além disso, todas as apresentações e a gravação do workshop serão disponibilizados no site da Seinfra.

Clique aqui para acessar o material.

]]>
PEF Fri, 11 Dec 2020 09:15:44 -0200
Estudos do Plano Estratégico Ferroviário de Minas Gerais são apresentados em 3º workshop sobre o tema http://www.infraestrutura.mg.gov.br/sobre/sala-de-imprensa/stories/2781-estudos-do-plano-estrategico-ferroviario-de-minas-gerais-sao-apresentados-em-3-workshop-sobre-o-tema http://www.infraestrutura.mg.gov.br/sobre/sala-de-imprensa/stories/2781-estudos-do-plano-estrategico-ferroviario-de-minas-gerais-sao-apresentados-em-3-workshop-sobre-o-tema

Na terceira edição do Workshop do Plano Estratégico Ferroviário (PEF) de Minas Gerais, realizado pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra), na tarde dessa quinta-feira (22/10), mais de cem participantes acompanharam, por meio de videoconferência, as atualizações dos estudos que vão possibilitar a implantação e operação de uma nova estrutura ferroviária no Estado.

Elaborados pela Fundação Dom Cabral (FDC) e patrocinado pela Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF), os estudos do PEF fazem parte de um amplo planejamento conduzido pela Seinfra, como enfatizou o secretário Fernando Marcato, durante a abertura dos trabalhos. “Um Estado sem planejamento é como uma árvore sem raiz. Na infraestrutura estamos focados em um tripé, que é a gestão, a regulação e acima de tudo o planejamento. Qualquer coisa que façamos ou que venhamos a fazer, passa necessariamente pelo planejamento”.

Com mais da metade do cronograma de trabalho cumprido dentro do prazo, as apresentações abordaram os avanços sobre as propostas de ferrovias para o transporte de cargas, bem como dos trens turísticos e trens regionais.

Assim como ocorreu nas edições anteriores, os trabalhos foram acompanhados por representantes da sociedade civil, do Poder Legislativo e de entidades ligadas ao setor.

Transporte de cargas

Nos estudos de transporte de cargas nas ferrovias propostas, a apresentação abordou a identificação e alocação da demanda, em distintos cenários e três horizontes temporais: 2025, 2030 e 2035.

Para cada trecho, uma ficha técnica trazendo, entre outros dados, o carregamento estimado, produção total na ferrovia e municípios percorridos, mostraram, detalhadamente, a estimativa de investimento para implantação de cada segmento e a projeção de carregamento estimado, por tipo de mercadoria, nos anos de referência.

Trens turísticos e regionais

As análises referentes aos trens turísticos desta vez trouxeram um estudo de mercado de 15 linhas em operação no Brasil, o que contribui para entender o cenário deste segmento e, também, para comparar esses ramais em operação, com os ramais estudados dentro do PEF. Além disso, foram detalhadas as estimativas de investimento para implantação e operação de cada trecho.

Novamente utilizando uma metodologia multicriteriosa, foram apresentados resultados de demanda e oferta, que apontou como destaque, entre outros, os trechos Cataguases – Além Paraíba/ Três Rios, Poços de Caldas – Águas da Prata e Lavras / Três Corações – Varginha.

Para os trens regionais também foram apresentados estudos de demanda e definição da oferta, incluindo um pré-dimensionamento, com o tempo de viagem, capacidade de atendimento e viagens por dia. Assim como nas análises dos trens turísticos, também foram elencadas as estimativas de investimento de implantação e operação para o segmento de trens regionais.

As três propostas em destaque foram os trechos Araguari –  Campos Altos, Belo Horizonte –  Janaúba e Belo Horizonte –  Conselheiro Lafaiete/ Mariana.

Simulador

Durante o encontro, a Fundação Dom Cabral trouxe uma novidade: em breve será disponibilizado o acesso a um programa de computador capaz de simular a viabilidade de implantação de trechos ferroviários. A ideia é que a ferramenta seja aberta, permitindo que os interessados pelo tema possam participar ativamente do processo.

“O Plano Estratégico Ferroviário, pelo lado da FDC, será um elemento vivo. Se alguém tiver alguma informação, essa pessoa terá a oportunidade de colocar esse dado em nosso simulador, que vai permitir que ela tenha resultados. Isso vai permitir que todos possamos reivindicar, de maneira transparente, o que a gente acha que é importante de trens para nossas regiões aqui em Minas Gerais”, explicou o professor Paulo Resende, diretor do Núcleo de Logística e Supplay Chain e Infraestrutura da FDC.

Etapas

Até o final deste ano, para quando está prevista a consolidação do PEF, outras reuniões serão realizadas. Ainda serão abordadas outras atividades que estão em andamento, tais como avaliação de alternativas e detalhamento e análise de pré-viabilidade.

Todos os documentos apresentados durante o workshop, bem como as perguntas enviadas pelos participantes, e que serão respondidas pela equipe técnica do PEF, estão disponibilizados no site da Seinfra. Clique aqui para acessar.

]]>
PEF Fri, 23 Oct 2020 12:11:26 -0200
Avanços do Plano Estratégico Ferroviário de Minas Gerais são apresentados em workshop virtual http://www.infraestrutura.mg.gov.br/sobre/sala-de-imprensa/stories/2659-avancos-do-plano-estrategico-ferroviario-de-minas-gerais-sao-apresentados-em-workshop-virtual http://www.infraestrutura.mg.gov.br/sobre/sala-de-imprensa/stories/2659-avancos-do-plano-estrategico-ferroviario-de-minas-gerais-sao-apresentados-em-workshop-virtual

A segunda edição do Workshop do Plano Estratégico Ferroviário (PEF) de Minas Gerais, realizado pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra) na tarde dessa quinta-feira (2/7), por meio de reunião virtual, apresentou os avanços dos estudos que vão possibilitar a implantação e operação de uma nova estrutura ferroviária no Estado. Mais de cem participantes, entre representantes da sociedade civil, do Poder Legislativo e de entidades ligadas ao setor, acompanharam a videoconferência.

Os trabalhos foram conduzidos por representantes da Fundação Dom Cabral (FDC), responsável pela elaboração dos estudos. A Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF), patrocinadora do Plano, e a equipe da Superintendência de Transporte Ferroviário da Seinfra também participaram do evento.

O secretário de Estado Infraestrutura e Mobilidade, Marco Aurélio Barcelos, explicou que cronograma de desenvolvimento do PEF segue dentro do esperado, mesmo diante das restrições impostas pela Covid-19, e reforçou a importância dos estudos para a implementação de uma nova estrutura ferroviária em Minas. “O plano representa o esforço técnico do que nós queremos ter, do que queremos fazer em relação às ferrovias no estado. O PEF não será uma publicação que vai ostentar nossas bibliotecas, não é esse o destino do Plano. O PEF é o nosso passaporte, o nosso tíquete de entrada para uma discussão técnica bem sustentada, com interlocutores que podem nos auxiliar nesse momento, como é o caso do próprio Governo Federal”, enfatizou.

As apresentações abordaram os principais avanços no processo de seleção das propostas de trens turísticos e trens regionais, e também detalharam parte do trabalho que está sendo desenvolvido sobre as propostas de ferrovias para o transporte de cargas e passageiros.

Trens turísticos e regionais
Os primeiros resultados e análises referentes aos trens turísticos apontam a seleção de oito propostas. A classificação utilizou uma metodologia multicriteriosa, que leva em consideração, entre outros quesitos, a capacidade turística atual, variáveis socioeconômicas e a capacidade ainda disponível para viagem de passageiros. Entre as selecionadas estão trechos entre Poços de Caldas – Águas da Prata, Além Paraíba – Além Paraíba e Viçosa – Cajuri.

No que se refere aos trens regionais, foram selecionadas sete propostas, baseadas na mesma metodologia, tomando como referência a situação geral do trecho (em termos de infraestrutura e funcionalidade), status da linha (em termos da operação atual), variáveis socioeconômicas (frequência dos deslocamentos regionais no eixo, quantidade de deslocamentos por motivo trabalho interno ao eixo, capacidade ainda disponível para viagem de passageiros), entre outros. Entre as propostas selecionadas estão os trechos: Divinópolis – Lavras, Araguari – Uberaba e Poços de Caldas – Campinas (SP).

Trens de carga
Os estudos também avançaram no desenvolvimento do diagnóstico da alocação preliminar de cargas nas linhas propostas.

Tomando como cenário alguns trechos independentes e também de grandes corredores ferroviários, foram detalhados, entre outros aspectos, a demanda atual por transporte ferroviário, o diagnóstico da oferta: malhas, ativos logísticos e operações das concessionárias atuantes no estado, a definição das áreas de influência e revisão das matrizes Origem/Destino de transporte de cargas em Minas e restante do Brasil.

Participação
Assim como aconteceu na primeira edição do Workshop, os participantes também tiveram a oportunidade de apresentarem dúvidas, sugestões ou comentários ao final da reunião, desta vez utilizando o sistema de chat da videoconferência.

Todos os documentos apresentados serão disponibilizados no site da Seinfra, bem como as respostas enviadas pelos participantes e que serão respondidas pela equipe técnica do PEF.

Clique aqui para acessar o material.

Etapas
Outras atividades estão em curso no momento, como, por exemplo, a análise de pré-viabilidade, definição de receitas, custos operacionais e investimentos do transporte metropolitano por trens. A expectativa é que a consolidação do Plano seja feita até o final deste ano.

Para apresentação e acompanhamento das próximas etapas dos estudos elaborados pela FDC ainda estão previstos outros seis encontros.

]]>
PEF Fri, 03 Jul 2020 08:00:41 -0300
Workshop aponta projetos que serão priorizados no Plano Estratégico Ferroviário de Minas Gerais http://www.infraestrutura.mg.gov.br/sobre/sala-de-imprensa/stories/2605-workshop-aponta-projetos-que-serao-priorizados-no-plano-estrategico-ferroviario-de-minas-gerais http://www.infraestrutura.mg.gov.br/sobre/sala-de-imprensa/stories/2605-workshop-aponta-projetos-que-serao-priorizados-no-plano-estrategico-ferroviario-de-minas-gerais

A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra) realizou, na tarde dessa terça-feira (11/2), o 1º Workshop do Plano Estratégico Ferroviário de Minas Gerais (PEF), para apresentar o levantamento e análise preliminar dos principais projetos que serão priorizados na implantação e operação de uma nova estrutura ferroviária em Minas Gerais.

As propostas foram apresentadas no auditório do DER-MG, em Belo Horizonte, para cerca de 180 convidados, entre representantes da sociedade civil, do Poder Legislativo e de entidades ligadas ao setor. O PEF é patrocinado pela Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF) e os estudos estão sendo elaborados pela Fundação Dom Cabral (FDC).

Na abertura do encontro, o secretário de Estado Infraestrutura e Mobilidade, Marco Aurélio Barcelos, afirmou que o Plano Estratégico Ferroviário é resultado de um intenso trabalho de planejamento. “O fato de estarmos reunidos hoje, aqui, significa que o nosso planejamento já começou a frutificar. Nós já temos o resultado deste esforço de inteligência sendo apresentado à sociedade”.

Foram elencadas 60 propostas, agrupadas por áreas temáticas, sendo 23 de transporte ferroviário regional de passageiros, 15 de transporte de cargas, 11 de transporte turístico, 7 contornos e trechos urbanos e 4 plataformas logísticas.

As propostas foram analisadas de forma multicriterial, levando em consideração a previsão de implantação, a demanda potencial e a complexidade da implantação. A partir dessa avaliação, foi criada uma hierarquia que servirá como orientação para desenvolvimento dos projetos.

“É errado olhar para esses pesos e pensar: a minha proposta tem uma nota baixa, então ela será eliminada. Não existe eliminação. Muito pelo contrário, daremos importância a todas elas. Construiremos um documento orientador sobre todas as propostas, para que elas possam ser trabalhadas no sentido de atingirem viabilidade”, explicou o professor Paulo Resende, diretor do Núcleo de Logística e Supplay Chain e Infraestrutura da FDC.

Propostas
Entre as propostas para o transporte de cargas foram elencadas, entre outras, a ferrovia entre Unaí (MG) e Anápolis (GO) e a reativação de linhas, como a ligação entre Itaú de Minas, São Sebastião do Paraíso e Ribeirão Preto (SP).
Para o transporte de passageiros, foram selecionados os trechos entre Divinópolis e Lavras, ligando o Centro-Oeste ao Sul de Minas, Uberaba – Araxá – Ibiá (no Triângulo), a ligação entre Belo Horizonte – Brumadinho e BH Eldorado, via Barreiro, entre outros.

Nos estudos para trens turísticos serão objeto de estudo as ligações entre São Sebastião do Rio Verde a Passa Quatro, Cataguases - Além Paraíba - Três Rios (RJ), além de nove outros trechos.

Também serão estudados, entre outros, projetos que contemplam travessias urbanas, como o contorno de Montes Claros e o Ferroanel de Belo Horizonte, entre Sarzedo / Betim e vetor norte da região metropolitana da capital.

Entre os estudos que envolvem plataformas logísticas estão a integração do Porto Seco do Sul de Minas, em Varginha, ao ramal Varginha – Três Corações. Terminal Intermodal rodo-hidro-ferroviário de cargas em Chaveslândia (município de Santa Vitória), no Triângulo mineiro.

Multimodal
Uma das principais premissas do PEF é que o conceito de multimodalismo seja valorizado como uma solução para os gargalos logísticos, como explica o professor Paulo Resende da FDC. “O Brasil não pode mais continuar com essa briga entre modais de transporte. Não vamos usar o plano estratégico como instrumento de disputa, mas sim como um instrumento de direção única, para o desenvolvimento das ferrovias e dos modais de transporte em Minas Gerais”.

Etapas
Estão previstos outros sete encontros para apresentação e acompanhamento das próximas etapas dos estudos elaborados pela FDC.

Todos os documentos apresentados nas reuniões serão disponibilizados no site da Seinfra, bem como as respostas enviadas pelos participantes e que serão respondidas pela equipe técnica do PEF.

Para Antônio Moreira de Faria, da ONG Minas Trilhos - Rede de Pesquisa e Transpores sobre Trilhos, a iniciativa de elaboração do PEF é um grande acontecimento para todos que estão envolvidos com a temática ferroviária. “Agora o plano precisa ser desenvolvido e colocado em prática. Espero que nas próximas sessões haja a possibilidade de participação ampla, de todos, inclusive no sentido de opinar, servindo como um canal de interlocução”, conclui.

Presenças
Também estiveram presentes na reunião o diretor-geral do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem (DER-MG); a diretora-geral da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana (ARMBH), Mila Batista; o gerente técnico da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF), Heider Gomes; a subsecretária de Transportes e Mobilidade da Seinfra, Mônica Lanna; a superintendente de Transporte Ferroviário da Seinfra, Vânia Cardoso; representantes da Fundação Dom Cabral (FDC), além de deputados estaduais, prefeitos e vereadores.

Acesse nos links abaixo o material apresentado durante o workshop.

- Diagnóstico demanda de transporte atendida por ferrovia

- Levantamento e análise preliminar de propostas do PEF

- Estudo de demanda PEF

- Mapa de georreferenciamento das demandas do PEF MG

]]>
PEF Wed, 12 Feb 2020 12:37:06 -0200
Plano Estratégico Ferroviário de Minas Gerais é tema de audiência na Assembleia http://www.infraestrutura.mg.gov.br/sobre/sala-de-imprensa/stories/2570-plano-estrategico-ferroviario-de-minas-gerais-e-tema-de-audiencia-na-assembleia http://www.infraestrutura.mg.gov.br/sobre/sala-de-imprensa/stories/2570-plano-estrategico-ferroviario-de-minas-gerais-e-tema-de-audiencia-na-assembleia

O Plano Estratégico Ferroviário (PEF) de Minas Gerais já dá os seus primeiros passos. Após a primeira reunião técnica na última quarta-feira (16/10), foi realizada, na tarde desta quarta-feira (23/10), audiência pública na Assembleia Legislativa de Minas Gerais para apresentar a metodologia que será utilizada e o cronograma do PEF. 

Promovido pela Comissão Extraordinária Pró-Ferrovias Mineiras, o encontro contou com a presença da equipe da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra), da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF), patrocinadora dos estudos que comporão o PEF, e da Fundação Dom Cabral (FDC), contratada para a elaboração dos estudos. Estiveram presentes diversos deputados e especialistas do setor. 

O levantamento deve durar 14 meses, com entregas parciais que serão validadas em workshops pela FDC junto à Seinfra a cada etapa. “Este é um dos temas mais importantes no que tange à infraestrutura mineira. Já ressaltei antes a importância do PEF. Não podemos ser tachados de sonhadores. Vamos ter projetos factíveis”, disse o secretário da Infraestrutura e Mobilidade, Marco Aurélio Barcelos. 

“Preciso ressaltar, ainda, todo o trabalho que já vinha sendo feito, tanto pela Comissão quanto por outros entes do setor. Se faltava coordenação entre todas as entidades, ela agora está sedimentada. Essa é uma política pública que veio e precisa ficar”, acrescentou Barcelos. 

A ideia é que o Plano traga as iniciativas priorizadas e com valores, subsidiando, inclusive, as discussões com a União, a partir dos recursos advindos da renovação antecipada das concessões de malhas que passam por Minas.

O gerente técnico da ANTF, Heider Gomes, apresentou o escopo técnico do trabalho. “Vamos ter um prognóstico até 2035, incluindo a integração do modal ferroviário com outros modos de transporte, com estratégias para aumentar a participação da matriz ferroviária. Estamos muito orgulhosos de participar do projeto”, afirmou.

Já o professor Paulo Resende, da Fundação Dom Cabral, explicou que a FDC possui um Núcleo de Logística e uma plataforma de infraestrutura de transportes, ambos envolvidos no PEF. “É a mais avançada plataforma de análise de cenários de infraestrutura da América Latina. Teremos condições de separar o que pode ser realidade e o que não para de pé”, ressaltou. Softwares de última geração trazem respostas, por exemplo, sobre a existência ou não de demanda, impactos em empregos, efeitos econômicos e até emissão de gases.

O presidente da comissão, deputado João Leite, tratou o momento como histórico. “E pensar que não existia, no Estado, uma estrutura para tratar apenas de assuntos ferroviários. Nós que somos conhecidos como o estado dos trens”, disse, referindo-se à criação na Seinfra, nesta gestão, da Superintendência de Transporte Ferroviário, dedicada exclusivamente ao assunto. A superintendente Vânia Cardoso também esteve presente na audiência, bem como a subsecretária de Transportes e Mobilidade da Secretaria, Mônica Salles Lanna.

PEF
O Plano Estratégico Ferroviário de Minas Gerais será composto por um portfólio de projetos priorizados para a implantação e operação de uma nova estrutura ferroviária em Minas Gerais. Como ponto de partida, será construído um diagnóstico do atual sistema ferroviário mineiro, de forma a serem definidas estratégias e elaborado um plano de investimentos que atenda à demanda do setor e da população mineira.

Fotos: Guilherme Dardanhan / ALMG

 
 
]]>
PEF Thu, 24 Oct 2019 09:30:05 -0200
Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade faz reunião técnica Inaugural do Plano Estratégico Ferroviário http://www.infraestrutura.mg.gov.br/sobre/sala-de-imprensa/stories/2566-secretaria-de-infraestrutura-e-mobilidade-faz-reuniao-tecnica-inaugural-do-plano-estrategico-ferroviario http://www.infraestrutura.mg.gov.br/sobre/sala-de-imprensa/stories/2566-secretaria-de-infraestrutura-e-mobilidade-faz-reuniao-tecnica-inaugural-do-plano-estrategico-ferroviario

Foi realizada, nesta quarta-feira (16/10), a reunião técnica inaugural do Plano Estratégico Ferroviário de Minas Gerais (PEF). Na ocasião, também foi assinado o Acordo de Cooperação Técnica entre o Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra), e a Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF), que estabelece as responsabilidades para o desenvolvimento dos estudos técnicos para subsidiar a elaboração do PEF.

O Plano Estratégico Ferroviário de Minas Gerais será composto por um portfólio de projetos priorizados para a implantação e operação de uma nova estrutura ferroviária em Minas Gerais. Como ponto de partida, será construído um diagnóstico do atual sistema ferroviário mineiro, de forma a serem definidas estratégias e elaborado um plano de investimentos que atenda à demanda do setor e da população mineira.

Coordenados pela Seinfra, os estudos contarão com a contribuição da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF) - que vai patrociná-los e atuar como interlocutora junto às empresas do setor ferroviário e o Governo do Estado. A Fundação Dom Cabral, empresa contratada para a realização dos estudos, esteve presente e apresentou o cronograma preliminar do PEF. A expectativa é de consolidação do documento já no próximo ano.

“O principal objetivo do Plano é aprofundar as questões relativas ao modal ferroviário em Minas Gerais. Quais projetos têm condições de se tornar realidade? Precisamos construir uma carteira de projetos factível e sustentável”, enfatizou o secretário de Infraestrutura e Mobilidade, Marco Aurélio Barcelos, ao começar a reunião.

“É um orgulho e uma oportunidade enorme, para nós, poder contribuir. Minas Gerais já tem se destacado, nessa interlocução com o Governo, em relação à relevância do tema. Esperamos ajudar a tirar os projetos do papel”, afirmou o presidente da ANTF, Fernando Paes.

Entre os temas a serem estudados destacam-se a construção do Ferroanel de Belo Horizonte e dos contornos ferroviários em Montes Claros, Juiz de Fora, Divinópolis e Itaúna; a adequação de ligações ferroviárias em diversas regiões do estado, como na Serra do Tigre; conversão de linhas férreas desativadas para uso por transporte urbano de passageiros; e a implantação de serviços de transporte ferroviário regional de passageiros. Outros projetos serão mapeados durante a elaboração do PEF.

Na reunião inaugural foi definida, ainda, a composição do Comitê Executivo do Plano, que contará com participação de membros da Seinfra, da ANTF e da Fundação Dom Cabral. A ideia é que a Comissão Extraordinária Pró-Ferrovias Mineiras seja envolvida nas discussões.

Dedicação exclusiva
Com a aprovação do Projeto de Lei nº 23.304, de 30 de maio de 2019, foi criada, no âmbito da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, a Superintendência de Transporte Ferroviário, subordinada à Subsecretaria de Transportes e Mobilidade. Com isso, a Secretaria passou a ter uma área dedicada exclusivamente aos assuntos ferroviários do Estado. “Estou há dez anos trabalhando com o tema, e é muito relevante essa iniciativa do Governo de querer participar ativamente dessas discussões. A superintendência que foi criada tem o objetivo de somar”, ressaltou a superintendente Vânia Cardoso.

Presenças
Estiveram presentes na reunião o secretário de Infraestrutura e Mobilidade, Marco Aurélio Barcelos; a diretora-geral da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana (ARMBH), Mila Batista; o presidente da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF), Fernando Paes; a subsecretária de Transportes e Mobilidade da Seinfra, Mônica Lanna; a superintendente de Transporte Ferroviário da Seinfra, Vânia Cardoso; além de representantes da Fundação Dom Cabral (FDC) e das concessionárias.

 
]]>
PEF Thu, 17 Oct 2019 07:04:51 -0300
Governo de Minas Gerais lança Plano Estratégico Ferroviário do Estado http://www.infraestrutura.mg.gov.br/sobre/sala-de-imprensa/stories/2540-governo-de-minas-gerais-lanca-plano-estrategico-ferroviario-do-estado http://www.infraestrutura.mg.gov.br/sobre/sala-de-imprensa/stories/2540-governo-de-minas-gerais-lanca-plano-estrategico-ferroviario-do-estado

O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra), lançou, nesta quarta-feira (14/8), o Plano Estratégico Ferroviário de Minas Gerais (PEF), em mais uma iniciativa para ampliar os investimentos em infraestrutura no Estado. Realizado em parceria com a Comissão Extraordinária Pró-Ferrovias Mineiras, o lançamento ocorreu no final da tarde, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

O PEF será composto por um portfólio de projetos para a implantação e operação de uma nova estrutura ferroviária em Minas Gerais, com priorização de projetos. Como ponto de partida, será construído um diagnóstico do atual sistema ferroviário mineiro, de forma a serem definidas estratégias e construído um plano de investimentos que atenda à demanda do setor e da população mineira.

“Estamos falando de um conjunto de medidas estruturadas, racionalizadas para colocar Minas nos trilhos de uma vez por todas”, destacou o secretário de Infraestrutura e Mobilidade de Minas Gerais, Marco Aurélio Barcelos. “É importante não só fazer este mapeamento da infraestrutura existente, mas também levantar como ela se desenvolveria, a partir da avaliação da demanda de carga e de passageiros. Estamos pedindo uma projeção até 2035”, explicou.

Coordenados pela Seinfra, os estudos contarão com a contribuição da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF) - que vai patrociná-los e atuar como interlocutora junto às empresas do setor ferroviário e o Governo do Estado. A expectativa é de até 15 meses para a consolidação do Plano.

Entre os temas a serem considerados destacam-se a construção do Ferroanel de Belo Horizonte e dos contornos ferroviários em Montes Claros, Juiz de Fora, Divinópolis e Itaúna; a adequação de ligações ferroviárias em diversas regiões do estado, como na Serra do Tigre; conversão de linhas férreas desativadas para uso por transporte urbano de passageiros; e a implantação de serviços de transporte ferroviário regional de passageiros. Outros projetos serão mapeados durante a elaboração do PEF.

“Sonhamos com o nosso anel ferroviário da RMBH, que liberaria 22 cidades que têm linhas hoje para termos transporte ferroviário de passageiros na Região Metropolitana de Belo Horizonte, que é fundamental. É, sem dúvida, um momento histórico, é a possibilidade de termos a retomada ferroviária no Estado, que, sem dúvida nenhuma, melhoraria a economia de Minas”, afirmou o presidente da Comissão Extraordinária Pró-Ferrovias Mineiras, deputado João Leite.

De acordo com o diretor-executivo da ANTF, Fernando Paes, o momento nunca foi tão favorável. No evento, ele apresentou um balanço do setor. Fernando destacou a importância de Minas Gerais, que tem a segunda maior malha ferroviária do país, pouco atrás de São Paulo, mas responde por 53% do minério transportado no Brasil e 23% de toda a carga geral.

“Esse Plano tem tudo para dar certo e permitir que os mineiros pleiteiem, com a prioridade adequada, os projetos que devem receber investimentos – sejam recursos do Estado, do Governo Federal ou mesmo privados”, disse.

O presidente da ALMG, deputado Agostinho Patrus, finalizou o evento abordando a disputa pelos bilhões de reais em investimentos decorrentes do processo de renovação antecipada das concessões ferroviárias, processo que está em andamento, conduzido pelo Governo Federal. Patrus destacou que o plano ferroviário será importante para Minas Gerais ter acesso a esses recursos.

“Vamos lutar para que os R$ 6 bilhões (recursos estimados decorrentes da antecipação das concessões ferroviárias) sejam investidos 100% em Minas. O Estado não quer o recurso de outras federações, mas a antecipação das concessões das ferrovias que passam no Estado. O Plano vai mostrar as potencialidades do nosso estado, e vamos poder levá-lo a todos aqueles que possam financiar investimentos nessa infraestrutura”, defendeu.

Fotos: Willian Dias/ALMG

]]>
PEF Thu, 15 Aug 2019 07:12:52 -0300