A Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), por meio do Programa Aeroportuário do Estado de Minas Gerais (ProAero), iniciou as obras de reforma e melhoramentos nos aeroportos de Januária e Pirapora, na região Norte do Estado, dando prosseguimento ao objetivo do Programa de promover a adequação da infraestrutura aeroportuária, dotando o território mineiro de uma malha de aeroportos capaz de atender a demanda de passageiros e incrementando as demandas de turismo, negócios, segurança e saúde e o desenvolvimento econômico regional.

Para o prefeito de Pirapora Léo Silveira, as obras vão contribuir para tornar a cidade um polo de integração logística. "Pirapora possui uma importante localização geográfica e um potencial logístico enorme. Com a reforma do aeroporto, poderemos integrar aqui os vários modais de transporte: hidroviário, rodoviário e aeroviário, beneficiando toda a microrregião que é constituída pelas cidades de Buritizeiro, Várzea da Palma, Ibiaí, Jequitaí, São Romão, Lassance, Riachinho, Santa Fé de Minas e Lagoa dos Patos", disse.

Já o prefeito de Januária Manoel Jorge, acredita que a reforma do aeroporto é uma das obras mais importantes da cidade. "Estas intervenções vão trazer modernidade, gerar emprego e alavancar o desenvolvimento da nossa cidade e da região, mais ou menos 11 municípios serão atendidos. Uma obra dessa envergadura, Januária não vê há mais ou menos 20 anos", colocou o prefeito.

Segundo o secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas Carlos Melles, o Governo de Minas está alinhado com o Governo Federal quanto à importância de investimentos no modal aeroviário, com foco na aviação regional. "O transporte aeroviário é uma alternativa ao transporte rodoviário que pode trazer desenvolvimento para as diversas regiões do estado, por ser um transporte rápido e seguro" ressaltou.

Intervenções

As intervenções em Pirapora e Januária somam investimentos de R$ 16,1 milhões e estão sendo executadas pelo Departamento de Obras Públicas do Estado de Minas Gerais (DEOP-MG). A previsão de conclusão das obras é de 240 dias a partir da ordem de início.

Em Pirapora serão executadas a reforma e melhoramentos da pista de 1.480 metros, melhoramentos e dimensionamento do pavimento para aumento da capacidade das aeronaves para até 50 passageiros, implantação de balizamento noturno, construção do terminal de passageiros, construção da seção de contra-incêndio e cercamento da área patrimonial com alambrado.

Em Januária serão realizadas obras de ampliação da pista de 1.200 metros para 1.460 metros, melhoramentos e dimensionamento do pavimento para aumento da capacidade das aeronaves para até 50 passageiros, implantação de balizamento noturno, construção do terminal de passageiros, construção da seção de contra-incêndio e cercamento da área patrimonial com alambrado.

Proaero

O despacho governamental determinando a emissão de ordem de serviço para início das obras nos aeroportos de Pirapora e Januária foi assinada em janeiro, durante o anúncio do governador Antonio Anastasia de investimentos de R$ 235 milhões para a melhoria de aeroportos mineiros, em 2013 e 2014.

Estes investimentos dão continuidade à implantação da segunda etapa do Programa Aeroportuário do Estado de Minas Gerais (ProAero), cujo objetivo é promover a melhoria, ampliação e revitalização da malha aeroportuária em todo o Estado. Na região Norte, por meio do Programa, estão previstos investimentos nos aeroportos de Jaíba, Janaúba, Salinas e Montes Claros, que fazem parte dos investimentos anunciados pelo Governo Federal para 33 aeroportos no Estado.

Desde a sua criação, em 2003, o programa recebeu investimentos da ordem dos R$ 313 milhões, dos quais R$ 48 milhões do Governo Federal. Foram realizadas obras em 23 terminais aeroportuários: Araxá, Capelinha, Cláudio, Curvelo, Diamantina, Divinópolis, Frutal, Governador Valadares, Guanhães, Guaxupé, Ituiutaba, Iturama, Lavras, Manhuaçu, Passos, Piumhi, Poços de Caldas, São João Del Rei, Oliveira, Ouro Fino, Ubá, Viçosa e Aeroporto Regional da Zona da Mata. Para o período 2013-2014 estão assegurados R$ 230 milhões.

Minas Online e Blog , acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais.

Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais .

Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais

Enviar para impressão