A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra-MG) realizou, na tarde dessa quinta-feira (11/2), o 5º Workshop do Plano Estratégico Ferroviário de Minas Gerais (PEF), com o objetivo de apresentar os avanços dos estudos. Os trabalhos foram apresentados para cerca de 120 convidados, entre representantes da sociedade civil, do Poder Legislativo e de entidades ligadas ao setor, por meio de videoconferência.

A subsecretária de Transportes e Mobilidade da Seinfra-MG, Mônica Salles Lanna, destacou que mesmo diante do cenário da pandemia, todos os envolvidos na elaboração do PEF mantiveram o compromisso de pensar de forma estruturada o crescimento do modal ferroviário em Minas Gerais e apresentá-lo para a sociedade. “Esses estudos, que começaram em 2019, estão estritamente dentro do cronograma inicial. E para cada fase que tivemos de entrega e de desenvolvimento conseguimos promover um workshop”, salientou.

Com a elaboração do PEF próximo da conclusão, nesta edição foi apresentada a estruturação dos capítulos do documento, que será entregue ao final dos estudos, e demonstrado que o Plano será um material robusto e balizador do desenvolvimento ferroviário no estado.

O diretor do Núcleo de Logística, Supplay Chain e Infraestrutura da Fundação Dom Cabral, Paulo Resende, destacou o capítulo voltado para orientação de gestores públicos, que detalha minunciosamente como esses gestores podem avaliar e elaborar propostas e projetos ferroviários utilizando uma metodologia específica.

Resende também mostrou uma novidade citada em edições anteriores dos workshops: os simuladores que vão permitir a análise de viabilidade de implantação de trechos ferroviários, de maneira objetiva com o simples lançamento de dados.

A ideia é que a ferramenta seja disponibilizada gratuitamente em links na internet, para ser acessado de qualquer navegador, sem a necessidade de instalação de softwares específicos. Com a geração de gráficos de radar, será possível analisar os contextos econômico-financeiro, operacional,  e de desenvolvimento regional e social e sustentabilidade de qualquer proposta.

Na sequência dos trabalhos, foram apresentados alguns avanços dos estudos relacionados aos trens regionais para o transporte de cargas. A novidade foi a apresentação de uma metodologia criada para o PEF, que permitiu a realização de avaliações de pré-viabilidade econômico-financeira de 16 propostas de ferrovias de carga.

O objetivo é verificar se as receitas obtidas com a prestação dos serviços de transporte serão suficientes para cobrir os custos destes serviços (operação, manutenção e despesas gerais), amortizar o investimento realizado e proporcionar remuneração adequada ao operador ferroviário.

Utilizando o sistema de chat da videoconferência, mais uma vez os participantes também tiveram a oportunidade de apresentarem dúvidas, sugestões ou comentários ao final da reunião.

Todas as apresentações e a gravação do workshop serão disponibilizados no site da Seinfra. Clique aqui para acessar.

PEF

O Plano Estratégico Ferroviário (PEF) será composto por um portfólio de projetos priorizados para a implantação e operação de uma nova estrutura ferroviária em Minas Gerais, que atenda à demanda do setor e da população mineira.

Coordenado pela Seinfra-MG, o PEF conta com a contribuição da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF) – patrocinadora e interlocutora junto às empresas do setor ferroviário - e da Fundação Dom Cabral (FDC), empresa contratada para a realização dos estudos.

Enviar para impressão