A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra) acaba de lançar o Plano Estratégico de Integridade. A edição da publicação atende às diretrizes do Decreto Estadual 48.419/2022, que dispõe sobre a Política Mineira de Promoção da Integridade, e avança na consolidação de um Sistema de Integridade robusto, tecnicamente refinado e aderente ao contexto da organização.

No documento, a Seinfra define a arquitetura do Sistema de Integridade, estabelece o cenário almejado para cada um dos seus eixos e traça um plano de ação estruturado para implementá-lo. Tudo isso alinhado ao conceito Integridade 360º, que orienta toda a concepção do Plano.

Para Tatiane de Jesus Silva, diretora-central de Integridade da Controladoria-Geral do Estado, o Plano da Seinfra é um dos primeiros a estar alinhado com as diretrizes da nova Política Mineira de Promoção da Integridade, estabelecida pelo Decreto Estadual 48.419, de 17 de maio de 2022.
“Com a publicação do Plano, a pasta estabelece um marco e deixa um importante legado para a administração pública estadual, introduzindo um padrão de referência que pode servir de inspiração para outros órgãos e entidades elaborarem, revisarem ou atualizarem seus Planos", destaca.

O Plano de Integridade é resultado da conjugação e adaptação das melhores práticas ao contexto da Secretaria, como explica Marcos Caldeira, Compliance Officer e Presidente do Comitê Executivo de Integridade e Proteção de Dados da Seinfra.
“Quando o assunto é integridade e compliance, não há um modelo único aplicável a todas as organizações. Pensando nisso, buscamos incorporar as melhores práticas, tendo como filtro a realidade da pasta e o contexto da Administração Pública", explica.

Outro avanço fundamental, decorrente da publicação do Plano, é a formalização do Programa de Proteção de Dados Pessoais da Secretaria, tratado de maneira integrada à agenda de integridade. Além disso, com a introdução do eixo Projeto Especiais, a Seinfra abre espaço para o fortalecimento da agenda ESG, sigla em inglês que representa os pilares ambiental, social e de governança.

Cliquei aqui para acessar o Plano de Integridade e conhecer mais sobre Sistema de Integridade da Seinfra.

Enviar para impressão