O Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) concluiu, no final de dezembro de 2022, as obras na Escola Estadual Zezé de Lima, em Itaúna, região Centro-Oeste do Estado.

Iniciadas em maio de 2022, as melhorias envolvem a reforma da quadra poliesportiva, a recuperação estrutural do talude em concreto e serviços de drenagem no piso externo de acesso à quadra. O investimento foi de mais de R$ 600 mil reais, recursos da Secretaria de Estado da Educação (SEE).

No poliesportivo foram colocadas calhas galvanizadas e condutores de águas pluviais, complemento de pintura da estrutura metálica, limpeza com hidrojateamento no piso, selagem de trincas no piso e pintura do pavimento da quadra. Além disso, o local recebeu faixas de demarcação e instalação de novos equipamentos esportivos, como traves de gol de futsal, tabela e aro de basquetebol e rede de voleibol.   

Incentivo

Para a diretora da Escola, Juliana Gomes, a reforma da quadra e as outras melhorias são um grande incentivo aos alunos e a comunidade. “Por se tratar de uma construção mais antiga, a escola não possui pátio e a área utilizada para momentos de lazer é a quadra. No local a escola realiza os momentos de comemorações, apresentações e recebe a comunidade escolar. O espaço estava muito deteriorado, e sem iluminação. Além disso, o alambrado havia sido furtado e as chuvas de 2021 deixaram a estrutura de arrimo do seu entorno comprometidas”, explica.

Daniela Gomes acrescenta, ainda, que a quadra nova é o espaço mais acolhedor da escola. Totalmente reestruturada e revitalizada, se tornou o cartão postal da unidade de ensino e motivo de orgulho para a equipe.

A escola Estadual Zezé Lima funciona na rua Alexandrina Bernardes, 273, bairro Itaunense e atende, atualmente, 460 alunos do ensino fundamental e médio.

História

A instituição de ensino foi criada em 15 de fevereiro de 1964 e oferecia Educação Infantil e o antigo Ensino Fundamental I, de 1ª à 4ª série. O nome foi uma homenagem ao ilustre industriário José de Cerqueira Lima, grande incentivador da educação no município de Itaúna.

Entre os anos de 1984 a 2015 a escola ofertava apenas o Ensino Fundamental I e II. De 2016 em diante, a comunidade escolar passou a contar com a oferta do Ensino Médio, que foi implantado gradativamente, e em 2018, a escola teve sua primeira turma concluinte.

Enviar para impressão