O Governo de Minas assinou convênio com o município de Felixlândia para elaboração do projeto de pavimentação de 25 km da rodovia AMG-930, entre a BR-040 e o Distrito de São José do Buriti, região central de Minas. A ação faz parte do conjunto de intervenções previstas no Programa de Reparação Socioeconômica da Bacia do Paraopeba.

O documento, publicado no dia 18 de fevereiro, no Diário Oficial do estado, viabiliza a destinação de R$ R$ 1.595.608,77 como repasse à prefeitura de Felixlândia, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra), com a interveniência do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem (DER-MG). Os recursos a serem transferidos pelo governo estadual são provenientes do Acordo Judicial de Brumadinho.

Tendo sido firmado o convênio, o próximo passo é a publicação do edital pela prefeitura, dando início ao processo licitatório para contratação do projeto de Engenharia.

De acordo com o diretor-geral do DER-MG, Rodrigo Tavares, a obra na AMG-930 representa a legitimidade popular. “Na Consulta Popular realizada no município de Felixlândia a pavimentação da rodovia estadual foi priorizada por 80,9% dos cidadãos que participaram do processo consultivo, tendo sido o primeiro subtema mais votado no município”, explicou.

Reparação econômica
A bacia do Rio Paraopeba conta com seis obras rodoviárias cujo valor de investimento pode alcançar até R$ 580 milhões. A reparação socioeconômica é uma das frentes do Acordo Judicial, que visa reparar os danos decorrentes do rompimento das barragens da Vale em Brumadinho, que vitimou 272 pessoas e gerou uma série de impactos sociais, ambientais e econômicos na bacia do Rio Paraopeba e em todo o Estado de Minas Gerais.

Estão previstos projetos em diversas áreas como agricultura, infraestrutura, mobilidade e educação. O objetivo é fortalecer os serviços públicos nestes municípios, que foram duramente castigados pela tragédia.

Enviar para impressão