O Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) intensificou os serviços de recuperação funcional da rodovia MG-255, entre Itapagipe e Iturama, na região do Triângulo Mineiro, para finalizar as obras no trecho de 92 km. A expectativa é que a conclusão aconteça até o fim de abril.

Com investimento de mais de 12 milhões, por meio do Provias, a recuperação funcional já atinge o percentual de 92% de serviços executados. Iniciadas em maio de 2022, as melhorias incluem serviços de reperfilamento -  operação que tem o objetivo de regularizar o pavimento -, drenagem da pista e sinalização vertical e horizontal, inclusive nos trevos de acessos as cidades lindeiras.

A MG-255 é importante rota de ligação do Pontal do Triângulo Mineiro com os Estados de São Paulo e do Mato Grosso do Sul e faz a conexão com a capital mineira. O tráfego é predominante de transporte de produtos agropecuários para escoamento da safra regional, além de usinas de cana-de-açúcar e álcool.

Para o diretor-geral do DER-MG, Rodrigo Tavares, a recuperação da MG-255 faz parte de um conjunto de obras estratégicas para a região do Triângulo que vem proporcionando mais segurança para as pessoas que trafegam na rodovia.

“Estamos na reta final desta obra e, em breve, ela será entregue ao povo, que contará com uma estrada segura, garantindo o direito de ir e vir, e dando melhor estrutura aos corredores logísticos do agronegócio, uma das mais importantes vocações econômicas da região”, destacou.

Pacote de obras

Além da rodovia MG-255, o Governo de Minas vem executando a recuperação funcional de outros trechos na região do Triângulo Mineiro.  Na MG-190, em 58 quilômetros entre no perímetro urbano de Abadia dos Dourados e o entroncamento da BR-365, no sentido Uberlândia, as obras estão em fase final.

Na MGC-497, no entroncamento da BR-365/452, em Uberlândia, com a BR-153, próximo ao município de Prata, as obras já foram finalizadas em 78 quilômetros do trecho.

Provias

Considerado o maior programa de recuperação rodoviária da última década, o Provias tem como objetivo reverter a situação precária em que se encontram muitas rodovias mineiras devido ao baixo investimento realizado por gestões anteriores na manutenção das estradas.

O programa conta com R$ 2 bilhões em investimentos, que estão sendo aplicados em mais de cem intervenções em rodovias de Norte a Sul do estado.

Dos recursos destinados, R$ 1,4 bilhão é originado do Acordo Judicial assinado com o objetivo de reparar danos decorrentes do desastre de Brumadinho, que tirou 272 vidas e gerou uma série de impactos sociais, ambientais e econômicos na bacia do Rio Paraopeba e em todo o estado de Minas Gerais.

Além disso, cerca de R$ 120 milhões têm origem no Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC) firmado entre o Governo de Minas e a Fundação Renova. O restante é fruto de convênios e emendas parlamentares estaduais e federais, parcerias com empresas e convênios com prefeituras.

Enviar para impressão