O Governo de Minas se prepara para começar mais uma importante obra do Provias no Norte do estado. A recuperação funcional das rodovias LMG-630 e LMG-634, trecho Almenara-Jordânia-Bandeira, será iniciada entre fevereiro e março do próximo ano, com o fim do período chuvoso, conforme programação do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-MG).

O diretor-geral do DER-MG, Rodrigo Tavares, explica que a execução de obras de infraestrutura viária, que envolvem pavimentação, terraplenagem e até mesmo a implantação de drenagem depende de condições climáticas ideais para que o resultado seja entregue com qualidade.  

“A chuva é fundamental para todos, sobretudo para a agricultura, mas por razões técnicas de engenharia, ela impede a execução das obras rodoviárias que necessitam de tempo firme para a realização dos serviços”, esclarece.

Além disso, o diretor destaca que a execução de obras durante épocas de chuva pode implicar em aumento de gastos e desfazer serviços prontos, por este motivo é necessário planejamento.

Os cerca de 97 km do trecho vão passar por restauração e incluem remendo profundo, reciclagem e reperfilamento em pontos de maior desgaste, que tem o objetivo de nivelar o pavimento. Após essa fase, o trecho ganha uma nova cobertura de asfalto e a sinalização é toda refeita. A obra, que tem um investimento é de mais de R$80 milhões, beneficia, diretamente, cerca de 60 mil habitantes.

Provias

Considerado o maior programa de recuperação e pavimentação rodoviária da última década, o Provias tem como objetivo reverter a situação precária em que se encontram muitas rodovias mineiras devido ao baixo investimento realizado por gestões anteriores na manutenção das estradas.

O programa conta com quase R$ 2,5 bilhões em investimentos, que estão sendo aplicados em de 124 intervenções em rodovias de Norte a Sul do estado.

O Provias se divide em dois eixos: recuperação funcional, com objetivo de promover melhorias no pavimento das estradas em pior estado de conservação; e pavimentação e construção de pontes, com foco em viabilizar novas ligações entre importantes regiões de Minas Gerais.

O programa tem potencial de adicionar ao Produto Interno Bruto (PIB) mineiro o montante de R$ 1,3 bilhão e aumentar a arrecadação com impostos indiretos em cerca de R$ 225 milhões.

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