Cosud

As lideranças que atuam na área de parcerias público-privadas nos estados que compõem o Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) conheceram, na manhã desta sexta-feira (1), o sistema free flow, nas rodovias do Bloco 3, localizadas no Vale do Caí e Serra. A agenda fez parte do 10ª edição do Cosud e contou com representantes dos governos estaduais de Minas Gerais, Paraná e Rio de Janeiro.

O Rio Grande do Sul é o primeiro do país a contar com a tecnologia em rodovias estaduais. O free flow, que prevê a cobrança de pedágio em fluxo livre, sem praças físicas, está sendo instalado nas rodovias do Bloco 3 de concessões, administradas pela Caminhos da Serra Gaúcha (CSG).

A tecnologia funciona por meio de pórticos instalados nas estradas, que fazem a leitura da placa ou de um chip nos veículos. O primeiro pórtico em funcionamento está situado no município de Antônio Prado. Mais cinco equipamentos estão em fase final de instalação, como é o caso do pórtico de Carlos Barbosa, local da visita técnica. Outro ponto visitado foi a Base de Atendimento ao Cliente da CSG, em Farroupilha.

"Somos referência no país quando o assunto é free flow. Recentemente, recebemos um prêmio sobre nosso projeto no Bloco 3. Por tudo isso, é importante mostrar para os demais secretários e gestores como funciona esse sistema inovador na prática", afirmou o secretário de Parcerias e Concessões do Governo do RS, Pedro Capeluppi.

O secretário de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra) do Governo de Minas Gerais, Pedro Bruno, considera que a visita técnica foi um aprendizado. "É uma troca de experiências e um trabalho que nos inspira. Uma oportunidade de aprender com quem está fazendo. Temos um projeto similar em Minas Gerais e essa visita será muito útil", disse.

Grupo Técnico

Durante a tarde, as lideranças do Cosud com foco em PPPs integraram-se às discussões do Grupo Técnico de Desenvolvimento Econômico, Parcerias e Fomento que foi realizado em parceria com a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. A reunião aconteceu na Unisinos, em Porto Alegre.

Os debates tiveram como foco os principais desafios enfrentados pelos Estados e a proposição de soluções, a partir de uma atuação integrada por parte dos governos, especificamente em duas áreas: a de Desenvolvimento Econômico e Fomento e a área de Parcerias.

Entre os apontamentos da reunião de trabalho, houve destaque para a necessidade do fortalecimento das parcerias público privadas como ação estratégica para a garantia de investimentos em áreas de infraestrutura e também em áreas sociais.

A partir do desenvolvimento das ideias, foram priorizadas as propostas para a composição dos compromissos estratégicos do grupo - o resultado, com os compromissos assumidos, será apresentado durante a cerimônia de encerramento do Cosud, no sábado.

A organização das atividades dos GTs foi conduzida pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), com coordenação do Escritório de Desenvolvimento de Projetos (EDP) e apoio metodológico da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e da Unisinos.

Participaram das agendas o Chefe da Unidade Gestora do Programa de Parcerias do Governo do Paraná, Luiz Moraes Júnior; Secretário de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra) do Governo de Minas Gerais,Pedro Bruno; o Subsecretário de Regulação de Transportes do Governo de Minas Gerais, José Barreto de Andrade Neto; a Diretora de Regulação Contratual da Seinfra, Michelle Vieira da Silva; o Superintendente de Concessões e Parcerias do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Augusto Gavioli e a Coordenadora de Estruturação de Projetos da Superintendência de Concessões e Parcerias do RJ, Raisa Belchior.

Por Com Separ/RS

Link da matéria original: https://parcerias.rs.gov.br/liderancas-estaduais-conhecem-free-flow-e-reforcam-a-necessidade-de-ppps-para-ampliar-investimentos

Enviar para impressão