O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-MG) está realizando uma série de obras de manutenção e de conservação da infraestrutura rodoviária em diversas rodovias estaduais pavimentadas e não pavimentadas do Alto Paranaíba, por meio do Programa de Manutenção e Conservação Permanente.

De acordo com o Órgão, passam por manutenção as rodovias LMG-680 (Paracatu e Brasilândia) e LMG-690 (Paracatu) com a correção de pontos críticos, provocados pelo período de chuvas. As rodovias ainda receberam encascalhamento nesses pontos.

Já na MG-188, entre os kms 122 e 157 do trecho Paracatu e Unaí, as intervenções são na segurança viária com reforço na sinalização e revitalização da pintura das faixas de bordo e central da pista e limpeza dos dispositivos de drenagem. O mesmo serviço foi executado na LMG-706, em Vazante, entre os kms 65,1 a 70,3.

Esse tipo de trabalho é executado, continuamente, pelas 40 unidades do Órgão espalhadas pelo território mineiro e visam melhorar o escoamento da produção, auxiliar no transporte de insumos, proporcionar mais segurança e qualidade de vida para a população que transita pelas rodovias mineiras e, consequentemente, impactam também na economia e geração de empregos.

Novo modelo de contrato de conservação

O DER-MG tem a expectativa na melhora da conservação rodoviária tendo em vista o novo modelo de contrato de conservação permanente, que tem por objetivo aumentar a qualidade dos serviços de manutenção rotineira nas rodovias estaduais.

O ponto chave desse novo modelo é garantir que pequenos problemas nas rodovias não evoluam para situações mais complexas, que coloquem em risco os usuários e gerem custos excessivos para os cofres públicos.

Para garantir que o programa traga resultados efetivos à sociedade, os investimentos também serão ampliados.

“Anualmente, o DER-MG vinha investindo, aproximadamente, R$ 7 milhões na manutenção da malha rodoviária de cada regional. A partir deste ano serão, em média, R$ 24 milhões em investimentos’, explica o diretor-geral do DER-MG, Rodrigo Tavares.

Aplicativo

O DER-MG desenvolveu um aplicativo que trabalha on e off-line que passou a permitir que as 40 coordenadorias regionais registrem as ocorrências nas rodovias em tempo real.

Ele favorece o mapeamento dos problemas mais constantes e possibilita o planejamento e a priorização dos trabalhos de manutenção e melhorias.

A ferramenta já está disponível para consulta do cidadão com todas as informações importantes - visualizar interdições, rotas alternativas e as reais condições das estradas, por meio do site www.der.mg.gov.br.

Enviar para impressão