Aeroporto na Zona da Mata Foto: Therezinho de Jesus

Ocorreu nesta segunda-feira (17) a abertura das propostas das empresas que disputam as obras no aeroporto Romeu Zuma, do município de Araxá. Com investimentos de aproximadamente R$ 3 milhões, divididos entre o governo estadual e o federal, estão incluídas a recuperação e a reforma do balizamento noturno e do terminal de passageiros do aeroporto de Araxá.

Participaram da licitação duas empresas, sendo a construtora Mineiras de Obras a vencedora. Fica aberto, agora, um prazo de cinco dias úteis para um possível recurso da outra empresa participante. Não havendo recurso será confirmado o resultado da licitação.

As obras pertencem ao Programa Aeroportuário de Minas Gerais – Proaero. O programa busca criar estrutura aeroportuária para que todos os municípios mineiros tenham acesso a um aeroporto num raio máximo de 100 quilômetros. Através do Programa, o Estado investe na ampliação, modernização e revitalização dos 151 aeroportos públicos de Minas.

Segundo o gerente executivo do Proaero, Júlio César Diniz, entre 2006 e 2007 já foram atendidos 58% dos municípios e 4% da população mineira. “Com isso melhoramos não só os aspectos econômicos do Estado, mas também a área da saúde e segurança, através do transporte de órgãos,  do patrulhamento aéreo, entre outros”, diz.

Aeroporto Regional da Zona da Mata

O resultado da licitação para recuperação do Aeroporto Regional da Zona da Mata, um dos principais empreendimentos da região, também foi homologado nesta segunda-feira (17). A partir de agora, o Governo de Minas dará início aos investimentos de cerca de R$ 2 milhões em serviços de terraplanagem, pavimentação de acesso, drenagem, climatização de salas, complementação da Estação Meteorológica, conclusão da estação e do controle ao incêndio e melhorias no terminal de passageiros. A previsão é que as obras comecem no final de dezembro.

A abertura das propostas das empresas licitantes ocorreu no último dia 07, quando a Construtora Oliveira Barbosa Ltda. venceu.

Investimentos

A média anual de investimentos do Proaero na reforma, ampliação e adequação dos aeroportos é de R$ 50 milhões, divididos entre o governo estadual e o federal. Em Minas, dos 151 aeroportos cadastrados para atendimento público, 32 serão selecionados pelo Programa para serem adequados como aeroportos regionais e assim realizarem atendimentos a rotas comerciais e de carga, até 2011.

Junto com a melhoria da operação e a implantação dos aeroportos regionais, é realizada a melhoria da malha rodoviária com o objetivo de facilitar o acesso aos diferentes pontos das áreas atendidas pelos aeroportos regionais. As rodovias estão sendo restauradas em ações paralelas e a partir de programas específicos do setor rodoviário.

A implantação dos aeroportos regionais refletirá na economia local, no turismo e no transporte de passageiros. Na área econômica, a melhoria da rede de aeroportos estaduais, em operação 24 horas, deverá beneficiar o intercâmbio entre os grandes centros consumidores e os pólos produtores, completando a ligação à região através da malha rodoviária.

Até agora, o Proaero já beneficiou 12 municípios diretamente, totalizando investimentos de mais de R$ 75 milhões.

Enviar para impressão