Foto: Patricia M Rabelo

O secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, em exercício, João Antonio Fleury Teixeira visitou, nesta quinta-feira (10), as obras de ampliação do Aeroporto de Frutal e de construção da sede própria da Universidade Estadual de Minas Gerais (Uemg) na cidade. O secretário estava acompanhado do deputado federal Nárcio Rodrigues. Lá, foi anunciado também a pavimentação de vias urbanas nos bairros Princesa Isabel 2 e Frutal 2, além da construção de uma ponte.

A ampliação do aeroporto começou em 2007 e estará pronta em junho de 2008, conforme cronograma do Departamento de Obras Públicas do Estado de Minas Gerais (Deop-MG), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop). Atualmente, 10% da obra já foi realizada. As instalações do Aeroporto de Frutal serão beneficiadas com ampliação e reforço da pista de pouso e decolagem com 1.320m x 30m; taxiway, pátio de estacionamento para aeronaves, sinalização horizontal, balizamento noturno. O valor total do empreendimento é de R$ 3 milhões.

Na avaliação do secretário, o objetivo do Governo de Minas é incrementar o desenvolvimento socioeconômico em todas as regiões do Estado. “O governo do Estado tem realizado significativos investimentos em infra-estrutura e em transportes. Além do Proacesso (Programa de Pavimentação de Acessos aos Municípios) e do Pro-MG (Programa de Recuperação e Manutenção das Rodovias Mineiras), o governo estadual também investe na ampliação, modernização e revitalização dos 156 aeroportos públicos de Minas Gerais. O Programa de Acessos Aeroviários (ProAero), criado em 2004 e executado pela Setop, também atenderá as necessidades e demandas da população na área da saúde, em especial no incremento do MG Transplante”, disse João Fleury.

O deputado Nárcio Rodrigues lembra que há cinco anos no Pontal do Triângulo, incluindo Ituiutaba, não existia nenhuma opção de pouso de aeronaves no período noturno, exceto, em Furnas. “Agora com a estruturação que está chegando a vários municípios da região, estamos trabalhando com a perspectiva de ver a primeira linha aérea operando na região para Belo Horizonte”, disse o deputado.

A seleção dos aeroportos contemplados pelo programa ProAero foi baseada na distribuição estratégica do Estado, na densidade populacional, nas melhorias previstas no Plano Aeroviário do Estado de Minas Gerais (Paemg) e nos pareceres das vistorias realizadas pelos técnicos do Comando da Aeronáutica, da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), em parceria com os representantes do Governo de Minas.

O ProAero é um programa de adequação, ampliação e melhorias na malha aeroviária do Estado de Minas Gerais que objetiva dar o acesso aeroviário a todas as regiões de Minas Gerais, permitindo que mais de 95% dos municípios mineiros estejam a uma distância de no máximo 80km de um aeroporto pavimentado e balizado, operando 24 horas por dia. Este programa abrangerá os 156 aeroportos públicos, executando obras em 46 com pista pavimentada sem balizamento noturno, 20 com balizamento noturno e 85 pistas não pavimentadas e recuperará 66 aeroportos possibilitando atender as necessidades e demandas da população, tanto no que se refere ao atendimento à área da saúde em especial ao MG Transplante, área da segurança e apoio ao desenvolvimento econômico do Estado.

UEMG

Em seguida, a comitiva seguiu para as obras do Campus Universitário da Uemg. O novo campus está sendo construído em uma área de 16 mil metros quadrados, localizado ao lado do Cenep, instituição onde funciona atualmente, e de forma provisória. A universidade terá uma área total de 6.600 metros quadrados, distribuídos em 3 pavimentos com 30 salas de aula, biblioteca, quatro laboratórios, salas para professores e para coordenação, quadras, vestiários e pátio de eventos.

O destaque do projeto é o anfiteatro com área de recepção (foyer) e capacidade para 429 pessoas, além de 9 lugares para portadores de necessidades especiais. Todas as salas de aulas e laboratórios se voltam para o pátio central, contribuindo com a integração dos estudantes. Serão investidos pelo Governo de Minas cerca de R$ 13 milhões. A conclusão das obras está prevista em junho de 2008.

A Uemg possui seis campi e o de Frutal foi o primeiro a ser estadualizado. A unidade em Frutal funciona desde 2004 graças a um convênio com a Prefeitura Municipal, por meio da Fundação Educacional de Ensino Superior. Hoje 691 alunos estão matriculados em sete cursos de graduação: Administração de Empresas e Negócios, Ciência e Tecnologia de Laticínios, Comunicação Social, Direito, Geografia Sistemas de Informação, Tecnologia em Processos Sucroalcooleiros.

Também estiveram presentes o diretor de Obras do Departamento de Obras Públicas do Estado de Minas Gerais (Deop-MG), Fernando Teixeira , do diretor de projetos do Deop/MG, Gerson Carvalho e do subsecretário de Ensino Superior da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia, Otávio Elísio,

Enviar para impressão