foto_bernadete_amado
Foto Bernadete Amado

A Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas de Minas Gerais (Setop) assinou, no ano passado 1,3 mil convênios com 611 municípios, para realização de obras diversas, entre elas, mata-burros, vigas e pontes, além de obras importantes por meio do programa Minas Avança.. A informação foi dada ontem pelo secretário de Transportes e Obras Públicas, Fuad Noman, durante palestra para cerca de 200 prefeitos e vereadores que participam, em Belo Horizonte, do 26º Congresso da Associação Mineira de Municípios, destacando que “nos últimos anos Minas Gerais deu um salto de quantidade e qualidade neste setor”.

O secretário falou sobre a “Política Estadual de Infraestrutura e Transporte”, abordando em sua palestra três grandes programas do Governo do Estado na área de transportes: Programa de Recuperação Rodoviária do Estado de Minas Gerais (ProMG), o Programa de Pavimentação e Ligações e Acessos Rodoviários aos Municípios (ProAcesso) e o Programa Aeroportuário de Minas Gerais (ProAero).

“Esses programas são fundamentais para o desenvolvimento econômico do Estado. Por meio do ProMG inovamos ao contratar uma empresa para recuperar e garantir a manutenção permanente das rodovias mineiras. Já o ProAcesso está melhorando as condições para que os pequenos municípios desenvolvam suas economias, além de trazer qualidade de vidas a estes cidadãos. O ProAero é muito importante para o Estado, pois cria condições favoráveis para o turismo e para as exportações, pois aumenta a infraestrutura dos aeroportos mineiros.”, disse Noman.

Programas

ProMG - O ProMG busca a manutenção continuada das rodovias. Por meio deste programa estão previstas intervenções em 21 das 40 Coordenadorias do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER/MG). Desde a implantação do ProMG, o Governo do Estado já investiu cerca de R$ 320 milhões. Para 2009, estão previstos investimentos de R$ 532 milhões.

ProAcesso – O ProAcesso tem como objetivo ligar por asfalto 225 municípios mineiros que não possuem esse tipo de benefício. Até o fim de 2010, todos os acessos devem estar concluídos, totalizando 5.515 quilômetros de extensão de rodovias e beneficiando diretamente mais de 1,5 milhão de pessoas. Já foram concluídas obras beneficiando 102 municípios de todas as regiões.

ProAero – O ProAero tem como objetivo ligar por asfalto 225 municípios mineiros que não possuem esse tipo de benefício. Até o fim de 2010, todos os acessos devem estar concluídos, totalizando 5.515 quilômetros de extensão de rodovias e beneficiando diretamente mais de 1,5 milhão de pessoas. Já foram concluídas obras beneficiando 102 municípios de todas as regiões.

Agência Minas, acesse as notícias do Governo de Minas Gerais. Acompanhe
também no www.youtube.com/agenciaminasgerais