“O governador Aécio Neves, desde o início de seu mandato, vem se esforçando muito para cobrir aqui uma grande lacuna de Minas Gerais na sua infraestrutura, seja rodoviária, urbana, habitação, saneamento, aeroportos e tudo tem sido feito ao longo desse tempo”, disse Anastasia, ao explicar que isso se dá devido ao equilíbrio fiscal conseguido pelo Estado que permitiu que Minas Gerais tenha recursos suficientes e adequados para enfrentar essa realidade, permitindo a realização dessas importantes obras. “O Proaero é um exemplo, com aeroportos em toda Minas Gerais, como também o Proacesso, o ProMG, a telefonia celular, que foi feita nos municípios menores, o programa de Habitação Popular e outros tantos, que os mineiros conhecem e aplaudem”, completou.

O Proaero tem o objetivo de dotar o Estado de uma rede de aeroportos de pequeno e médio porte para impulsionar a aviação regional e sub-regional, melhorando as condições de transporte de carga e de passageiros. Com a inauguração das obras o aeroporto de Curvelo passará a ter condições de receber aeronaves com capacidade para até 20 passageiros. No Aeroporto Coronel Antônio Francisco França Canabrava, foram realizadas a revitalização do pavimento, com recapeamento da pista de pouso e decolagem, da pista de táxi e do pátio de aeronaves que atendem a Unidade da Força Tarefa do IEF; a implantação de balizamento noturno e da cerca operacional e patrimonial, com telas de aço e mourões de concreto; as construções de nova pista de táxi e pátio de aeronaves com ilhas de concreto para estacionamento para atendimento a aviação geral; do terminal de passageiros e da Seção de Contra Incêndio.

“Curvelo está em plena fase de desenvolvimento social. Com a melhoria do nosso aeroporto e a sala de embarque dos passageiros, teremos em breve linhas aéreas com ligações de nossa cidade com outros municípios, o que irá gerar economia, desenvolvimento e mais comodidade para todos os curvelanos”, enfatizou o prefeito José Maria Penna Silva.

O Aeroporto de Curvelo possui localização geográfica de extrema importância dentro do Estado de Minas Gerais. No local, está sediada uma das mais atuantes Forças Tarefas do Instituto Estadual de Florestas (IEF) no combate a incêndio, o Previncêndio. O Programa de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais é responsável pelas ações de prevenção, controle e combate aos incêndios, atividades pelas quais o IEF é responsável em Minas. Esse trabalho é executado em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar e a Polícia Militar de Minas Gerais, especialmente o Comando de Rádiopatrulhamento Aéreo (Corpaer), através de um convênio firmado entre as duas instituições em 1993.

Proaero

O Proaero visa reduzir a distância média da sede de um município, por meio de rodovia pavimentada, a um aeroporto. No início da implementação do programa, era de 94 quilômetros, sendo que o mais longe ficava a uma distância superior a 500 quilômetros. A meta é fazer com que a distância média seja 46,6 quilômetros, enquanto a máxima não ultrapasse os 80 quilômetros.

A seleção dos aeroportos contemplados foi baseada na distribuição estratégica do Estado, na densidade populacional, nas melhorias previstas no Plano Aeroviário do Estado de Minas Gerais (Paemg) e nos pareceres das vistorias realizadas pelos técnicos do Comando da Aeronáutica, da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), em parceria com os representantes do Governo de Minas.

Este ano, estão sendo investidos R$ 90 milhões em aeroportos por meio do Proaero. Desde a implantação do programa, em 2006, foram investidos recursos da ordem dos R$ 200 milhões, sendo R$ 165 milhões recursos do Governo do Estado e R$ 40 milhões do governo federal. Com as intervenções realizadas, o programa possibilita desenvolvimento econômico das regiões de Minas Gerais e propicia o atendimento social, em áreas como segurança e saúde, nos diversos municípios estão sento dotados de aeroportos em plenas condições de operação.

Além de Curvelo, já foram concluídas as obras nos aeroportos de Regional da Zona da Mata, Poços de Caldas, São João del-Rei, Diamantina, Iturama, Ituiutaba, Manhuaçu, Oliveira, Governador Valadares e Ouro Fino. Estão em andamento obras nos aeroportos de Ubá, Guaxupé, Passos, Divinópolis, Capelinha, Piumhí e Lavras.

Palestra

Ainda em Curvelo, nesta sexta-feira (6), o vice-governador fez a palestra “A nova gestão pública brasileira” para os alunos e professores da Faculdade de Administração de Curvelo (FAC), no Auditório “Dom Paulo Lopes de Faria”.

"A vasta experiência do professor Anastasia em defesa da administração pública eficiente e organizada foi positiva para os acadêmicos da faculdade, corroborando a nossa missão de formar cidadãos conscientes de suas obrigações com a sociedade e detentores de valores imutáveis que norteiam a vida profissional", afirmou o diretor da FAC, Marcus Vinícius Guimarães de Freitas.

A instituição católica de ensino superior oferece o Bacharelado em Administração para o município e região, atendendo e abrangendo mais de 24 cidades de Minas Gerais.

Agência Minas e Blog , acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais.

Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais .

Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais

CURVELO (06/11/09) - O Governo de Minas entregou, nesta sexta-feira (6), mais uma obra realizada por meio do Programa Aeroportuário de Minas Gerais (Proaero). O vice-governador professor Antonio Anastasia inaugurou em Curvelo, região Central de Minas, a reforma e melhoramentos do Aeroporto Coronel Antônio Francisco França Canabrava. Foram investidos R$ 5,7 milhões no empreendimento, que foi executado pela Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), por meio do Departamento de Obras Públicas do Estado de Minas Gerais (Deop).

Enviar para impressão