Nesta sexta-feira (10), o Governo de Minas e a Concessionária Nascentes das Gerais reativarão dois redutores eletrônicos de velocidade localizados na MG 050. Esta ação contempla solicitação feita pelas comunidades de Juatuba (quilômetro 58) e Matheus Leme (quilômetro 68). A partir de setembro, mais nove lombadas eletrônicas serão reativadas na rodovia. Isto é possível graças à primeira Parceria Público-Privada do Brasil no setor, que permite investimentos rápidos sem a necessidade de uma licitação nos moldes do Estado, já que o mesmo é realizado pela iniciativa privada.
A segurança para os usuários da rodovia está sendo ampliada em todo o trecho. Ao longo do contrato deverão ser implementados aproximadamente, 105 quilômetros de terceiras faixas, 24 quilômetros de ruas marginais, recuperação de cerca de 35 obras de artes especiais existentes e construção e remodelação de trevos e dispositivos em 51 locais.
A Concessionária deverá intensificar ainda a sinalização nos segmentos de maior risco potencial de acidentes. Cerca de 48 quilômetros, nos perímetros urbanos de Juatuba, Mateus Leme, Itaúna, Formiga, Divinópolis, Piumhi, Passos e São Sebastião do Paraíso deverão ser duplicados, na modalidade de multivia.
Atualmente, a Concessionária Nascentes das Gerais atua em cinco frentes de trabalho com cerca de 110 equipamentos e 270 funcionários. Mais de 15 mil metros quadrados de pistas já foram reconstituídos, 40 placas reformadas, 70 novas colocadas, três erosões recuperadas, 1,2 mil unidades de tachas e tachões implantadas e 10 quilômetros de faixas pintadas. Foram completadas mais de 120 quilômetros de roçada mecânica, configurando-se a ação de limpeza na faixa de domínio.
Com a implantação do projeto, o Corredor MG-050/BR-265 receberá nos próximos 25 anos, investimentos da ordem de R$ 712 milhões, dos quais R$ 320 milhões serão investidos nos próximos cinco anos.
Assessoria de Comunicação Social
Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas
3239-0881/3239-0882/3239-0883