O município de Três Corações comemorou nesta quinta-feira (27) mais um passo para a concretização da ampliação e melhoramento do Aeroporto Melo Viana e o anúncio das obras de reforma em escolas estaduais. Em visita à cidade, o governador Antonio Anastasia assinou a autorização da licitação das obras do terminal aeroportuário, que garantirão mais desenvolvimento ao Sul de Minas, e entregou as chaves de três novas viaturas à Polícia Militar. Acompanhado pela secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Gazzola, o governador destacou a liberação de R$ 1,25 milhão para reformas de escolas estaduais da cidade.

“É Três Corações na trilha do desenvolvimento, na trilha da prosperidade e, como governador do Estado, me sinto muito honrado de estar aqui, dando continuidade ao trabalho, cumprindo os compromissos na Educação, na Segurança e, ao mesmo tempo, na área da infraestrutura e dos transportes”, disse o governador, diante de centenas de pessoas, entre prefeitos, vereadores, deputados e autoridades da região, além de músicos da Banda Tricordiana e crianças de escolas estaduais.

Em seu pronunciamento, Anastasia destacou o esforço da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) em agilizar as obras de adequação do Aeroporto Melo Viana, fundamental para a atração de investimentos ao município. “É de fundamental importância para o desenvolvimento de Três Corações ter um aeroporto em condições de receber, especialmente, empresários. Muitas pessoas pensam que aeroporto é para receber apenas pessoas que viajam de avião. Um ledo engano. Quando um investidor vai a uma cidade, a primeira coisa que ele pergunta é se tem aeroporto, porque facilita a ida de clientes. E, claro, que, ao longo do tempo, também atrai linhas áreas e empresas de taxiamento”, afirmou o governador.

O projeto prevê a pavimentação da pista de pouso, pátio principal de aeronaves e pista de táxi do aeródromo. As novas instalações incluem pista de pouso e decolagem de 1.300 m x 23 m, categoria 2B, VFR (diurno/noturno); faixa de pista preparada 1.420 m x 80 m, táxi de ligação, de 58,50 m x 10,50 m; pátio de estacionamento de 100 m x 70 m; execução de cerca padrão, além da retirada de árvores e postes, sinalização de torres de alta tensão, torres de telefonia móvel celular e morros, que venham a constituir obstáculos à navegação aérea.

A aeronave prevista para operar é a tipo R1 - Aeronave de Aviação Regional, com 18 assentos (EMB 110 – Bandeirante), para todos os horizontes, abrindo possibilidade para ligações diretas com Belo Horizonte, Vitória, Rio de Janeiro e São Paulo.

Principal legado

Ao ser homenageado com a Medalha Itamar Franco, que destaca personalidades que contribuem para a eficiência na gestão pública, Anastasia destacou os recursos liberados para reformar as escolas e lembrou que, entre tantas ações desenvolvidas pelo Governo do Estado em razão da eficiente administração, seu principal legado será na área da Educação.

“Nesta área, Minas tem alcançado seus melhores resultados. Sendo assim, o maior legado do Governo de Minas ao longo dos últimos 10 anos é o salto de qualidade que demos na Educação. Na verdade, esses resultados permitem a Minas Gerais, um Estado com grandes desigualdades regionais, o primeiro lugar do Brasil no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)”, comemorou o governador.

A secretária Ana Lúcia Gazzola explicou que serão realizas reformas na Escola Estadual Luiza Gomes Lemos, com R$ 476 mil, reforma de banheiros e acessibilidade do prédio original da Escola Estadual Américo Dias Ferreira, com R$ 135 mil, além de reformas emergenciais na Escola Estadual Professor Clóvis Salgado e na Escola Estadual Professor Franco da Costa.

“Vamos liberar também, rapidamente, os recursos da Escola Estadual Polita de Brito, que são R$ 267 mil. E o governador me autorizou anunciar a próxima liberação, ainda neste semestre, de R$ 358 mil para reforma completa da Escola Estadual Monsenhor Guimarães Fonseca”, garantiu a secretária.

Para o prefeito de Três Corações, Cláudio Cosme Pereira de Souza, a parceria do Governo de Minas está sendo fundamental para o desenvolvimento da cidade. “Foi graças à estreita relação do Governo do Estado com a nossa prefeitura que a cidade avançou em muitos aspectos, especialmente, na Educação. Prova disso foi com o Proalfa. Em 2006, 46,8% das crianças sabiam ler, escrever e compreender textos. O resultado do ano passado garantiu que, agora, 92,3% das crianças de oito anos sabem ler, escrever e interpretar textos”, comemorou o prefeito.

Foto: Osvaldo Afonso/Imprensa MG

Enviar para impressão