Foi lançada neste sábado (26), a primeira etapa do MOVE Metropolitano que começou a operar no terminal São Gabriel. Cerca de 35 mil passageiros por dia do Sistema Metropolitano contarão com o novo serviço de transporte que vai trazer conforto, frequência e segurança. Os primeiros municípios beneficiados são Caeté, Jaboticatubas, Nova União, Sabará, Santa Luzia e Taquaraçu de Minas.

A partir de agora, o terminal metropolitano São Gabriel vai receber os usuários destas cidades, por meio das linhas alimentadoras, com destino à área central da capital e a Contagem. Após desembarcar na estação São Gabriel, eles poderão integrar com as linhas troncais e radiais do MOVE Metropolitano, pagando apenas o valor atual da tarifa, desde que utilize o cartão Ótimo.

Moradora de Santa Luzia, a dona de casa Lilia Graciela espera ganhar tempo com o novo sistema quando for ao Centro de Belo Horizonte. “A expectativa é imensa, já que chegaremos ao Centro bem mais rápido, pois o trânsito está horrível. Meus filhos são pequenos e sempre os acompanho em consultas médicas que, aliás, perdi algumas por causa dos congestionamentos”, comentou.

O deslocamento das linhas troncais – paradora e direta -, será feito pela pista exclusiva da avenida Cristiano Machado, onde estão instaladas estações de transferência para o embarque e desembarque de passageiros. Duas linhas troncais partem do terminal pela avenida Cristiano Machado, sendo uma direta e a outra paradora, ambas com destino à área central, com pontos de parada na avenida Santos Dumont, entre as ruas Espírito Santo e Bahia. Outras duas linhas troncais radiais estão operando com destino à Cidade Industrial, em Contagem, uma trafegando pela Via Expressa e a outra pela avenida Amazonas.

O secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Fabrício Sampaio, falou sobre a importância da implantação do sistema. “Com o início da operação do MOVE Metropolitano a Setop dá um grande passo para ajudar a resolver a questão do trânsito. São inúmeras melhorias para os passageiros do transporte coletivo. Certamente, os benefícios serão percebidos pelos motoristas dos carros particulares, já que a frota de ônibus em circulação será reduzida”, afirmou.

“Hoje ganhei 25 minutos na vinda para Belo Horizonte e agora na volta imagino que será, novamente, algo em torno disso”, comemorou Rogério Pereira, morador de Sabará, que elogiou a qualidade dos veículos e citou o ar condicionado como um item de conforto que deverá satisfazer a todos os passageiros.

Atendimento

Os usuários estão sendo orientados por monitores distribuídos no terminal São Gabriel, nas estações de transferência ao longo da Cristiano Machado e na estação Santos Dumont, na região central. Faixas informativas serão instaladas no terminal para facilitar o fluxo dos passageiros.

Os usuários podem obter informações no LIG Minas 155 – opção 6 ou no site www.movemetropolitano.mg.gov.br. Sobre a comercialização do cartão Ótimo as informações serão repassadas pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros Metropolitanos (Sintran).

Foto: Mércia Lemos

Enviar para impressão