A partir deste sábado (07), começa a funcionar a Estação São Benedito do MOVE Metropolitano, localizada no município de Santa Luzia, que vai receber cerca de 24 mil passageiros dos bairros São Benedito, Palmital, Três Corações, Conjunto Cristina B e C e Nova Conquista. A implantação de linhas do sistema MOVE Metropolitano na Estação São Benedito será gradativa e as primeiras sete linhas alimentadoras começam a operar com uma frota de 75 veículos convencionais.

Segundo o secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Fabrício Sampaio, o acesso ao centro da capital e a área hospitalar será realizado por três linhas troncais, que partirão da Estação São Benedito em ônibus com a tecnologia BRT. “Duas linhas, direta e paradora, vão chegar ao centro da capital via avenida Antônio Carlos, com ponto de parada na avenida Santos Dumont (Estação Espirito Santo). E a terceira linha troncal será paradora e vai atender aos passageiros com destino a área hospitalar, seguindo pela avenida Cristiano Machado, com desembarque  inicialmente na Rua Ceará (entre a Rua Domingos Vieira e Avenida dos Andradas) e futuramente na Estação Bernardo Monteiro”, explicou.

Todo o trabalho de implantação da Estação São Benedito terá monitoramento técnico e, se houver necessidade, serão promovidos ajustes operacionais. Hoje, a frota das linhas que atendem essas regiões opera com 75 veículos para o centro de Belo Horizonte e com a implantação do MOVE na região, circularão no centro 50 veículos, representando assim uma redução de 30%.

Este será o segundo conjunto de linhas metropolitanas do vetor norte da região metropolitana que participam do MOVE. Em abril (26/04) entrou em operação o Terminal São Gabriel do MOVE Metropolitano, com 31 linhas alimentadoras, quatro linhas troncais e média diária de 35 mil passageiros, atendendo a parte leste de Santa Luzia, Caeté,Jaboticatubas,Nova UniãoSabará,Taquaraçu de Minase Contagem, com uma redução de 92 ônibus na área central.

 A importância do Cartão Ótimo

 O benefício da integração entre as linhas alimentadoras e troncais do sistema MOVE Metropolitano só pode ser usufruído com o uso do Cartão Ótimo. Ele também permite outras integrações tarifárias em vigor no sistema metropolitano, com o metrô, nas linhas que já possuem integração e com outras linhas metropolitanas. O Cartão Ótimo, aceito somente no sistema Metropolitano, permite ao passageiro realizar a integração física na Estação São Benedito e Terminal São Gabriel do MOVE Metropolitano com conforto e sem acréscimo de tarifa.   

A recarga do cartão pode ser feita com qualquer valor, nos postos de venda dos terminais e das estações de transferência. Nos primeiros dias de operação da Estação São Benedito, o cartão será entregue aos passageiros de forma gratuita, a exemplo do que aconteceu em São Gabriel, quando ele passar pela roleta da linha alimentadora ou no embarque na área central ou nas estações de transferência. O usuário poderá escolher entre duas opções a serem disponibilizadas, um cartão com R$ 10,00 de crédito ou um cartão com o valor da tarifa da linha alimentadora de crédito. Estes cartões não são descartáveis e poderão ser de uso permanente e individual dos passageiros. Após o período de implantação da estação São Benedito, cerca de duas semanas, a obtenção de novo cartão será somente por meio de aquisição. 

Para efeito de tarifação, o valor da tarifa troncal do MOVE Metropolitano na Estação São Benedito é de R$ 3,50. O valor da linha alimentadora é o mesmo que se encontra em vigor atualmente. O pagamento em dinheiro do deslocamento na linha troncal do MOVE, acrescido do valor da alimentadora, representará, para o passageiro a cobrança do valor integral de cada uma das duas passagens, sem direito ao benefício da integração tarifária, que faz o débito no Cartão Ótimo somente do valor da tarifa em vigor.

Conheça as linhas da Estação São Benedito do MOVE METROPOLITANO

Linhas troncais: três linhas saem da Estação São Benedito em direção a área central de belo Horizonte ou a área hospitalar, utilizando uma frota de 50 ônibus

No futuro, outras ligações troncais poderão ser oferecidas, com destino aos municípios de Ribeirão das Neves e Contagem.

Linhas Alimentadoras: sete linhas alimentadoras, saem dos bairros até a Estação São Benedito, utilizando uma frota de 75 ônibus

Com a entrada em operação da Estação São Bendito do MOVE Metropolitano, foi possível realizar a fusão de alguns itinerários sobrepostos, visando a racionalização do atendimento e, com esta medida, melhorar a frequência e a qualidade do serviço prestado. 

  •          A linha 4315 (Palmital / Terminal São Benedito) reúne o atendimento das linhas 4205 + 4215 + 4315 + 4320.
  •          A linha 4225 (Bairro Três Corações / Terminal São Benedito) reúne o atendimento das linhas 4225 e 4325.
  •          A linha 4210 (Conjunto Cristina B / Terminal São Benedito) representa, também, as linhas 4200 + 4210 + 4230

Próxima etapa de implantação do MOVE Metropolitano

A próxima etapa de implantação do BRT Move Metropolitano será no dia 14 de junho (sábado), com a inauguração do Terminal Vilarinho em Venda Nova e a entrada em operação da primeira etapa de implantação da Estação Justinópolis, em Ribeirão das Neves.

 Informações

Os passageiros das linhas alimentadoras, que vão iniciar a operação na Estação São Benedito, receberão folhetos contendo informações do Sistema MOVE METROPOLITANO e com a relação das linhas que vão iniciar a operação na Estação São Benedito. Cartazes serão afixados nos ônibus e faixas informativas próximas à Estação serão implantadas. Monitores da equipe “Posso Ajudar” vão atuar na própria Estação, nas Estações de Transferência ao longo dos corredores e, também, no ponto final no centro de Belo Horizonte (Estação Espirito Santo), na Avenida Santos Dumont.

Mais informações podem ser obtidas no LIG Minas 155 – opção 6 ou no site www.movemetropolitano.mg.gov.br. Sobre a comercialização do cartão Ótimo as informações serão repassadas pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros Metropolitanos (Sintran). A partir do dia 7, estará disponível para consulta, no site do DER/MG (www.consultas.der.mg.gov.br/), as informações das linhas MOVE Metropolitano, como horários, itinerário e valor da tarifa.

 

Enviar para impressão