A partir deste sábado (14), mais cinco municípios do vetor norte serão integrados ao MOVE Metropolitano, com o início da operação do Terminal Vilarinho, em Belo Horizonte, e da Estação Justinópolis, em Ribeirão das Neves. Ao todo, 54 mil passageiros serão beneficiados. O Terminal Vilarinho deverá receber diariamente 24 mil passageiros de Lagoa Santa, São José da Lapa, Vespasiano, Ribeirão das Neves, Santa Luzia e Confins, além de fazer a ligação de Belo Horizonte e Contagem. Já a Estação Justinópolis, que será implantada em etapas, receberá cerca de 30 mil passageiros de Ribeirão das Neves e Vespasiano.

A frota do MOVE Metropolitano que vai atuar no Terminal Vilarinho e na Estação Justinópolis será de 86 ônibus, equipados com ar condicionado, GPS, embarque em nível nas plataformas e pagamento antecipado da passagem, com destino a área central e hospitalar de Belo Horizonte e a região da Cidade Industrial, em Contagem. Com mais esta etapa do MOVE Metropolitano, serão retirados mais 120 ônibus da área central e das avenidas Pedro I, Antonio Carlos e Cristiano Machado. No total, o MOVE Metropolitano retirou, até o momento, 234 ônibus das linhas metropolitanas da área central, com a entrada em operação do Terminal São Gabriel, da Estação São Benedito, do Terminal Vilarinho e da Estação Justinópolis.

Segundo o subsecretário de Regulação de Transportes, Diego Vettori, a implantação do Move Metropolitano tem apresentado resultados positivos nos locais em que o sistema já está operando. “Com o terminal São Gabriel e com a Estação São Benedito, 114 veículos deixaram de acessar a área central”. Ele explica, ainda, que nas viagens que saem de Santa Luzia com destino à Belo Horizonte, a redução do tempo de deslocamento chegou a 50%, mesmo com o trecho da avenida Pedro I que ainda não teve pista exclusiva liberada.

Terminal MOVE Metropolitano Vilarinho

O Terminal do MOVE Metropolitano Vilarinho receberá 16 linhas alimentadoras e cinco linhas troncais, das quais duas chegarão ao centro de Belo Horizonte utilizando as avenidas Pedro I e Antônio Carlos, em linhas: direta e paradora. Haverá uma linha troncal com destino a área hospitalar de Belo Horizonte, passando pela Avenida Cristiano Machado, e duas com destino a região da Cidade Industrial em Contagem, uma passando pelo Anel Rodoviário e outra pela Avenida Carlos Luz. O Terminal Vilarinho vai funcionar com uma frota de 42 ônibus troncais e 123 ônibus convencionais nas linhas alimentadoras.

Linhas troncais do Terminal MOVE Metropolitano Vilarinho:

1. 510C - Terminal Vilarinho / Belo Horizonte – direta - via Antonio Carlos;
2. 511C - Terminal Vilarinho / Belo Horizonte – paradora - via Antonio Carlos;
3. 512H - Terminal Vilarinho / Hospitais – via Cristiano Machado;
4. 515R - Terminal Vilarinho / Cidade Industrial - via Anel Rodoviário
5. 518R - Terminal Vilarinho / Cidade Industrial - via avenida Carlos Luz

Linhas alimentadoras do Terminal MOVE Metropolitano Vilarinho:

Com a entrada em operação do Terminal MOVE Metropolitano Vilarinho, foi possível realizar a fusão de alguns itinerários sobrepostos, visando a racionalização do atendimento para melhorar a frequência e a qualidade do serviço prestado. Confira na tabela abaixo:

Demais atendimentos do Terminal MOVE Metropolitano Vilarinho

Atualmente, existem 23 linhas que promovem o atendimento no Terminal Vilarinho com integração ao metrô, que se originam dos municípios de Matozinhos, São José da Lapa, Ribeirão das Neves, Vespasiano e Santa Luzia. A operação dessas linhas será mantida assim como é feito hoje, e o usuário poderá usufruir também dos benefícios do sistema MOVE Metropolitano, desde que faça uso do cartão Ótimo.

Terminal MOVE Metropolitano Justinópolis

O Terminal do MOVE Metropolitano Justinópolis receberá 12 linhas alimentadoras e três linhas troncais, das quais duas chegarão ao centro de Belo Horizonte utilizando as avenidas Pedro I e Antônio Carlos, nas linhas direta e paradora. Haverá uma linha troncal com destino a área hospitalar de Belo Horizonte, passando pela Avenida Cristiano Machado. A Estação Justinópolis vai funcionar com uma frota de 44 ônibus troncais e 115 ônibus convencionais nas linhas alimentadoras.

Linhas troncais do Terminal MOVE Metropolitano Justinópolis:

1. 520C - Terminal Justinópolis/ BH - Direta
2. 521C - Terminal Justinópolis/ BH - Via A. Carlos
3. 522H – Terminal Justinópolis/ Hospitais - Via C. Machado

Linhas alimentadoras do Terminal MOVE Metropolitano Justinópolis:

Com a entrada em operação do Terminal MOVE Metropolitano Justinópolis, foi possível realizar a fusão de alguns itinerários sobrepostos, visando a racionalização do atendimento para melhorar a frequência e a qualidade do serviço prestado. Confira na tabela abaixo:

A importância do Cartão Ótimo

O benefício da integração entre as linhas alimentadoras e troncais do sistema MOVE Metropolitano só pode ser usufruído com o uso do Cartão Ótimo. A recarga pode ser feita com qualquer valor, nos postos de venda dos terminais e das estações de transferência. Nos primeiros dias de operação do Terminal Vilarinho e da Estação Justinópolis o cartão será entregue aos passageiros de forma gratuita, quando ele passar pela roleta da linha alimentadora ou no embarque na área central ou nas estações de transferência. O valor das tarifas troncais do MOVE Metropolitano é de R$ 3,50. O valor da linha alimentadora é o mesmo que se encontra em vigor atualmente.

Informações

Os passageiros das linhas alimentadoras, que vão iniciar a operação neste sábado, receberão folhetos contendo informações do Sistema MOVE Metropolitano. Cartazes serão afixados nos ônibus e faixas informativas orientarão os usuários. Monitores da equipe “Posso Ajudar” vão atuar nos locais de embarque.

Mais informações podem ser obtidas no LIG Minas 155 – opção 6 ou nos sites www.movemetropolitano.mg.gov.br e www.consultas.der.mg.gov.br. Sobre a comercialização do cartão Ótimo as informações serão repassadas pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros Metropolitanos (Sintran).

Foto: Mércia Lemos

Enviar para impressão