Em virtude do Carnaval 2019 e da consolidação da festa belo-horizontina, que está cada vez mais movimentada, a Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) fez um trabalho pioneiro com as linhas do Sistema de Transporte Metropolitano, que tiveram seus itinerários alterados e pensados exclusivamente com foco no conforto e na segurança do usuário. Agora, o cidadão poderá consultar todas as mudanças com antecedência e se programar para curtir a folia. 

“Fizemos um extenso levantamento, em conjunto com as equipes que acompanharam a operação Carnaval no ano passado e também com a BHTrans, que resultou em um trabalho minucioso de logística das linhas metropolitanas. Queremos atender o usuário da melhor maneira possível”, explica a superintendente de Transporte Intermunicipal e Metropolitano da Setop, Maria Luiza Machado Monteiro.

No sábado (2/3), por exemplo, em razão do desfile do Bloco Então Brilha, que começa sua concentração ainda na madrugada, ocorrerão desvios específicos na região das 23h59 da sexta-feira (1/3) até as 23h59 de sábado. Vale destacar que, em função do grande fluxo em toda a região durante o bloco, haverá o fechamento de todas as estações no local (Oiapoque; Espírito Santo; Tupinambás; Bernardo Monteiro e Aarão Reis) também até as 23h59.

Nos demais dias de Carnaval, as rotas serão as definidas para todo o período e as estações Oiapoque, Espirito Santo, Tupinambás e Bernardo Monteiro operarão. A estação Aarão Reis ficará fechada durante todo o período, voltando a operar às 4h da quarta-feira de Cinzas (6/3). (Confira todas as alterações e desvios ao final da matéria)

Durante todos os dias, a turma do “Posso ajudar?” estará em locais específicos e de grande circulação para oferecer informação aos usuários. Além disso, o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros Metropolitano (Sintram) vai espalhar cartazes informativos pelas estações e fará atendimento ao usuário pelo telefone (31) 3516-6000 durante o feriado.

Outra alternativa para o usuário é a utilização do aplicativo Moovit, disponível para iOs, Android e Windows Phone. Por lá, as informações sobre o transporte metropolitano também estarão atualizadas de acordo com a logística da Setop.

Quarta-feira de Cinzas

Uma importante novidade pensada para o usuário do Sistema de Transporte Metropolitano é a elaboração de um quadro de horários específico para a quarta-feira de Cinzas. “O que se usava antes era um quadro de dia atípico durante toda a quarta-feira. Este ano, aumentaremos a circulação das linhas a partir das 10h, quando muitas pessoas já estão se deslocando para o trabalho”, reforça Maria Luiza.

Estações fechadas

Linhas que acessam BH via Av. Cristiano Machado - A estação Silviano Brandão estará fechada durante o sábado de Carnaval.

Linhas que acessam BH via Av. Antônio Carlos - As estações Hospital Belo Horizonte, IAPI, Hospital Odilon Behrens e SENAI estarão fechadas durante o sábado de Carnaval.

Confira todos desvios e alterações de itinerário do Sistema de Transporte Metropolitano neste link

Enviar para impressão