O Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) concluiu, nesta semana, a sinalização horizontal das rodovias MG-220 e MG-421, região Central do Estado. As melhorias fazem parte do contrato de conservação permanente da autarquia e foram executadas entre outubro e dezembro deste ano a um custo total de R$ R$ 549 milhões.

Foram revitalizadas a sinalização do eixo e do bordo da pista nos 43,30 quilômetros da MG-220, entre o entroncamento da MGC-135 (Corinto), passando por Santo Hipólito e Monjolos e em 5,1 quilômetros da MG-421, entre o final do perímetro urbano de Cordisburgo até a Gruta de Maquiné.

O coordenador regional do DER-MG em Curvelo, Ricardo Paulino Gomes, reforça que as ações executadas melhoram a segurança, sobretudo para quem transita na rodovia à noite. “As intervenções na sinalização vão dar mais conforto e facilitar o acesso a essa região tão rica em belezas naturais, história e cultura que tem a Gruta de Maquiné um grande atrativo turístico, no caso da MG-421. Além disso, a MG-220 nos liga a um dos corredores de transporte mais acessados pela população da região”, avalia.  

Anualmente, cerca de 50 mil turistas se deslocam para Cordisburgo para visitarem os 650 metros, divididos em sete grandes salões, da Gruta de Maquiné, que é considerada o berço da paleontologia brasileira. A cidade também recebe visitantes em busca do encantamento de estar na casa em que por muitos anos viveu Guimarães Rosa, um dos maiores nomes da literatura brasileira.

Trabalho contínuo  

As ações de manutenção das estradas são parte de um programa contínuo do Governo do Estado de Minas Gerais, por meio do DER-MG. As empresas são contratadas para cuidar, preventivamente, das vias em todo o estado, com o compromisso de mantê-las em boas condições de trafegabilidade e segurança, a partir da execução rotineira dos serviços.

Enviar para impressão