Com o objetivo de ajudar a tirar do papel sonhos antigos de municípios para transformar a realidade da população, a Codemge e o Governo de Minas lançaram, nesta quarta-feira (7/5), o Cidade Parceira. O programa possibilita que municípios mineiros tenham apoio na estruturação de concessões e parcerias público-privadas (PPPs). A iniciativa foi apresentada pela diretora-presidente da Companhia, Luísa Barreto, e pelo diretor de Concessões e Parcerias, Gabriel Fajardo, durante o 40º Congresso Mineiro de Municípios, realizado no Expominas BH. O edital está com inscrições abertas até 5/7, pelo formulário disponível neste site.
“A missão da Codemge é fazer Minas crescer. Queremos ajudar os municípios mineiros, com o direcionamento do Governo do Estado de sermos sempre parceiros das cidades, em todos os cantos de Minas Gerais”, afirmou a diretora-presidente da Codemge. “O programa Cidade Parceira foi preparado para que os municípios consigam realizar projetos importantes para a população. Vamos juntos desenvolver Minas Gerais”, reforçou Luisa.
O diretor Gabriel Fajardo destacou os múltiplos benefícios para os municípios que participarem do programa: infraestrutura moderna, com entrega de serviços de qualidade; maior eficiência; e inclusão social, priorizando a população destinatária do serviço público.
“Estamos à disposição na Codemge para fazer reuniões com os municípios e explicar melhor o programa, até antes de fazerem as inscrições, para que possamos ajudar no passo a passo deste percurso inicial e, assim, começar a parceria, que trará serviços de maior qualidade para o povo mineiro”, afirmou o gestor.
Sinergia
O Cidade Parceira é resultado da sinergia entre a Codemge e outros órgãos do Governo de Minas, como a Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra). Também presente no lançamento do programa, o secretário Pedro Bruno realçou a importância das PPPs para melhorar a qualidade da infraestrutura e do serviço público.
“Minas Gerais é berço de inovação na área das parcerias público-privadas e vem se destacando no cenário nacional pela atração de investimentos. É um estado que tem credibilidade e segurança jurídica”, salientou.
Áreas prioritárias
O programa definiu como prioritárias as áreas com impacto direto na qualidade de vida da população e com alto potencial de replicabilidade:
- Educação;
- Saúde;
- Resíduos sólidos urbanos;
- Iluminação pública;
- Mobilidade urbana municipal;
- Parques urbanos e equipamentos de turismo.
Outras informações sobre o programa, que potencializa o desenvolvimento econômico e social de Minas, estão disponíveis no site: cidadeparceira.com.br.