O subsecretário de Estado de Transportes e Mobilidade da Seinfra, Gabriel Fajardo, e a superintendente de Transporte Ferroviário, Vânia Cardoso, realizaram, nesta quinta-feira (06/10), visita técnica ao metrô de Salvador, na Bahia, para conhecer a operação do Sistema Metroviário da cidade, que liga a capital baiana à cidade de Lauro de Freitas.

A visita faz parte do processo de preparação do Governo de Minas para assumir a gestão do contrato de concessão do Metrô da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Metrô-BH), cujo o leilão está marcado para acontecer no dia 22 de dezembro.

O Metrô Bahia é fruto de uma Parceria Público-Privada (PPP), assinada em 2013, entre o Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (SEDUR), e o grupo CCR, responsável pela construção, manutenção e operação do Sistema.

Durante a visita, o subsecretário conheceu parte da operação do sistema metroviário de Salvador, que atualmente conta com duas linhas, 42 km de extensão, 20 estações, 40 trens.

Outras visitas aos sistemas de transporte de São Paulo (SP) e Vitória (ES) também já estão agendas e fazem parte do processo de preparação do Governo de Minas.

Metrô-BH

O leilão do Metrô da Região Metropolitana de Belo Horizonte será realizado no dia 22 de dezembro, na B3, em São Paulo, e a empresa vencedora ficará responsável por gerir, operar e manter a rede metroviária, com a revitalização da Linha 1 e a criação da Linha 2.

A previsão é a de que as novas estações comecem a ser inauguradas a partir do quarto ano da concessão, e que todas estejam operacionais no sexto ano. Ao todo, o investimento projetado é de R$ 3,7 bilhões, ao longo de 30 anos do contrato de concessão.

Serão destinados R$ 3,2 bilhões de aportes públicos para o metrô de Belo Horizonte, dos quais R$ 2,8 bilhões oriundos do governo federal e cerca de R$ 440 milhões do Governo de Minas, provenientes do Termo de Reparação assinado com a Vale em decorrência do rompimento da barragem de Brumadinho.

A empresa vencedora do leilão deve iniciar os investimentos no primeiro semestre de 2023.

Metroviários
Uma das garantias do edital é um ano de estabilidade aos metroviários da CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos), que devem ser absorvidos posteriormente, e os metroviários terão a opção de adquirir até 10% da nova empresa que assumirá o metrô.