Foto Mércia Lemos

A Secretaria de Educação autorizou ao Departamento de Obras Públicas do Estado de Minas Gerais (Deop-MG) a abertura de licitação para a obra de restauração da Escola Estadual Barão do Rio Branco, em Belo Horizonte, conforme projeto elaborado pelo próprio Deop, com orçamento de R$ 6,8 milhões. A proposta para a intervenção na rede física da instituição teve o acompanhamento do Instituto Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha), uma vez que o prédio é tombado pelo patrimônio estadual.

O projeto, a ser executado pela empresa vencedora da licitação, contempla a reforma da parte elétrica, hidráulica e arquitetônica do prédio. Além disso, também foi incorporada ao trabalho, a restauração das pinturas artísticas originais que foram encontradas nas paredes do hall de acesso principal e no auditório da escola durante o trabalho de prospecção.

A Escola Estadual Barão do Rio Branco foi o primeiro grupo escolar da capital mineira. Criado em 1906, tinha por objetivo acolher os filhos dos funcionários transferidos para a nova capital.

O prédio ocupa área de aproximadamente 4.600m² na Avenida Getúlio Vargas, bairro Savassi. É composto por 17 salas de aula, biblioteca, laboratório de informática, sala de vídeo, cantina, refeitório e duas quadras.

Desde o segundo semestre de 2011, os 1.300 alunos do Ensino Fundamental da instituição foram transferidos para o Instituto de Educação, que cedeu 10 salas de aula, espaço para cantina e sala de direção, no segundo pavimento. Trata-se do mesmo local onde funcionava a Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg).

OUTRAS ESCOLAS

Além do prédio da Barão do Rio Branco, os prédios de outras escolas tradicionais da Capital também passarão por obras de reforma e restauração. Na Escola Estadual Barão de Macaúbas, no bairro Floresta, a obra foi licitada no valor de R$ 3.094.520,57 e as intervenções foram iniciadas em setembro. A escola, que também é tombada pelo Patrimônio estadual, passará por reforma geral, que vai recuperar as características originais. O trabalho é coordenado pelo Deop e a previsão é que a obra seja entregue até o final de 2013.

Outra tradicional escola de Belo horizonte que passará por reforma é a Escola Estadual Governador Milton Campos, popularmente conhecida como Estadual Central, localizada no bairro Santo Antônio. O projeto que prevê reforma geral e restauração do anexo projetado por Oscar Niemeyer, atualmente em fase de orçamento. Também serão feitas intervenções menores no outro anexo da instituição. A escola é tombada pelo Patrimônio municipal.

Na Zona da Mata, no município de Cataguases, a Escola Estadual Manuel Inácio Peixoto, está com obras avançadas. No prédio, que é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), cerca de 70% dos trabalhos já foram realizados, como as intervenções nas redes externas, no terceiro pavimento e a troca do telhado. Já as reformas e restauração do segundo pavimento e do térreo estão em andamento. Para a obra, a Secretaria liberou recurso da ordem de R$ 1.948.078,06, sendo mais de R$ 1 milhão para a última etapa. Os trabalhos são realizados via Caixa Escolar e têm o acompanhamento Iphan. Assim como o Estadual Central, o prédio também foi arquitetado por Oscar Niemeyer. "Desde o início da gestão, temos um olhar muito cuidadoso com essas escolas, pela importância que representam para o nosso patrimônio. Por isso, comemoramos a realização dessas obras, algumas na fase inicial e outras em estágio avançado", ressalta o subsecretário de Administração do Sistema Educacional, Leonardo Petrus.

A Secretaria de Estado de Educação autorizou ao Deop a licitação para reforma completa do prédio da Escola Estadual Caio Nelson de Sena, na região Noroeste de Belo Horizonte. O investimento está orçado em mais de R$ 2 milhões.

Em vistoria realizada no mês de janeiro, o Deop constatou problemas estruturais e algumas trincas. Por questões de segurança dos alunos e educadores, foi providenciada a interdição do local. Atualmente, os 600 estudantes da Caio Nelson têm aulas na Escola Estadual Odilon Behrens.

Minas Online e Blog , acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais.

Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais .

Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais