A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade de Minas Gerais (Seinfra) inaugura, nesta quinta-feira (20/4), uma nova plataforma de compartilhamento e armazenamento de arquivos dos Programas de Concessões e Parcerias do Governo de Minas.

O Data Room – uma sala virtual de dados - tem como objetivo garantir o acesso transparente aos documentos licitatórios e aos estudos de concessões, visando melhorar a disponibilização de arquivos e facilitar o download para potenciais licitantes, órgãos de controle, acadêmicos e sociedade civil.

“Os arquivos e estudos de uma concessão, que devem ser amplamente divulgados e disponibilizados, envolvem grandes quantidades de dados, estudos, levantamentos, mapas, históricos, projetos, tabelas, dentro outros documentos. São vários gigas de dados em cada projeto. Neste sentido, para facilitar a disponibilização destes arquivos, estruturamos um ambiente que permite tanto uma rápida visualização dos documentos quanto possibilidade de baixá-los, conforme interesse e demanda do usuário”, explica o chefe do Núcleo de Governança e Gestão (NGG) da Seinfra, Vitor Costa.

A sala virtual tem capacidade para armazenar 3 terabytes de dados. Os processos de implantação da plataforma, instalação do serviço e desenvolvimento, realizados pela Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge), foram acompanhados pela Divisão de Tecnologia da Informação e Comunicação da Seinfra. Os investimentos são da ordem de R$160 mil.

O acesso ao Data Room pode ser realizado através do endereço eletrônico dataroom.mg.gov.br. O espaço também poderá ser usado para a disponibilização de projetos de concessão de outros órgãos do Governo de Minas que tiverem interesse.

Para a inauguração da sala foi disponibilizado o edital do terceiro lote do Programa de Concessões Rodoviárias – Varginha-Furnas. O lote abrange 432,8 quilômetros de rodovias, localizadas entre São Sebastião do Paraíso e Três Corações, contemplando 22 municípios. A expectativa é que sejam investidos 2,6 bilhões ao longo dos 30 anos de concessão. O leilão está previsto para ser realizado no dia 25 de maio, na Bolsa de Valores (B3), em São Paulo.