Aos representantes do BNDES foram apresentadas informações sobre o andamento dos estudos para a modelagem do projeto de modernização do Mineirão e também sobre as ações do Governo de Minas Gerais para a Copa 2014, compreendidas entre três grandes eixos: preparação para a Copa, reforma dos estádios alternativos Henrique Nogueira (Arena do Jacaré) e Raimundo Sampaio (Independência), que vão absorver os jogos dos clubes da capital mineira enquanto o Mineirão estiver em obras; e operação da Copa. Também foi informado aos representantes do BNDES que em abril deverá ser anunciado pelo Governo de Minas e pela Prefeitura de Belo Horizonte o planejamento estratégico para a Copa de 2014.

Para o superintendente do BNDES, Luiz Souto, é importante que as cidades-sede da Copa 2014 comecem a se posicionar sobre a utilização da linha de financiamento disponibilizada pelo Governo federal. Soto enfatizou, ainda, que para ter acesso à linha de crédito os projetos de modernização dos estádios precisam ser aprovados pela Federação Internacional de Futebol e Associados (Fifa). No caso de Minas Gerais, esta é uma "questão cumprida", salientou Tadeu Barreto.

O presidente executivo do Núcleo Gestor das Copas informou para os representantes do BNDES que o projeto básico da modernização do Mineirão já foi aprovado pela Fifa e a Federação Internacional de Futebol vem sendo permanentemente informada sobre o andamento das obras no estádio, iniciadas no dia 26 de janeiro deste ano. No dia 10 de março, o Governo de Minas entregou para a secretária administrativa do Comitê Organizador da Copa do Mundo de 2014, Joana Havelange, em Brasília, relatório com o status das obras da primeira fase do projeto de modernização do estádio.

Agência Minas e Blog , acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais.

Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais .

Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais

Durante encontro com representantes do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES), ocorrido ontem, o presidente do Comitê Executivo do Núcleo Gestor das Copas do Governo de Minas Gerais, Tadeu Barreto, anunciou que o Estado deverá utilizar a linha de crédito, de até R$ 400 milhões, disponibilizada pela União para financiamento das obras de modernização dos estádios das cidades-sede da Copa 2014. O anúncio foi feito, ainda em caráter informal, durante reunião na sede do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG). A formalização ainda aguarda término do projeto executivo da modernização do Mineirão e deverá acontecer antes do prazo final estipulado pelo Governo federal - 3 de junho de 2010 - para as cidades-sede se pronunciarem sobre o interesse na utilização da linha de crédito.