Com o objetivo de apresentar aos engenheiros e técnicos especializados em obras de vias, pontes, viadutos e rodovias algumas das mais modernas tecnologias européias para monitoramento, manutenção preventiva, alargamento de pistas, conservação, renovação e construção de pontes e viadutos, o Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER/MG) vai promover, nesta quinta-feira (20), o seminário “Estruturas de Concreto e Operação de Vias - Inovações Tecnológicas Internacionais”.

O seminário vai acontecer das 9h às 12h30 no auditório do DER/MG e vai contar com as apresentações de especialistas das empresas internacionais Consórcio Bung Ingenieure e FOS - O, da Alemanha e da Bélgica respectivamente, e da empresa de engenharia sediada no Rio de Janeiro, ATI Consultoria.

Durante o evento, os convidados irão conhecer o sistema de pré-alarmes destinados a verificar e controlar, em tempo real, as condições de pontes e viadutos, através de sensores e fibras óticas de última geração, com tecnologia exclusiva para impedimento de tráfego de veículos com excessos de cargas e para identificação imediata de necessidades de intervenções e reparos para aumento da vida útil das construções. Além disso, vão conhecer tipos de materiais utilizados pelas empresas para proteção de superfícies de concreto contra corrosões e agressões químicas e suas aplicações em superfícies úmidas ou submersas.

Para o diretor geral do DER/MG, José Elcio Santos Monteze, o seminário vai permitir a troca de experiências entre profissionais que entendem do assunto. “Poderemos aperfeiçoar nossos conhecimentos com o objetivo de garantir obras de melhor qualidade”, disse.  Segundo José Elcio, a importância da aplicação dessa nova tecnologia apresentada é que “com o aumento de tráfego e das cargas faz-se necessário, cada vez mais, monitorá-los e construir novas obras de infraestrutura com a mínima interferência possível na via”, destacou.

O evento contará com tradução simultânea e uma apresentação em tempo real sobre as condições de algumas vias na Europa. Foram convidados, além dos engenheiros e técnicos do DER/MG e Deop/MG, sindicatos de construção e empresas associadas. Em todas as apresentações serão abertos espaços para perguntas e respostas.

Palestrantes

A primeira palestra será proferida pelo presidente da FOS - O, Marc Voet, que vai abordar o monitoramento das condições de estruturas. A segunda apresentação ficará a cargo do diretor para negociações externas da Consórcio Bung Ingenieure, Karl Kuhnhenn, que vai abordar o alargamento de pontes e viadutos sob tráfego. Por último, o diretor da ATI Consultoria vai falar sobre materiais sintéticos para estruturas de engenharia civil.

As empresas palestrantes são conhecidas pela implantação de pré-alarmes e de controle de tráfego na Alemanha, equipamentos tecnológicos em autoestradas e túneis na Áustria e Alemanha, sistemas de monitoramento e proteção do Estádio Olímpico de Athenas e Acrópolis, por toda infraestrutura dos jogos olímpicos de Athenas, na Grécia, e pela execução de reparos e barreiras de retenção e pela instalação de materiais de alta resistência e de juntas de dilatação especiais na Ponte Rio-Niterói.

Agência Minas e Blog , acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais.

Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais .

Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais