Foto Bernadete Amado
Foto Bernadete Amado

O Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER/MG) promoveu, na manhã dessa quinta-feira (20/05), o seminário “Estruturas de Concreto e Operação de Vias – Inovações Tecnológicas Internacionais”. O evento teve como objetivo apresentar aos engenheiros e técnicos especializados em obras de vias, pontes, viadutos e rodovias algumas das mais modernas tecnologias européias para monitoramento, manutenção preventiva, alargamento de pistas, conservação, renovação e construção de pontes e viadutos.

O seminário aconteceu no auditório do DER/MG e contou com as apresentações de especialistas das empresas internacionais Consórcio Bung Ingenieure e FOS & S, da Alemanha e da Bélgica respectivamente, e da empresa de engenharia sediada no Rio de Janeiro, ATI Consultoria. Durante o evento, os convidados conheceram o sistema de pré-alarmes destinados a verificar e controlar, em tempo real, as condições de pontes e viadutos, através de sensores e fibras óticas de última geração, com tecnologia exclusiva para impedimento de tráfego de veículos com excessos de cargas e para identificação imediata de necessidades de intervenções e reparos para aumento da vida útil das construções.

Segundo o presidente da FOS & S, Marc Voet, “a fibra ótica pode sentir a freqüência da superfície, como uma espécie de detector que escuta a tensão e o estresse. Com isso, pode-se saber, por exemplo, se ocorreu uma perfuração”, explicou. Para Voet, a vantagem dessa tecnologia sobre os sensores elétricos comuns é a maior capacidade de suportar corrosões, a não sensibilidade à radiação eletromagnética como a de um raio e a durabilidade.

Para o diretor geral do DER/MG, José Elcio Santos Monteze, o seminário permitiu a troca de experiências entre profissionais que entendem do assunto. “Foi possível aperfeiçoar nossos conhecimentos com o objetivo de garantir obras de melhor qualidade”, disse.  Segundo José Elcio, a importância da aplicação dessa nova tecnologia apresentada é que “com o aumento de tráfego e das cargas faz-se necessário, cada vez mais, monitorá-los e construir novas obras de infraestrutura com a mínima interferência possível na via”, destacou.

O evento contou com tradução simultânea e uma apresentação em tempo real sobre as condições de algumas vias na Europa. Foram convidados, além dos engenheiros e técnicos do DER/MG e Deop/MG, sindicatos de construção e empresas associadas

Palestras

A primeira palestra foi proferida pelo presidente da FOS & S, Marc Voet, que abordou o monitoramento das condições de estruturas. A segunda apresentação ficou a cargo do diretor para negociações externas da Consórcio Bung Ingenieure, Karl Kuhnhenn, que falou sobre o alargamento de pontes e viadutos sob tráfego. Nessa palestra, foram mostrados os passos para se realizar obras de expansão e fortalecimento de estruturas, como o controle e gerenciamento periódico da estrutura que vai ser reformada, a checagem da segurança e qualidade dos materiais; a estimativa de quanto tempo a estrutura pode resistir no tempo, e a estimativa de sua vida útil futura, após a intervenção.

Por último, o diretor da ATI Consultoria falou sobre materiais sintéticos para estruturas de engenharia civil, apresentando tipos de materiais utilizados para proteção de superfícies de concreto contra corrosões e agressões químicas e suas aplicações em superfícies úmidas ou submersas.

As empresas palestrantes são conhecidas pela implantação de pré-alarmes e de controle de tráfego na Alemanha, equipamentos tecnológicos em autoestradas e túneis na Áustria e Alemanha, sistemas de monitoramento e proteção do Estádio Olímpico de Athenas e Acrópolis, por toda infraestrutura dos jogos olímpicos de Athenas, na Grécia, e pela execução de reparos e barreiras de retenção e pela instalação de materiais de alta resistência e de juntas de dilatação especiais na Ponte Rio Niterói.

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