Pedestres da Cristiano Machado, trecho urbano da Linha Verde em Belo Horizonte, passam a contar com mais duas passarelas. As obras foram concluídas e liberadas aos usuários na manhã desta quinta-feira (23). Elas foram erguidas próximas ao complexo de viadutos do anel rodoviário, - uma delas fica próxima à rua Modelo e a outra à rua Piracema atendendo à solicitação das comunidades locais. As passarelas vão ligar os bairros Primeiro de Maio, Suzana, Palmares, Maria Virginia e São Paulo.

As duas passarelas têm a mesma concepção arquitetônica das demais já instaladas na avenida Cristiano Machado, em estrutura metálica e receberam investimentos da ordem de R$5,2 milhões, recursos integrais do Governo de
Minas.

As intervenções fazem parte do pacote de obras complementares para garantir a melhoria da fluidez do tráfego da avenida Cristiano Machado, em trecho da Linha Verde.

As obras complementares para a avenida Cristiano Machado, incluem ainda a construção de mais quatro novas passarelas, complementação de outras quatro passarelas e instalação de 6.800 metros de gradis ao longo da avenida nas proximidades das novas travessias, contribuindo para a segurança viária. Todas as novas passarelas terão a mesma concepção arquitetônica das demais já instaladas na Avenida Cristiano Machado, em estrutura metálica.

Supressão de semáforos

De acordo com o projeto elaborado pelo Governo em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte, a partir da construção das novas passarelas, serão suprimidos 14 dos 29 semáforos existentes atualmente, o que poderá diminuir em até 20 minutos o trajeto na via nos horários de pico.

Nascimento destaca que a retirada de sinas de trânsito da avenida vai tornar mais rápido o percurso do centro da capital à Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves e ao Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, e aumentar a segurança dos pedestres.

Os investimentos do Governo de Minas nas obras de melhoria somam aproximadamente R$ 21 milhões na construção das novas passarelas e na instalação de rampas e escadas nas passarelas já existentes. Outros R$ 3
milhões serão repassados pelo Governo de Minas para a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio de convênio assinado em março para execução de 33 pequenas obras para melhorar a segurança na avenida.

As novas passarelas serão construídas próximas às ruas Gabirobas (em frente a Faminas), Jaquariba (próxima a avenida Waldomiro Lobo), Gilson Bretas - (no cruzamento da Sebastião de Brito) e Alberto Cintra 1 (próximo
a avenida Pimenta da Veiga no bairro Cidade Nova). Receberão melhorias as passarelas São Judas Tadeu,  José Cândido da Silveira, Ouro Minas e Via 710. A previsão é de que até dezembro sejam concluídas todas as intervenções previstas.

Agência Minas e Blog , acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais.

Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais .

Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais