Crédito:Sheila Figueredo

Para melhorar o escoamento da produção na região do Triângulo Mineiro, concentrada basicamente na cana de açúcar e no álcool, e o incremento no setor produtivo, foi assinada, nesta quarta-feira (13), a ordem de início para um conjunto de obras de pavimentação que somam 42 quilômetros situados entre os municípios de Pirajuba, Planura, Frutal e Campo Florido. Os serviços serão executados por meio de Parceria Público-Privada (PPP) entre o Governo do Estado e a Usina Coruripe. A previsão é de que os serviços sejam concluídos em dois anos.

>No trecho que liga Pirajuba ao entroncamento da MG-427, na MGC-455, serão pavimentados 25,06 quilômetros. De Pirajuba ao acesso da Fazenda Boa Vista, trecho de rodovia municipal, serão pavimentados 6,10 quilômetros. Serão construídos os Contornos de Pirajuba, no entroncamento da MGC-455 com a BR-455, com 3,8 quilômetros e o de Campo Florido, com 7,6 quilômetros.

“Ações como esta, que não é a primeira que o Estado de Minas realiza, reforça, mais uma vez, a interação da sociedade, pelos empresários que são os geradores de emprego e renda, com o Governo normativo e fiscalizador, que faz a sua parte na promoção do desenvolvimento. Um convênio como este é a demonstração de uma gestão moderna e eficiente”, acrescentou o secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Carlos Melles.

“Estas obras de pavimentação beneficiarão especificamente uma de nossas quatro unidades, que é a de Campo Florido. Mas estes trechos pavimentados não favorecerão somente a empresa, mas também facilitarão o transporte de outros produtos que não só o açúcar e o álcool, melhorando, ainda, o deslocamento dos moradores das comunidades da região, comentou Rui Nogueira Ramos, diretor da Usina Coruripe.

Programa de Potencialização

As obras estão incluídas no Programa de Potencialização da Infraestrutura Logística da Fronteira Agroindustrial que visa prover a infraestrutura multimodal de transporte, contribuindo para a redução dos custos logísticos de empreendimentos instalados no Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas Gerais.

O Programa tem, também, o objetivo de complementar a integração regional através da implantação de ligações rodoviárias faltantes e terminais intermodais de transporte, melhorando os níveis de fluidez e segurança do tráfego nos principais corredores viários das regiões integrantes do Programa.

Mais de R$ 200 milhões já foram investido desde o início do Programa, em 2003, e outros R$ 51 milhões estão previstos para este ano.

PPPs para pavimentação

Além da Parceria Público-privada realizada com a Usina Coruripe, que tem 356 quilômetros de pavimentação contratados, dos quais 165 já foram pavimentados, o Governo de Minas firmou parceria também com outras duas empresas na região do Triângulo.
Com a Usina Caeté, a pavimentação de 185 quilômetros estão contratados e 55 quilômetros já estão pavimentados. E com a Usina Total Canavieira, 67 quilômetros já estão com os projetos concluídos, restando iniciar a licitação para execução das obras.
Estiveram presentes, os deputados estaduais Romel Anísio e Zé Maia, o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia e Ensino Superior, Nárcio Rodrigues, o diretor-geral do DER/MG, José Elcio Monteze, demais funcionários do DER, além dos prefeitos, vereadores e lideranças políticas das cidades envolvidas.

Agência MinasBlog , acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais.

Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais .

Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais