Divulgação SEE
Divulgação SEE

Os mais de mil alunos da Escola Estadual Paula Frassinetti, no município de São Sebastião do Paraíso, estão ansiosos para que o início da próxima semana chegue rápido. Foi inaugurado o novo prédio da instituição. As aulas terão início no local na próxima segunda-feira (30). Mesmo a escola tendo sido aberta para a comunidade pela primeira vez nesta sexta-feira (27), os estudantes só vão se sentir plenamente realizados quando estiverem tendo aula no novo laboratório de informática, lendo um livro na nova biblioteca ou merendando na cantina.

Os professores também não veem a hora de poder desfrutar do espaço. "Essa construção é um sonho realizado. Nós professores estamos muito ansiosos com o início das aulas. O espaço da outra escola era pequeno, nessa temos muito mais possibilidades, como apresentações na quadra", afirma a professora de História, Cláudia Helena de Pádua.

A estudantes do 2º ano do ensino médio, Tauane Gonçalves Xavier, de 16 anos, também já faz planos para a nova escola. "É um lugar bom e bonito. Aqui poderemos fazer apresentações de teatro na quadra, realizar campeonatos e o professor de química já disse que quando viermos teremos muitas aulas no laboratório". Segundo a orientadora educacional da escola, Elaine Nasser, todos os projetos que eram desenvolvidos no prédio antigo continuaram sendo realizados.

A escola também vai continuar desenvolvendo o Escola em Tempo Integral e os demais projetos pedagógicos realizados pelos professores, como o Festival de Nações, no qual os estudantes de cada turma estudam sobre a cultura e história de diferentes países e apresentam o que aprenderam para seus colegas, ou a Feira de Cultura, na qual os projetos desenvolvidos pelos estudantes ao longo do ano são apresentados em um evento aberto para toda a comunidade. A escola também desenvolve o Festival de MPB, projeto no qual os estudantes escolhem o cantor ou a música com a qual querem trabalhar e pesquisam toda a história deles para depois fazerem uma apresentação para a escola.

Para a secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Gazzola, o novo prédio é realmente um patrimônio da cidade. "A cidade lutou por essa escola, que está em um ambiente adequado e atende perfeitamente as necessidades que demandam dos projetos que são desenvolvidos aqui, como o Escola em Tempo Integral". Já a diretora da Superintendência Regional de Ensino (SRE) de São Sebastião do Paraíso, Sara Maria Caixeta, ressaltou a importância da obra para a comunidade. "Essa escola atende a alunos de nove bairros periféricos da região, esse novo prédio permitirá que os estudantes não tenham mais que se deslocar por longas distâncias. Além disso, com mais espaço e com esta quadra poliesportiva poderemos desenvolver mais projetos voltados para o esporte e quem sabe encontrar novos talentos".

A E.E. Paula Frassinetti atende a estudantes do ensino fundamental e médio, nos três turnos. O novo prédio é composto por 14 salas de aulas, sala de supervisão e orientação, laboratórios de informática e de química, pátio coberto, quadra poliesportiva coberta e com arquibancada, biblioteca, rampa de acessibilidade, entre outros. A área construída é de 2.921,12 m². Foram investidos R$ 2.053.762.92.

Segundo o secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Carlos Melles, que acompanhou a inauguração, todas as obras que vêm sendo realizadas pelo Governo de Minas são para valorizar o ser humano. "Essa é uma escola muito bonita, com salas arejadas, parte de jardinagem e uma bela quadra. Além disso, é toda feita em cima de um projeto que garante a acessibilidade de qualquer pessoa, fazendo com que nos pequenos detalhes as pessoas possam sentir que a obra foi feita para ela, visando a inclusão".

Mais espaço

Os alunos da Escola Estadual Nossa Senhora Aparecida, no município de Guaxupé, também têm muito que comemorar. A escola passou por reformas e ampliações e os alunos e professores ganharam mais espaço e comodidade para continuar executando os diversos projetos que são desenvolvidos na instituição. Foram construídos um laboratório de informática e um de química, uma sala de aula, um pátio coberto, entre outros. Além disso, um bloco de salas foi todo pintado, o telhado reformado e o piso foi trocado.

A Secretaria de Estado de Educação (SEE) investiu R$ 817,9 mil na obra. A escola atende à cerca de 800 alunos do ensino fundamental e da Educação para Jovens e Adultos (EJA). A instituição funciona nos três turnos: manhã, tarde e noite.

Durante o evento, os estudantes que participam do Escola em Tempo Integral fizeram apresentações de dança. O coral da escola também fez uma emocionante apresentação. A inauguração das obras também contou com a presença a primeira diretora da Escola. Maria Auxiliadora de Souza Viana tem mais de 70 anos e trabalhou na instituição de 1973 a 1985.

Minas Online Blog , acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais.

Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais .

Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais