Complementação de passarela elimina semáforo. Crédito Bernadete Amado
Crédito Bernadete Amado

Estão concluídas as obras complementares da passarela na Avenida Cristiano Machado, esquina com Rua São Roque, no Bairro Sagrada Família, próxima do acesso ao Santuário São Judas Tadeu. As novas rampas implantadas vão permitir a remoção do conjunto de semáforos e faixa de pedestres em ambos os sentidos da avenida.  As obras fazem parte de um conjunto de intervenções do Governo de Minas no trecho urbano da Linha Verde, com vistas a garantir maior fluidez do tráfego.

O pacote de obras complementares para a Avenida Cristiano Machado prevê a construção de quatro novas passarelas, complementação de outras quatro passarelas, e instalação de 6.800 metros de gradis ao longo da avenida nas proximidades das novas travessias, contribuindo para a segurança viária. Todas as novas passarelas terão a mesma concepção arquitetônica das demais já instaladas na Avenida Cristiano Machado, em estrutura metálica.

Das quatro obras de complementação de passarelas, três já foram concluídas. São elas: São Judas Tadeu, José Cândido da Silveira e Ouro Minas. As obras de complementação da passarela próxima à via 710 estão em andamento. Quanto à construção das novas passarelas, todas estão em andamento. Elas estão sendo implantadas próximas às ruas Gabirobas (em frente à Faminas), Jaguariba (próxima à Avenida Waldomiro Lobo), Gilson Bretas (no cruzamento da Sebastião de Brito) e Alberto Cintra 1 (próximo à Avenida Pimenta da Veiga, no bairro Cidade Nova). A previsão é de que até dezembro sejam concluídas todas as intervenções previstas.

Supressão de semáforos

De acordo com o projeto elaborado pelo Governo de Minas em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte, a partir da construção das novas passarelas, serão suprimidos semáforos existentes atualmente, o que poderá diminuir em até 20 minutos o trajeto na via nos horários de pico.

O diretor geral do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER/MG) destaca que a retirada de sinais de trânsito da avenida vai tornar mais rápido o percurso do centro da capital à Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves e ao Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, e aumentar a segurança dos pedestres.

Os investimentos do Governo de Minas nas obras de melhoria somam aproximadamente R$ 21 milhões na construção das novas passarelas e na instalação de rampas e escadas nas passarelas já existentes. Outros R$ 3 milhões foram repassados pelo Governo de Minas para a Prefeitura de Belo Horizonte para a execução de 33 pequenas obras para melhorar a segurança na avenida.

A remoção do conjunto de semáforos no local está sendo realizada pela BHTrans. Gradis serão implantados para garantir que os pedestres não façam a travessia irregular na via. Será realizada uma campanha com distribuição de folhetos educativos para conscientizar os pedestres sobre a importância da travessia segura na região.

Equipes da BHTrans irão orientar os pedestres sobre as mudanças e esclarecer sobre a importância de utilizar a passarela .

Minas Online Blog , acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais.

Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais .

Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais