Um dos convênios, no valor de R$ 144 milhões para investimentos nas obras das avenidas Pedro I, Pedro II e Carlos Luz, e nas vias 210 e 710. O Governo do Estado participará com R$ 100 milhões, com contrapartida de R$ 44 milhões da Prefeitura de Belo Horizonte.

O recurso será utilizado na implantação do sistema Bus Rapid Transit (BRT), beneficiando as regiões Norte, Oeste, Pampulha, Venda Nova e Centro. Também será implantada a Via 210, um percurso de ligação entre as avenidas Waldyr Soeiro Emrich, Úrsula Paulino e Tereza Cristina, criando uma ligação alternativa entre as regiões Oeste, Barreiro, Norte e Centro.

Além dessas obras, será implantada parte da Via 710, trecho que liga a avenida Cristiano Machado, próximo ao Minas Shopping, à avenida José Cândido da Silveira e Avenida dos Andradas.

O outro convênio prevê investimento de R$ 3,6 milhões na elaboração de estudos técnicos e de viabilidade econômica, serviços preliminares para otimização do sistema de drenagem das bacias do Ribeirão do Onça, do Ribeirão Pampulha e do Córrego Cachoeirinha, com objetivo de minimizar os impactos das enchentes nestas bacias.

Termo aditivo

O governador e o prefeito assinarão Termo Aditivo ao convênio assinado em 2010, no valor de R$ 45,4 milhões, para as obras de construção do complexo viário na interseção das avenidas Abrahão Caram e Antônio Carlos, que inclui a construção de um viaduto. Com o Termo Aditivo serão destinados mais R$ 10 milhões ao projeto.

As obras fazem parte do Planejamento Estratégico para realização da Copa do Mundo de 2014 e facilitarão o acesso ao Mineirão e ao Campus da UFMG. O Governo de Minas investiu R$ 190 milhões na obra de duplicação da avenida Antônio Carlos, realizada em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte, que investiu cerca de R$ 62 milhões.

A intervenção fez com que a via tivesse sua capacidade de tráfego dobrada, incluindo pistas exclusivas para ônibus e a construção de sete viadutos e seis passarelas acopladas. Foram implantadas duas pistas com quatro faixas de tráfego e duas pistas exclusivas para ônibus.

Agência MinasBlog , acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais.

Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais .

Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais

O governador Antonio Anastasia e o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, assinam nesta sexta-feira (10/06), no Palácio Tiradentes, convênios para melhorias de mobilidade urbana em Belo Horizonte. No total serão investidos R$ 157,6 milhões, sendo R$ 113,6 milhões em recursos do Estado.