O governador Antonio Anastasia (PSDB-MG) apresentou, nesta quinta-feira (04/08), o Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI), planejamento estratégico do Governo de Minas Gerais até 2030. O governador apresentou ainda a nova Carteira de Programas Estruturadores do Governo de Minas com os 30 principais programas e ações estratégicos que serão realizados em médio prazo.

O PMDI foi construído de acordo com a terceira fase do Choque de Gestão: a Gestão para a Cidadania, que tem por pilares a gestão regionalizada e participação da população nas políticas públicas. O PMDI 2011-2030 será enviado à Assembléia Legislativa ainda nesta quinzena, para discussão e aprovação.

Antonio Anastasia lembrou que o inovador modelo de gestão adotado pelo Governo do PSDB em Minas, em 2003, referência em todo o país e também para organismos internacionais, é um patrimônio da sociedade mineira. Para o governador, a participação ativa da sociedade civil nas políticas públicas, além de um grande desafio, é fundamental para o desenvolvimento do Estado.

"Sabemos que é difícil a implementação de um modelo assim, em razão das diversas circunstâncias sociais, econômicas, geográficas e até mesmo físicas da nossa realidade. Mas temos que começar em algum momento. Por isso, a concepção que estamos apresentando do terceiro ciclo do Choque de Gestão, chamado Gestão para a Cidadania. Para chamarmos a sociedade de maneira mais ativa para juntos estabelecermos não só os programas, os projetos, mas compartilhar conosco a ação e execução e, especialmente, a discussão dos resultados que vamos auferir ao longo desses anos", disse.

O novo PMDI estabelece dez desafios para o desenvolvimento de Minas Gerais, como reduzir a pobreza e as desigualdades; aumentar o nível de emprego, garantir moradia; diversificar a economia e estimular a inovação; viver melhor e com mais saúde; transformar a sociedade pela educação e cultura, aumentar a segurança; garantir a sustentabilidade dos recursos ambientais, ampliar e modernizar a infraestrutura e fomentar a participação cidadã.
Entre os programas estruturadores previstos estão o "Caminhos de Minas", cujo objetivo é melhorar a pavimentação rodoviária de municípios com precária conexão com a rede viária principal; "Mães de Minas", que visa reduzir a mortalidade infantil com planejamento familiar, e o "Rua Livre de Drogas", cujo desafio é combater o uso de drogas e oferecer tratamento e acolhimento aos usuários.

Minas Online Blog , acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais.

Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais .

Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais