O governador Antonio Anastasia participou, na noite dessa segunda-feira (29), no Automóvel Clube de Belo Horizonte, do jantar em homenagem aos 80 anos do sociólogo e ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso. Durante o evento, Fernando Henrique recebeu o título de Cidadão Honorário de Belo Horizonte, por indicação do vereador Pablo César, Pablito.

A homenagem, uma iniciativa de 12 ministros mineiros do governo FHC, reuniu lideranças empresariais e políticas de diversos partidos políticos. Em entrevista à imprensa, Antonio Anastasia ressaltou a importância do ex-presidente da República.

"É um homem que tem o reconhecimento do povo mineiro pelo seu governo. É um grande intelectual, um grande político, merece o título. Nós, mineiros e belorizontinos, estamos muito felizes", disse o governado do Estado, que chegou acompanhado do senador Aécio Neves.

Antes de entregar o título de cidadão belorizontino ao sociólogo, o vereador Pablito lembrou o legado do governo FHC para o desenvolvimento do país. "Os resultados positivos da economia brasileira são fruto de reformas iniciadas em seu governo, como o Plano Real e a Lei de Responsabilidade Fiscal", disse.

Em seu pronunciamento, Fernando Henrique Cardoso fez uma saudação especial aos dez ex-ministros mineiros presentes ao jantar. Entre os ex-colaboradores do governo FHC, três compõem a atual equipe do Governo de Minas: o secretário Transportes e Obras Públicas, Carlos Melles, ex-ministro de Esporte e Turismo; a secretária de Desenvolvimento Econômico, Dorothea Werneck, ex-ministra de Indústria e Comércio, e o vice-presidente da Cemig, Arlindo Porto.

O ex-presidente disse que o título de cidadão honorário tem significado especial para ele. "Fico realmente muito contente de ver tantos amigos e tantas amigas nesta noite em Belo Horizonte. Não é a primeira vez que venho à cidade, mas é a primeira vez que me sinto em casa, convivendo como mineiro e com os mineiros. A vida inteira fiquei sem saber como me qualifico. Um paulista nascido no Rio ou um carioca que vive em São Paulo.  Agora eu sei: eu sou mineiro. Finalmente eu sou mineiro", disse Fernando Henrique Cardoso.

Também participaram do jantar em homenagem à FHC, o prefeito de Belo Horizonte Marcio Lacerda, o presidente da Câmara Municipal, Léo Burguês, o vice-governador Alberto Pinto Coelho, e os secretários de Estado Danilo de Castro (Governo), Renata Vilhena (Planejamento e Gestão), Bilac Pinto (Desenvolvimento Regional e Política Urbana), Ana Lúcia Gazola (Educação) e Alexandre da Silveira (Gestão Metropolitana).

Minas Online e Blog , acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais.

Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais .

Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais