O governador Antonio Anastasia visitou, nesta sexta-feira (9), a cidade de Raul Soares, na Zona da Mata mineira, sendo recebido pelos moradores no Ginásio Poliesportivo Leopoldo Bessone, reformado recentemente com recursos do governo do Estado. Além da reforma do ginásio, Anastasia entregou à população uma Unidade Básica de Saúde (UBS), um trecho do Proacesso e calçamento de diversas ruas da cidade custeados pelo Governo de Minas.

O trecho do Proacesso liga o município de Vermelho Novo ao entroncamento da MG-329, no distrito de Vermelho Velho, em Raul Soares, e tem 12,8 km de extensão. Na obra, foram investidos R$ 24,1 milhões do Tesouro Estadual.

"É muito importante a ligação asfáltica. Somente as pessoas que moram em cidades que não tem asfalto, que enfrentam poeira e a lama podem aqui relatar o que é o asfalto inaugurado. Agora o município de Vermelho Novo se integra a outros 187 municípios de Minas que estão recebendo e receberam asfalto nos últimos anos. Vamos completar, no ano que vem, asfalto em todos os municípios de Minas. Sabemos que as necessidades são muitas, mas vamos aos poucos cumprindo compromissos e melhorando a vida do cidadão mineiro", ressaltou o governador em entrevista coletiva.

Por meio do Proacesso, o Governo de Minas já concluiu obras de pavimentação em 188 rodovias mineiras, beneficiando uma população estimada em 1,5 milhão de habitantes. São 4,81 mil quilômetros de asfalto, com investimento de R$ 3,31 bilhões.

Em 2010, foram investidos R$ 931 milhões no Proacesso e este ano já foram aplicados R$ 301 milhões.  Ao todo, serão pavimentadas 225 rodovias em todas as regiões do Estado, totalizando 5,45 mil quilômetros.

O governador também inaugurou novo calçamento de diversas ruas da cidade. Foram executados 12,7 mil metros quadrados de calçamento em paralelepípedo e 2,5 mil metros de meio fio e sarjeta em diversas ruas. O investimento total nas obras foi de R$ 734 mil, sendo R$ 600 mil do Governo Estadual e R$ 134 mil como contrapartida municipal.

Já a reforma do Ginásio Poliesportivo Deputado Leopoldo Bessone foi realizada em duas etapas e recebeu cerca de R$ 450 mil em recursos. Os convênios com o Governo do Estado foram assinados em outubro de 2009 e em junho de 2010.

Unidade Básica de Saúde

A nova Unidade Básica de Saúde de Raul Soares contou com investimentos de R$ 345 mil e contará com duas equipes de PSF (Saúde da Família) com capacidade de atendimento de até 8 mil pessoas por mês. Essa é a segunda UBS implantada em Raul Soares. A já existente localiza-se no Centro da cidade e tem capacidade mensal de atendimento de 4 mil pessoas.

"Estamos aqui para cumprir compromissos. Asfaltamento das ruas, UBS, obras desse ginásio que torna Raul Soares mais uma sede para jogos estudantis e asfalto que trouxe opção de desenvolvimento à cidade de Vermelho Novo. Temos trabalhado desde o tempo do governador Aécio Neves, nosso senador, para levar obras para todas as regiões do Estado. Melhorias na segurança, na saúde, na educação, na habitação, na cultura e no meio ambiente. Mas sabemos que ainda há muito o que fazer e estou trabalhando sem descanso para levar a prosperidade para toda Minas Gerais", destacou o governador.

O prefeito de Raul Soares, Vicente Barboza, lembrou a parceria do governador com todos os municípios mineiros. "Nós temos hoje a alegria de estar recebendo o governador para agradecer os inúmeros benefícios que está trazendo para os municípios. Desejo sucesso na administração, cada dia fazendo melhor por Minas Gerais. Minas te merece e você merece Minas Gerais, fazendo cada vez melhor para esse povo que te elegeu de coração e que tanto te admira pela sua humildade, pela sua maneira de trabalhar e pela sua competência", afirmou.

Durante a solenidade, Anastasia foi homenageado por estudantes e professores das escolas municipais e estaduais da cidade. Com as bandeiras de Minas e do Brasil os alunos receberam o governador com música e danças. "Muito obrigado, querida Raul Soares, uma cidade que está guardada no meu coração. Eu sei que nessa cidade corre a música e a arte como eu vi aqui pela manifestação dos alunos, dos estudantes, dos professores que mostraram a raiz da cultura dessa cidade. Cidade em busca do desenvolvimento. Estou aqui hoje cumprindo o compromisso para trazer mais empregos e mais obras para o município e vamos continuar trabalhando", destacou.

Estiveram presente às inaugurações o secretário de Estado Desenvolvimento Social, Wander Borges, o deputado federal Zé Silva e os estaduais Zé Henrique, Luiz Carlos Miranda e Duílio de Castro, além de dezenas de prefeitos, vereadores e liderança políticas da região.

Minas Online Blog , acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais.

Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais .

Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais