Foto Bernadete Amado
Foto Bernadete Amado

Cerca de 70 homens, dois guindastes e várias carretas estiveram envolvidos, nesse final de semana, na montagem do sexto vão do Viaduto 2 das obras de Requalificação Urbana e Ambiental do Ribeirão Arrudas e nos trabalhos de armação das ferragens da ponte D. Ao final da tarde de domingo (25), sete vigas, cada uma pesando cerca de 70 toneladas e com 34 metros de comprimento, estavam instaladas. Durante a operação, o trânsito no local foi desviado, sendo monitorado pelas empresas de tráfego municipal, BHTrans e Transcon.

Entre as intervenções viárias previstas pelas obras de Requalificação Urbana e Ambiental do Ribeirão Arrudas estão as construções de quatro pontes e de três viadutos. A ponte C, localizada na rua José Bicalho com rua José Carlos Mata Machado, já foi concluída. O restante do complexo viário encontra-se com as obras em andamento. O Viaduto 2, que ligará a rua Minerva até a avenida David Sarnoff, passando sobre a avenida Tito Fulfgêncio, com seis pilares instalados, tem quatro vãos com as vigas assentadas. Resta concluir os vãos 4, 6 e 7, além dos encabeçamentos do viaduto, que serão as últimas etapas da obra.

A operação de instalação das vigas é lenta e cuidadosa. Cada viga é erguida por guindastes com capacidade para 500 toneladas, porém, o ajuste fino é feito por equipes de cinco a seis homens, que dirigem a pesada viga, por meio de cordas, até o perfeito alinhamento e assentamento nos pilares. Antes de serem içadas, é necessário que sejam presos os cabos de aço do guindaste. A operação também exige concentração e cuidado de um grupo de outros oito a dez trabalhadores.

A próxima etapa dos trabalhos prevê a instalação das vigas nos vãos restantes e a instalação da ferragem da laje, que consistirá na pista de rolamento do viaduto.

Minas Online Blog , acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais.

Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais .

Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais