Crédito Bernadete Amado

Estão concluídas as obras de implantação de duas novas passarelas na avenida Cristiano Machado, esquina com a rua Gilson Bretas, próximo à avenida Sebastião de Brito e rua Jaquariba, próximo à avenida Waldomiro Lobo, em Belo Horizonte. As novas passarelas vão permitir a remoção do conjunto de semáforos e faixas de pedestres em ambos os sentidos da avenida.  As obras fazem parte de um conjunto de intervenções do Governo de Minas no trecho urbano da Linha Verde, com vistas a garantir maior fluidez do tráfego.

O pacote de obras complementares para a avenida Cristiano Machado prevê a construção de quatro novas passarelas, complementação de outras quatro passarelas, e instalação de 6.800 metros de gradis ao longo da avenida nas proximidades das novas travessias, contribuindo para a segurança viária. Todas as novas passarelas têm a mesma concepção arquitetônica das demais já instaladas na avenida Cristiano Machado, em estrutura metálica.

Das quatro obras de complementação de passarelas, todas já foram concluídas. São elas: São Judas Tadeu, José Cândido da Silveira, Ouro Minas e próximo à via 710. Quanto à construção das novas passarelas, estão em andamento as passarelas próximas às ruas Gabirobas em frente à Faminas e Alberto Cintra 1, próximo à Avenida Pimenta da Veiga, no bairro Cidade Nova. A previsão é de que até dezembro sejam concluídas todas as intervenções.

Semáforos

De acordo com o projeto elaborado pelo Governo de Minas em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTrans, a partir da construção das novas passarelas, serão retirados semáforos existentes atualmente, o que poderá diminuir em até 20 minutos o trajeto na via nos horários de pico.

O diretor geral do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER/MG), José Elcio Monteze, destaca que a retirada de sinais de trânsito da avenida vai tornar mais rápido o percurso do centro da capital à Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves e ao Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, e aumentar a segurança dos pedestres.

Os investimentos do Governo de Minas nas obras de melhoria somam aproximadamente R$ 21 milhões na construção das novas passarelas e na instalação de rampas e escadas nas passarelas já existentes. Outros R$ 3 milhões foram repassados pelo Governo de Minas para a Prefeitura de Belo Horizonte para a execução de 33 pequenas obras para melhorar a segurança na avenida. A remoção do conjunto de semáforos no local será realizada pela BHTrans.

Minas Online Blog , acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais.

Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais .

Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais