Foto Bernadete Amado

As obras para a construção dos últimos quatro blocos das unidades habitacionais do empreendimento Requalificação Urbana e Ambiental do Ribeirão Arrudas, entre os municípios de Belo Horizonte e Contagem, totalizando 64 apartamentos, serão iniciadas pelo Departamento Obras Públicas do Estado de Minas Gerais – DEOP-MG. A ordem de início, no valor de R$ 5,07 milhões foi assinada nesta terça-feira (29/11) pelo Secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Carlos Melles, em solenidade na Cidade Administrativa.

Segundo o Secretário Carlos Melles, essa é a quarta autorização dada pelo Governo do Estado, em 2011, para a realização de obras neste empreendimento. Nas três anteriores, foram liberados recursos da ordem de R$ 12 milhões para construção de um Centro Comercial, uma Unidade de Saúde da Família, um Centro Municipal de Educação Infantil, recuperação ambiental das margens do Arrudas e implantação de Parque Linear, além de um Centro Comunitário. “Estamos trabalhando em parceria com o Governo Federal e Municipal para oferecer condições de deslocamento, moradia, cidadania, saneamento e qualidade de vida às famílias que viviam em condições precárias”, disse.

O reassentamento habitacional é uma das principais etapas da obra de Requalificação Urbana e Ambiental do Ribeirão Arrudas, executada pelo Departamento de Obras Públicas do Estado de Minas Gerais (Deop-MG), porque possibilita a liberação de áreas hoje ocupadas pelas vilas Dom Bosco, São Paulo e adjacências, para a revitalização desse espaço urbano, através da melhoria na articulação do sistema viário no âmbito regional, municipal e metropolitano, com a implantação da Avenida Tereza Cristina e sua conexão com as demais vias da região.

Cerca de 75% dos recursos necessários para as obras de implantação das 64 unidades habitacionais dos quatro últimos blocos do empreendimento serão repassados pela União através do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS/2009), que serão complementados com recursos do Estado de Minas Gerais e das Prefeituras de Belo Horizonte e de Contagem.

Apartamentos

Os primeiros apartamentos foram entregues aos moradores em junho de 2010, e até o momento 464 famílias já estão reassentadas em 29 blocos. Outras 208 famílias ainda receberão apartamentos em mais 13 blocos que estão em andamento ou para iniciar, totalizando 672 famílias reassentadas no empreendimento. Cada bloco do Residencial Parque Arrudas possui 16 apartamentos de dois e três quartos.

As áreas definidas para o reassentamento estão localizadas ao longo do próprio trecho de intervenção do projeto, minimizando os impactos sociais. “Essa situação constitui um dos pressupostos do projeto, que é manter as famílias o mais próximo possível do seu espaço referencial na cidade, seja em relação aos seus vizinhos, seja em relação aos serviços públicos e comunitários de que se utilizam, seja em relação aos seus negócios e meios de obtenção de renda familiar e pessoal”, destacou o secretário.

Requalificação do Arrudas

A obra de Requalificação Urbana e Ambiental do Ribeirão Arrudas, iniciada em março de 2008, já está 72% concluída. Com previsão de entrega em junho de 2012, ela consiste na canalização de parte do ribeirão e tratamento do fundo de vale do Arrudas, com saneamento, recuperação ambiental e melhoria na articulação do sistema viário, desafogando a avenida Tito Fulgêncio e melhorando o acesso ao vetor oeste. Também a construção de 672 apartamentos para reassentamento de famílias que ocupam área de risco; Remoção de outras 285 famílias para habitações já existentes e a extensão da avenida Tereza Cristina em 2,7 quilômetros.

Neste empreendimento, estão sendo investidos R$ 258 milhões com recursos do Governo Federal (R$ 195 milhões), do Governo do Estado de Minas Gerais (R$ 31,5 milhões), e das prefeituras de Belo Horizonte e Contagem (R$ 15,75 milhões cada uma). Cerca de 300 mil pessoas serão beneficiadas diretamente e 600 mil que moram no Vetor Oeste da RMBH serão beneficiadas indiretamente com a conclusão das obras.

Minas Online Blog , acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais.

Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais .

Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais