O governador Antonio Anastasia assinou, nesta quinta-feira (10), em Brasília, com a presidenta Dilma Rousseff, termo de entendimento para ampliação de crédito fiscal. Com esse termo, o Estado de Minas Gerais poderá captar financiamento de até R$ 3 bilhões, junto a instituições de fomento nacionais e multilaterais, como o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Banco Japonês para Cooperação Internacional (Jbic) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Antonio Anastasia afirmou que esses recursos serão destinados a investimentos. "A nossa prioridade é o Programa Caminhos de Minas, que já tínhamos lançado em 2010. Estamos fazendo os projetos, neste ano, e pretendemos já começar, se Deus quiser, as obras no ano que vem (2012). Então, boa parte desse recurso será alocada num programa rodoviário muito ousado, fundamental para o desenvolvimento e a integração das regiões do Estado, que é o programa Caminhos de Minas", explicou.

O governador disse estar satisfeito com o montante liberado. "Vamos agora negociar esse valor com os organismos internacionais e com o BNDES, porque é o próximo passo. Claro que ano que vem tem um novo ajuste. Então, naturalmente, vamos continuar conversando sobre o assunto. Mas é um valor expressivo, muito satisfatório, que nos permitirá, especialmente no Programa Caminhos de Minas, um alento muito grande", comentou.

Foram beneficiados com o aumento do limite de endividamento, além de Minas Gerais, Alagoas, Maranhão, Paraná, São Paulo e Rio Grande do Sul. O Rio de Janeiro deverá assinar brevemente. Para a presidenta Dilma Rousseff, a solenidade marcou o reconhecimento da capacidade de endividamento dos estados, sendo uma demonstração de que os mesmos têm robustês fiscal. Ela assegurou que todas as regiões contam com investimentos de porte.

Os recursos que o Governo de Minas captar, a partir do aumento do limite de endividamento, serão aplicados também em projetos para a erradicação da pobreza. Esses financiamentos deverão ser buscados junto aos bancos.

Estes são financiamentos de longo prazo a serem negociados com cada instituição, mediante a apresentação de projetos. Para a celebração dos contratos, é necessária a autorização da Assembleia Legislativa. A expectativa é de que, no prazo de um ano, os recursos comecem a entrar nos cofres do Tesouro do Estado.

Caminhos de Minas

O Programa Estruturador Caminhos de Minas é mais um grande passo para promover o desenvolvimento e diminuir as desigualdades socieconômicas em todas as regiões do Estado. Seu objetivo é encurtar distâncias, diminuir o tempo das viagens e aumentar a capacidade de rodovias que exercem o papel integrador entre os municípios mineiros. No total, o Caminho de Minas prevê a pavimentação de mais de 7.700 quilômetros de rodovias, beneficiando 298 municípios.

"O programa, vamos dizer assim, complementa o Proacesso, com o qual conseguimos já ligar por via asfáltica as sedes dos municípios mineiro. Agora, surgiu a necessidade de interligar regiões. Então, temos um programa com mais ou menos sete mil quilômetros de estradas hoje não asfaltadas, e que tem que ser asfaltadas, ligando regiões e cidades importantes do Estado. Então, é um programa também de integração e de desenvolvimento regional fundamentalmente", complementou.

Minas Online e Blog , acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais.

Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais .

Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais