O governador Antonio Anastasia participou, nesse sábado (19), da solenidade de benção da pedra fundamental e iluminação da cruz da Catedral Cristo Rei, futura sede da Arquidiocese de Belo Horizonte, que será construída no bairro Juliana, região Norte de Belo Horizonte. A benção foi concedida pelo arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira.

Anastasia ressaltou a importância da construção do monumento. "Além da grande Catedral, teremos também todo um sistema voltado para educação e divulgação da Igreja e por isso mesmo sabemos que será um ponto muito favorável em favor de Belo Horizonte, especialmente de seu público católico", afirmou o governador.

O templo católico, com 40 mil metros quadrados de área construída, terá capacidade para cinco mil pessoas sentadas e poderá receber até 20 mil fiéis em um único evento. Além de abrigar a sede da Arquidiocese Metropolitana de Belo Horizonte, o prédio reunirá todas as pastorais, além dos meios de comunicação da arquidiocese e o Memorial Arquidiocesano. A expectativa é de que a obra, que seguirá projeto elaborado por Oscar Niemeyer, fique pronta até 2014.

Em seu pronunciamento, o governador Anastasia destacou a união de esforços para a construção da Catedral. "Nós vamos lembrar esta data e ficaremos muito felizes, porque cada um de nós, dentro de nosso esforço, teremos participado da construção dessa belíssima Catedral. E todos nós, de mãos juntas, vamos construir a Catedral Cristo Rei em Belo Horizonte", disse ele.

Também participaram da solenidade o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado estadual Dinis Pinheiro (PSDB), o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda (PSB), secretários de Estado, autoridades municipais e autoridades da igreja católica.

Desenvolvimento do Vetor Norte de Belo Horizonte

Estudos estimam que, em 20 anos, haverá uma completa reversão do Vetor Norte, que terá ampla sustentabilidade econômica e ambiental, beneficiando toda a população de Belo Horizonte e de 13 municípios da Região Metropolitana.

Entre as ações que contribuem para o desenvolvimento do Vetor Norte estão duas iniciativas do Governo de Minas Gerais: a duplicação da avenida Antônio Carlos e a construção da Linha Verde. As duas avenidas são o principal acesso para a Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves e serão fundamentais para quem quiser chegar à Catedral Cristo Rei, que está sendo construída próxima à Estação Vilarinho, do metrô.

Antônio Carlos - Na duplicação da avenida, foram investidos R$ 252 milhões, sendo R$ 190 milhões do Governo de Minas e R$ 62 milhões da Prefeitura de Belo Horizonte. A via teve sua capacidade de tráfego duplicada, com quatro faixas de tráfego, além de duas pistas exclusivas para ônibus e a construção de sete viadutos e três passarelas.

Linha Verde - O Governo de Minas investiu R$ 483 milhões nas obras da Linha Verde, que incluiu a implantação do Boulevard Arrudas, na área central de Belo Horizonte, intervenções ao longo da avenida Cristiano Machado e duplicação do trecho da MG-010, entre a avenida Pedro I e o Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins. Foram construídos 20 viadutos, 22 passarelas e duas trincheiras e travessias para pedestres. Outras quatro passarelas estão sendo implantadas na Cristiano Machado.

Minas Online e Blog , acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais.

Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais .

Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais