A LMG-615, rodovia que liga Patrocínio do Muriaé a Barão do Monte Alto, que estava com tráfego interrompido no quilômetro 24, teve a circulação de veículos normalizada a partir deste o início da tarde. Com o rompimento de aterro e bueiro, a distância entre as cidades que era de apenas 13 km, passou a ter que ser realizada por meio de um desvio de 78 quilômetros.

Com o sol aparecendo, o que possibilita a aceleração dos trabalhos para liberar as pistas obstruídas durante o período chuvoso, o DER/MG restabeleceu o tráfego na LMG-850, quilômetro 12, entroncamento MGC-265 com BR-120, que se encontrava com um abatimento na pista. O mesmo aconteceu na MG-285, Cataguases / entroncamento BR-120 (Leopoldina), Ponte Camargos (sobre o Rio Pomba), que estava com problemas no encabeçamento da ponte.

O tráfego, também, foi restabelecido na MG-280, Alto Rio Doce / Dores do Turvo, quilômetro 87, mas neste ponto que se encontrava totalmente interrompido, a circulação de veículos ainda está sendo feita em meia pista.

A BR-418; muito utilizada para quem, nesta época do ano, viaja para a região das praias do Sul da Bahia; teve o quilômetro 177 liberado com os serviços de recuperação da meia pista que se encontrava no local.

No quilômetro 319, da BR-120, entre Guanhães e o entroncamento da MG-229, em Senhora do Porto, o problema de queda de barreira, que provocava meia pista, está sanado. Na mesma região, entre Materlândia e Sabinópolis, nos quilômetros 41 e 42, que estavam com tráfego precário por causa da queda de barreiras, estão agora normalizados.

O diretor-geral do DER, José Elcio Monteze, esclareceu que os investimentos que o Governo de Minas vem fazendo na recuperação da infraestutura de Minas, por meio de programas como ProMG e Proacesso, contribuíram para minimizar os efeitos das chuvas intensas que afetaram o Estado. "Se não fossem esses investimentos, os prejuízos poderiam ser maiores, devido ao grande volume de chuva", acrescentou.

Para o Secretário de Transportes e Obras de Minas Gerais, Carlos Melles, "os trabalhos preventivos como limpeza dos dispositivos de drenagem, vistorias em pontes e viadutos das rodovias sob responsabilidade do Governo Mineiro, evitaram que os problemas de comunicação terrestre entre os municípios mineiros e de outros estados fossem minimizados e mantidos em momentos críticos do período mais agudo das chuvas".

MG-353

O tráfego na MG-353, trecho entre Juiz de Fora e Coronel Pacheco, na Zona da Mata, restabelecido na sexta-feira (20/01), com as pistas ainda em fase de compactação do aterro. Neste momento, o local encontra-se na finalização da preparação da base para que possa ser asfaltado e, em seguida, receber a sinalização horizontal e vertical.

A erosão de aterro na rodovia estadual impedia a passagem de cerca de seis mil veículos/dia numa das principais estradas da região que permite o acesso ao Aeroporto Regional da Zona da Mata, Presidente Itamar Franco. A interdição da MG-353 não prejudicou a movimentação de passageiros no terminal, já que foram utilizadas estradas alternativas.  Os quatro vôos diários permaneceram inalterados e não houve queda no número de pessoas que embarcaram e desembarcaram durante o período.

Plantão

Mesmo com a diminuição das chuvas em todo o território mineiro, o DER/MG continua de plantão em suas 40 Coordenadorias Regionais. Logo que as ocorrências chegam ao Departamento técnicos são mobilizados para deslocamento ao local, tendo como meta chegar ao local em três horas para verificar a real situação e definir as ações a serem realizadas e são tomadas as primeiras atitudes, como a sinalização do local para orientação dos motoristas.

Em até 24 horas, o órgão desloca ao local homens e máquinas para providenciar a liberação do tráfego, removendo o que impede a passagem de veículos, criação de desvios, definição de rotas alternativas, desobstruir de pistas, etc.

Antes de iniciar viagem, é aconselhável consultar o site do DER-MG: www.der.mg.gov.br para obter informações atualizadas diariamente sobre a situação da malha rodoviária estadual. Um link para acesso ao site do Departamento Nacional de Infraestrutura dos Transportes (DNIT), www.dnit.gov.br, para ter acesso às condições das rodovias federais que cortam Minas Gerais.

Para informações, por telefone, das condições das rodovias estaduais está disponível para telefones fixos o número 155, opção 6 e para pessoas de fora do estado de Minas Gerais ou celular (31) 3303-7999.

Minas Online e Blog , acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais.

Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais .

Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais

Nas últimas 24 horas, o Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER-MG) liberou a circulação de veículos em quatro trechos que estavam totalmente interrompidos devido a problemas ocasionados pelas chuvas de dezembro e janeiro. O trabalho do órgão está sendo intenso para restabelecer a comunicação por meio das estradas mineiras mais atingidas, localizadas nas regiões Central, Zona da Mata, Rio Doce, Mucuri e Jequitinhonha.