O vice-governador Alberto Pinto Coelho autorizou em Ibirité, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, o início das obras de implantação do sistema de esgotamento sanitário no município.

O empreendimento integra as ações do Governo de Minas para melhorar a infraestrutura urbana das cidades mineiras e dar melhores condições de saúde e vida à população. Os investimentos, da ordem de R$ 138 milhões, financiados pelo banco alemão KFW, permitirão a Ibirité concluir as obras necessárias para tratar 100% de seu esgoto.

Em seu pronunciamento, Alberto Pinto Coelho destacou o trabalho de excelência realizado pela Copasa, responsável pela execução da obra. "Trata-se de uma obra magnífica, que engloba água e esgoto tratados, o que significa vida de qualidade.

A missão da Copasa não é água tratada e nem esgoto recolhido e tratado. É saúde pública e garantia de qualidade de vida. É essa conquista que esse investimento representa para Ibirité", ressaltou o vice-governador.

MARCO - O presidente da Copasa, Ricardo Simões, afirmou que o início das obras representa um marco não só para a cidade de Ibirité, como para Minas Gerais. "O empreendimento possibilitará a Ibirité entrar para o hall das cidades com 100% de esgoto tratado. Teremos aqui uma estação de tratamento de esgoto das mais modernas do País", afirmou.

O sistema contribuirá para a revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio Paraopeba, uma das mais importantes de Minas Gerais. Serão implantados 57,3 quilômetros de redes coletoras e interceptoras de esgoto e construídas seis estações elevatórias. A Estação de Tratamento de Esgoto - ETE será uma das mais modernas da America Latina, com capacidade para tratar 140 litros de esgoto por segundo. A unidade inclui ainda o sistema de aproveitamento do biogás - gás metano - com a cogeração de energia, fazendo com que a estação de tratamento seja autossustentável em termos de energia elétrica.

Alberto Pinto Coelho também visitou a cidade de Sarzedo, onde assinou ordem de serviço para término das obras do viaduto com acesso ao Terminal Metropolitano de Integração. A obra, no valor de R$ 8,9 milhões, será executada pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER-MG).

Minas Online e Blog , acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais.

Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais .

Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais